Leituras da Drica: A menina mais fria de Coldtown, Holly Black - Novo Conceito

A Menina Mais Fria de ColdTown

Autora: Holly Black

Editora: Novo Conceito

GĂªnero: Literatura Estrangeira / Terror

PĂ¡ginas: 382

Leia um trecho aqui.

Sinopse:
No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros sĂ£o as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que vocĂª ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair. Em uma manhĂ£, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadĂ¡veres. Os outros sobreviventes do massacre sĂ£o o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrĂ­vel. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relĂ³gio para salvar o seu pequeno grupo com o Ăºnico recurso que ela conhece: atravessando o coraĂ§Ă£o perverso e luxuoso da prĂ³pria Coldtown. A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, Ă© uma histĂ³ria Ăºnica sobre fĂºria e vingança, culpa e horror, amor e Ă³dio.

“A morte tem seus prediletos, como qualquer um. Aqueles que sĂ£o queridos da morte nĂ£o haverĂ£o de morrer.”

Vampiros!!! Oba!!! Estava sentindo falta deles, esses sĂ£o bons e sĂ£o originais de verdade!!!

A menina mais fria de Coldtown chama-se Tana, Ă© ela quem vai nos contar a sua histĂ³ria nesse mundo cheio de novidades.

“Havia muitos livros e filmes romantizando os vampiros no Ăºltimo sĂ©culo. Era uma questĂ£o de tempo atĂ© que um vampiro começasse a romantizar a si prĂ³prio.”

A histĂ³ria começa quando Tana acorda em um banheiro de festa rodeada pelos cadĂ¡veres dos amigos que estiveram com ela em uma festa na noite anterior. Entre os sobreviventes apenas o seu ex-namorado, Aidan, a quem ela estava evitando na festa e estĂ¡ possivelmente infectado, e Gavriel, um belo estranho, ambos amordaçados e amarrados por vampiros. Por tentar salvĂ¡-los, Tana despertarĂ¡ a fĂºria dos vampiros e começa uma longa fuga, junto com a dĂºvida de ter sido ou nĂ£o infectada por uma leve mordida em seu tornozelo.

Gavriel deseja ir para a Coldtown de Springfield e aconselha que Aidan tambĂ©m vĂ¡ por causa da sua infecĂ§Ă£o. Durante a fuga ele conhecem Midnight e Winter, irmĂ£os que tambĂ©m querem ir para a Coldtown. 

Mas como tudo isso começou? Vamos conhecer o universo fantĂ¡stico que a Holly criou. Caspar Morales decidiu que nĂ£o mataria pessoas, apenas sugaria o seu sangue, o que ocasionou o primeiro surto de infecĂ§Ă£o em Springfield. Assim a vĂ­tima ficaria Resfriada, se ela bebesse sangue humano a infecĂ§Ă£o sofria uma mutaĂ§Ă£o e o tornava vampiro. Ou teria que resistir em quarentena durante 88 dias atĂ© que a infecĂ§Ă£o passasse. Haviam sete zonas crĂ­ticas, seis se tornaram Coldtowns e transmitiam reality shows com vampiros. Lucien Moreau era o mais famoso. Os reality shows passam uma imagem de poder, luxo e muito glamour, o que leva a vĂ¡rias pessoas irem voluntariamente para as Coldtowns, mas o Governo nĂ£o permitia que elas saĂ­ssem como uma forma de controle dos vampiros. Afinal, como eles se alimentariam se nĂ£o houvessem humanos nas Coldtows?

“Todo mundo tinha medo de morrer, e os vampiros nunca morreriam. Desejar ser um vampiro era tentador, atĂ© mesmo se nĂ£o fosse todo mundo que tivesse coragem de tentar.”

Tana nĂ£o vĂª glamour nenhum nisso pois vivenciou todo o sofrimento de sua mĂ£e quando foi infectada e teve que ser trancada no porĂ£o da casa para que ela passasse a quarentena lĂ¡.

Holly criou uma variedade de personagens muitos bem construĂ­dos. Tana Ă© uma personagem fantĂ¡stica, uma adolescente com jeito de mulher madura. Forte, decidida, sem mimimi mesmo quando estĂ¡ apaixonada.

Gavriel Ă© o vampiro mais gostoso dos Ăºltimos tempos!!! Ele Ă© charmoso, como todo vampiro, sedutor e ainda esconde um segredo que serĂ¡ revelado ao longo da histĂ³ria. Muitas vezes cruel, mas vĂ­tima do seu prĂ³prio passado.

"Gavriel afastou-se dela cambaleando, os lĂ¡bios avermelhados. Limpou a boca no dorso da mĂ£o, o sangue dela manchando-lhe a pele. Comtemplando-a por um bom tempo com algo semelhante a horror, como se a estivesse vendo pela primeira vez, ele disse: - VocĂª Ă© mais perigosa que o nascer do sol."

Aindan Ă© um garotĂ£o charmoso, popular entre as mulheres, o tĂ­pico galinha, que terĂ¡ suas caracterĂ­sticas aguçadas ao se tornar um vampiro.

Midnight e Winter sĂ£o irmĂ£os, seu desejo Ă© serem vampiros e morar na Coldtown mais famosa e de lĂ¡ transmitir para o seu blog o cotidiano de um vampiro. SĂ£o excĂªntricos e roubam a cena quando aparecem com o lema “Sem mais aniversĂ¡rio.”

O livro Ă© narrado em terceira pessoa, o que ajuda a conhecer um pouco de tudo o que estĂ¡ acontecendo. A narrativa segue tranquila, dentro de uma escrita leve que alterna presente e flashes do passado que explicam situações atuais. Alterna momentos de muita aĂ§Ă£o, como no começo e no final, mas mantĂ©m uma narrativa morna a maior parte do tempo.

Como sempre, a Novo Conceito estĂ¡ de parabĂ©ns por mais esse lançamento. Capa linda, pĂ¡ginas amareladas e letras estilizadas para dar um clima sombrio, sem contar o belo marcador em forma de gota de sangue. Somasse ai a perfeita diagramaĂ§Ă£o e correĂ§Ă£o ortogrĂ¡fica.


Apesar de ter sido classificado com livro de terror, nĂ£o senti muito isso. Considero A menina mais fria de Coldtown um livro de literatura fantĂ¡stica, com vampiros clĂ¡ssicos e com personalidades incrĂ­veis. Alguns bem poderiam ter saĂ­dos de livros da Anne Rice inclusive.  Com suspense, terror, fantasia, aĂ§Ă£o e, claro, romance, o livro Ă© completo. AlĂ©m de ter um final muito bom, sem pontas soltas. Recomendo sim! Principalmente para quem estava com saudade dos vampiros de verdade. 



11 comentĂ¡rios

  1. Eu estou sim com saudades dos viciantes vampiros, faz tempo que nĂ£o leio nada sobre eles e a Holly fez um trabalho incrĂ­vel.
    Agora eu quero conhecer esse vampiro gostosĂ£o da atualidade... rsrsrsrsrsrsrs
    Ganhei esse livro, sĂ³ estou esperando chegar para começar a leitura.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai curtit sim, os vampiros sĂ£o muito legais! E a escrita da Holly Ă© fantĂ¡stica!!!

      Excluir
  2. É sempre bom ter livros assim pra ler. Amo histĂ³rias que tenham vampiros. Pena nĂ£o ser tĂ£o aterrorizante como vocĂª diz. Mais assim mesmo amei conhecer. Espero poder ler logo. Assim poderei apreciar minha leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, nĂ£o vejo a hora de ler este livro. O BT foi bem bolado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Aaah fico feliz que tenha gostado, estou doidissĂ­ma pra ler esse livro *oo*
    Eu jĂ¡ queria antes de sair no Brasil sĂ³ de ver vĂ­deos gringos com essa capa linda, genttee, sua resenha me empolgou ainda mais porque nĂ£o fazia ideia que era sobre vampiros :))

    Sorriso EspontĂ¢neo

    ResponderExcluir
  5. Vampiros nĂ£o tem sido mais o forte da literatura atual, mas sempre serĂ£o retratados. Fiquei curiosa para ler, ainda mais que nunca li nada da Holly Black.
    E quero conferir se o Gavriel Ă© bom mesmo. rsrsrs

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a Holly quanto o Gavriel sĂ£o bons sim, em situações diferentes.

      Excluir
  6. Oi.
    NĂ£o fazia ideia que este era o tema principal do livro, pois esta capa nĂ£o remete a isto, mas gostei da histĂ³ria e pretendo ler. Comecei a ler coisas mais fortes nos Ăºltimos tempos e vampiros sĂ£o sempre legais.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oii Dri :]
    Também adoro vampiros, e claro que ameei esse livro!
    Comprei ele na bienal, isso sem ler nem a sinopse, mas fiquei tĂ£o encantada com os elogios que ouvi dele e acabei nĂ£o resistindo! Depois que li a resenha descobri que tenho um grande motivo pra ler ..
    Adorei como a histĂ³ria se desenrola, e adorei mais ainda saber do Rality show de vampiros, rsrs !!
    Bj, bj !

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!