Resenha da Vic: Jogos Vorazes, Suzanne Collins - Rocco

TĂ­tulo: Jogos Vorazes

Autor (a): Susanne Collins

Editora: Rocco

Ano: 2010

NĂºmero de pĂ¡ginas: 397

Nota: 4/5

Sinopse:

ApĂ³s o fim da AmĂ©rica do Norte, uma nova naĂ§Ă£o chamada Panem surge. Formada por doze distritos, Ă© comandada com mĂ£o de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente paĂ­s Ă© com Jogos Vorazes, uma competiĂ§Ă£o anual transmitida ao vivo pela televisĂ£o, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito sĂ£o selecionados e obrigados a lutar atĂ© a morte! Para evitar que sua irmĂ£ seja a mais nova vĂ­tima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua famĂ­lia no passado, tambĂ©m foi selecionado. Caso vença, terĂ¡ fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competiĂ§Ă£o, serĂ¡ preciso muito mais do que habilidade. AtĂ© onde Katniss estarĂ¡ disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu nĂ£o entendo o porquĂª de eu ter demorado tanto para ler Jogos Vorazes. A maioria leu, uma grande parte gostou... Acho que foi por isso que eu nĂ£o li antes. Tenho uma tendĂªncia a nĂ£o gostar de livros que todos gostam. Que fazem muito sucesso. E entĂ£o, quando iniciei a leitura, pedi muito para gostar da histĂ³ria e me apaixonar pelo livro da Susanne Collins. Ainda bem que o meu pedido foi atendido com sucesso.

A histĂ³ria de Katniss se passa em um mundo devastado, muitos sĂ©culos depois desse nosso, onde o planeta devolveu ao homem todo o mal que foi feito a Terra. O nĂ­vel dos oceanos subiu, engolindo boa parte da terra, tornados, terremotos e todo o tipo de calamidades naturais assolaram o Planeta e o que sobrou da AmĂ©rica do Norte se reorganizou em um continente chamado Panem. Panem se dividiu em 13 Distritos e uma Capital, mas quando a nossa histĂ³ria se passa, sĂ£o apenas 12. Acontece que todos os Distritos sĂ£o cercados e as viagens entre eles sĂ£o proibidas. Os seres humanos sĂ£o tratados como gado e qualquer tipo de comentĂ¡rio ou aĂ§Ă£o fora das regras Ă© punĂ­vel pela Capital com a morte.

Neste terrĂ­vel contexto, vive Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12, o mais miserĂ¡vel de todos. Ela sempre esteve acostumada com os desafios de sobreviver, especialmente apĂ³s a morte de seu pai, que a forçou a assumir a responsabilidade de alimentar sua famĂ­lia. Ainda assim, quando sua irmĂ£ mais nova Ă© sorteada para os Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia preparĂ¡-la para o pesadelo que se seguiria.

"... - Bem, Ă© melhor vocĂª aprender rĂ¡pido. VocĂª tem tanto charme quanto uma lesma morta..."

NĂ£o preciso falar muito da histĂ³ria em si, porque creio que todos jĂ¡ ouviram falar um pouco da Katniss Everdeen.

O que eu nĂ£o posso deixar de dizer Ă© que nĂ£o tem como nĂ£o admirar a nossa heroĂ­na. Apesar da sua capa de durona, ela Ă© uma garota incrĂ­vel. Como o livro Ă© narrado em primeira pessoa, Ă© muito fĂ¡cil entendĂª-la da sua forma carrancuda e hostil. Katniss Ă© o tipo de personagem que eu gosto: forte e determinada!! Aquela que enfrenta os desafios e nĂ£o espera ser salva. Ela passou por tanta dificuldade sua vida toda, tendo que sustentar a casa desde a morte de seu pai, passando fome, que os Jogos nĂ£o sĂ£o tĂ£o diferentes pra ela nesse quesito. O seu companheiro de Distrito, Peeta, nĂ£o Ă© um personagem masculino tĂ­pico, daqueles que salvam o dia. Apesar de nĂ£o viver no luxo, ele ao contrĂ¡rio de Katniss, nĂ£o saia para caçar e nĂ£o tinha que sustentar sua famĂ­lia. No casal, ele Ă© o mais fraco e isso deixa a histĂ³ria atĂ© mais interessante. Afinal, quem disse que a mulher Ă© mais fraca que homem, hein?

E assim, vem um romance. Apesar da guerra entre Distritos, vemos um triĂ¢ngulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale. HĂ¡ espaço para o amor durante uma luta sangrenta atĂ© a morte? Pode ter certeza de que sim.



"...- Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar.
- Eu nĂ£o sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta. 


- EntĂ£o, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela nĂ£o pode te recusar entĂ£o, hein? - diz Caesar.

- Eu nĂ£o acho que vai funcionar. Ganhar... nĂ£o vai ajudar no meu caso - diz Peeta.

- Por que nĂ£o? - diz Caesar, perplexo. Peeta cora um tom de beterraba e gagueja.

- Porque... porque... ela veio aqui comigo..."


VocĂª lĂª cada pĂ¡gina, cada parĂ¡grafo com um aperto no estĂ´mago como se vocĂª vivesse tudo aquilo junto com a Katniss. VocĂª se torna ela e ela se torna vocĂª e cada novo acontecimento te deixa tĂ£o sem fĂ´lego e raivoso quanto deixa Katniss.

SĂ³ nĂ£o dei cinco estrelas porque achei o inicio meio cansativo. AtĂ© ela chegar na arena, achei meio morno... mas depois disso, nĂ£o consegui mais largar.

Apesar de jĂ¡ ter assistido a adaptaĂ§Ă£o cinematogrĂ¡fica, fiquei absorvida pela histĂ³ria e ansiei pela sequĂªncia.

Foi maravilhoso e terrĂ­vel. Foi intenso, apavorante e extremamente convincente.

Finalizo aqui a minha resenha, recomendando e muito o livro. VocĂª, levante agora, e adquira o seu exemplar. Mas aviso: Que uma vez dentro da arena, ninguĂ©m nunca mais Ă© o mesmo.




10 comentĂ¡rios

  1. Oii Vic :)
    JĂ¡ li a trilogia toda, e fiquei apaixonada .. Devorei os trĂªs livros em uma semana! Assim como vocĂª (assim como mtos,rs) admiro muito a Katniss, ela Ă© realmente uma personagem bem durona e no começo achei que nĂ£o iria gostar dela, porque quando quer ela tambĂ©m consegue ser bem irritante, rsrs .Bem, quanto ao Peeta .. de herĂ³i ele nĂ£o tem absolutamente nada, se nĂ£o fosse pela Katniss ele morreria, sem dĂºvidas! Amei os livro (assim como o filme), foi melhor do que eu esperava ..
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ VitĂ³ria (XarĂ¡ rs)!
      Eu estou muito apaixonada, apaixonada mesmoooo por essa trilogia. TambĂ©m achei que nĂ£o fosse gostar dela, pura ilusĂ£o! rs Acho o Peeta meio lerdo tambĂ©m... awwn Gale <3

      Estou em A Esperança, e jĂ¡ torcendo para chegar logo novembro com a estreia do filme.

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  2. Realmente Ă© apaixonante cada pĂ¡gina que vocĂª lĂª dessa sĂ©rie. NĂ£o hĂ¡ como nĂ£o se apaixonar por esses personagens. E estou aflita pelo casal tĂ£o lindo. Como vai ser? Como vai terminar? NĂ£o quero que termine tĂ£o triste e que nenhum deles morra. O que vai ser do meu pobre coraĂ§Ă£o se um deles morrer? Que triste e emocionante Ă© ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Beth!
      Estou vivendo o mesmo dilema que vocĂª! :( Estou lendo o terceiro, e jĂ¡ roendo as unhas para saber o que vai acontecer. NĂ£o quero morte, nĂ£o mesmo. Ele Ă© pura emoĂ§Ă£o mesmo!!

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  3. Ainda nĂ£o li esse livro, sĂ³ fiquei nos filmes mesmo.
    Mesmo tendo gostado do filme, nĂ£o me interessei por ler, por falta de incentivo Ă© que nĂ£o foi.
    Vamos ver se depois de mais uma resenha eu dou uma chance.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Thiana!
    TambĂ©m fiquei igual a vocĂª! Olha quanto tempo eu fui demorar para ler! rs Isso Ă© normal. Por ser um livro que a maioria jĂ¡ leu, e todo mundo ( praticamente) ama, Ă¡s vezes acontece esta falta de interesse.
    A resenha de Em Chamas vem ai, e quem sabe te animar um pouco!

    Beijos,
    Vic

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda nĂ£o li esse livro, mas eu quero muito, muita gente fala tĂ£o bem dele, e que bom que vc gostou tambĂ©m, acho que vai acontecer o mesmo comigo, pois jĂ¡ assisti ao filme e amei.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Existe sim vĂ¡rios comentĂ¡rios positivos sobre o livro. Esse foi um dos motivos que eu resolvi ler.
      DĂª uma chance para ele sim.
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  6. Oi.
    Este livro, quer dizer a serie Ă© muito boa.
    O final me deixou decepcionada, mas fazer o que né.
    Agora me falta ver um dos filmes, pois os livros eu li todos jĂ¡. Que bom que gostou e espero que continue curtindo a histĂ³ria

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Fernanda!
      Eu também amei Jogos Vorazes. E com certeza irei acompanhar a trilogia.

      Beijos,
      Vic

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!