Resenha da Drica: Deslembrança, Cat Patrick - Intrínseca

Autora: Cat Patrick

Título Original: Forgotten


Tradução: Livia de Almeida 

Lançamento: 13-04-2012

Páginas:
256

Editora: Intrinseca

Sinopse:

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

“Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.”

Oi, gente,

Hoje vamos conhecer London Lane, adolescente normal, que estuda e que mora com a mãe e tem uma grande melhor amiga. Apenas uma pessoa comum não fosse o fato de que London não se recorda de nada do que aconteceu no seu passado. E não é simplesmente esquecer alguns fatos antigos, ela não se lembra de absolutamente nada. Todos os dias, exatamente às 04h33minh, sua memória é reiniciada e tudo o que ela viveu no dia anterior é apagado de sua mente. Mas essa falha é compensada com o fato reviver em sua mente alguns acontecimentos do futuro. 

O que poderia ser um fato trágico para qualquer pessoa, para London já faz parte da sua rotina. Para ter alguma referência do que aconteceu e poder viver o presente, ela escreve vários bilhetes para si mesma contando os acontecimentos mais importantes do dia anterior. Além disso, sua mãe e sua melhor amiga Jamie são essências para manter essa aparente normalidade. 

“A pergunta está fugindo, esvoaçando-se, afastada por um pensamento predominante e mais maravilhoso: acho que eu estou me apaixonando.”

Para provar que a vida de London é normal, ela começa a se apaixonar por Luke. E é encantador ver como esse amor tem que ser reconstruído a cada dia, já que London não se lembra nem quem ele é. Ponto também para a amizade de London e Jamie, já que por causa dela London tentará mudar o seu futuro ao descobrir que a melhor amiga terá um casamento infeliz. 

“O beijo é suave e elétrico ao mesmo tempo. É tão perfeito que, antes que termine, fico desolada porque depois eu não vou me lembrar.”

Mas a vida de London começa realmente a sair dos eixos quando ela passa a ter um sonho recorrente com cenas de um enterro. A partir daí ela se sentirá desafiada a resgatar as lembranças do seu passado esquecido. 

Uma leitura leve, mas algumas vezes confusas. Me envolvi de cara com a história de London, mas nunca consegui entender porque ela se lembra da mãe e da melhor amiga... Destaque para o romance lindo entre ela e Luke, que salvam completamente a história, mas sem descartar o tom de suspense que é dado por causa dos sonhos de London e que renderá uma das passagens mais legais do livro. Apesar disso, o final deixa muitas pontas soltas e perguntas sem respostas, mesmo não tendo uma continuação para explicar o que deixou no ar. 

Com um enredo muito bom, mas que não foi bem trabalhado no final, Deslembrança pode ser um desafio se você gosta de imaginar a partir do que foi deixado no ar.

9 comentários

  1. Oi Dri, no momento eu não tenho interesse neste livro. Não descarto a leitura, mas não é minha prioridade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Estava doida pra conhecer a história. E agora lendo a resenha... Fiquei até curiosa e encantada com certos trechos que você destacou do livro, mas bateu a incerteza. Principalmente depois de saber que é um tanto quanto confuso e relapso. Vou pensar se vou ler ou não. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Eu li eeste livro e o achei um tanto confuso. Sempre tive muito expectativas sobre ele, mas elas não foram respondidas. Mas, mesmo assim a história foi muito legal

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desde que esse livro foi lançado não me chamou muita atenção. Pretendo ler, mas nada que esteja me deixando impaciente para isso e mais uma resenha me deixa passando ele para trás.

    Abç,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempão que quero ler esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava, e com a sua resenha me deixou muito curiosa sobre esses sonhos. Pena que é um pouco confuso, mas da pra desenrolar a historia.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri :)
    Não conhecia o livro, e fiquei encantada com a sinopse .. Também não entendi o fato da London conseguir se lembrar da mãe e da melhor amiga, isso ficou um pouco confuso. Parece que vai ser um daqueles livros que te prendem com a leitura e com o desenrolar ! Adorei ..
    Bj, bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prende sim, Vi. Veja o próximo livro da mesma autora, tb é bom!

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!