Leitura da Drica: O Lado Mais Sombrio, A. G. Howard - Novo Conceito

TĂ­tulo Original: Splintered - Livro 01

Autora: A. G. Howard

Tradutor: Camila José dos Santos

Ano: 2014

PĂ¡ginas: 368

Editora: Novo Conceito




Sinopse:
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas jĂ¡ conhece o seu destino: terminarĂ¡ num sanatĂ³rio como sua mĂ£e. A insanidade faz parte da famĂ­lia desde que a sua tataravĂ³, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clĂ¡ssico Alice no PaĂ­s das Maravilhas. Mas talvez ela nĂ£o seja louca. E talvez as histĂ³rias de Carroll nĂ£o sejam tĂ£o fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldiĂ§Ă£o da loucura na famĂ­lia, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no PaĂ­s das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções nĂ£o reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb, mas, assim que a jornada começa, ela se vĂª dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no PaĂ­s das Maravilhas. NinguĂ©m Ă© o que parece no PaĂ­s das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

"Estou começando a apreciar a loucura.
Isso nĂ£o Ă© bom. NĂ£o mesmo."

Acho que eu sou a Ăºnica que nunca tinha lido nem assistido nada sobre Alice, a do PaĂ­s das Maravilhas, e quase tambĂ©m nĂ£o seria dessa vez. Na verdade, me apaixonei foi pela capa do livro (sim! Eu faço isso!!!!) e sĂ³ bem depois, quando ganhei ele de presente da minha amiga Ilmara foi que soube que tinha a ver com a histĂ³ria de Alice. E ai? Ler ou nĂ£o ler? Li! E nĂ£o me arrependi! JĂ¡ estou atĂ© providenciando ler o clĂ¡ssico!

Mas vamos lĂ¡, O Lado Mais Sombrio vai nos contar a histĂ³ria de Alyssa Gardner, que nĂ£o Ă© ninguĂ©m menos que a tataraneta de Alice Liddell, a prĂ³pria que viveu as aventuras contadas no clĂ¡ssico Alice no PaĂ­s das Maravilhas, de Lewis Carroll. Alyssa seria uma adolescente normal, nĂ£o fosse esse parentesco e o fato de ter herdado da famĂ­lia a capacidade de ouvir plantas, insetos e animais falarem com ela, o que a torna alvo fĂ¡cil de bullying na escola. JĂ¡ chega, nĂ£o Ă©? Nada disso! Alyssa ainda tem uma queda considerĂ¡vel pelo seu amigo Jeb, que namora com uma menina q quem ela odeia e a trata como uma irmĂ£ mais nova. Agora sim, jĂ¡ deu! NĂ£o mesmo! A sua mĂ£e, Alisson, filha de Alice, estĂ¡ internada em uma casa de repouso, praticamente uma clĂ­nica psiquiĂ¡trica justamente por ouvir vozes e parecer ter alucinações.  

Coisa demais para uma adolescente? Sim, mas nĂ£o para uma descendente de Alice Liddell! As coisas ainda vĂ£o piorar muito! ApĂ³s visitar a sua mĂ£e e ter a certeza de que ela ouve as mesmas vozes que sua mĂ£e, Alyssa serĂ¡ desafiada a consertar os erros cometidos pela sua tataravĂ³ e quebrar a maldiĂ§Ă£o que acomete todas as mulheres da famĂ­lia e, assim, salvar a sua mĂ£e de um possĂ­vel estado catatĂ´nico.

"- (...) Agora, me escute, Alyssa Victoria Gardner. Normal Ă© algo subjetivo. Nunca deixe que ninguĂ©m lhe diga que nĂ£o Ă© normal. Porque para mim vocĂª Ă©. E a minha opiniĂ£o Ă© que vale. Entendeu?"

Sem querer, Alyssa acabarĂ¡ envolvendo Jeb, que serĂ¡ seu protetor nessa aventura cheia de surpresas. Ela retornarĂ¡ para o PaĂ­s das Maravilhas e viverĂ¡ as experiĂªncias vividas por sua antecessora. ReencontrarĂ¡ um Morfeu dĂºbio, sensual e repulsivo em muitos momentos, inteligente e canalha, um ser intraterreno que vai desestabilizar Alyssa e colocar em cheque tudo o que ela acredita, atĂ© mesmo o seu amor por Jeb.

A narrativa Ă© fascinante, sĂ£o seres fantĂ¡sticos surgindo a cada pĂ¡gina, cada um com caracterĂ­sticas peculiares onde nem tudo Ă© o que parece, e todos podem ter um lado bom e um lado ruim. E Alyssa terĂ¡ que descobrir quem Ă© quem nessa histĂ³ria.

Quem espera por uma menininha doce e ingĂªnua como a primeira Alice, se surpreenderĂ¡ com a força e a determinaĂ§Ă£o de Alyssa. E nĂ£o espere por coelhinhos brancos e meigos, os seres que habitam esse novo PaĂ­s das Maravilhas podem ser muito bizarros, atĂ© mesmo os jĂ¡ conhecidos Gato de Cheshire, a Rainha de Copas, a Lagarta, o Coelho Branco e outros mostrarĂ£o que todos tĂªm um lado negro.

Um dos pontos fortes da narrativa sĂ£o as descrições das paisagens, difĂ­cil nĂ£o se imaginar dentro dos cenĂ¡rios exuberantes e exĂ³ticos onde Alyssa viverĂ¡ suas aventuras.

Um livro de fantasia sim, mas com uma trama intrigante e inteligente, muita aventura e alguns enigmas, sem contar, um pouco de romance, que nĂ£o pode faltar.

"E aqui estou eu, a uniĂ£o de tudo isso. A luz e a escuridĂ£o ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um dos meus lados, serĂ¡ que eu teria que abdicar do outro? Meu coraĂ§Ă£o dĂ³i ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois para estar completa."

A Novo Conceito estĂ¡ de parabĂ©ns pela belĂ­ssima capa. Tem como nĂ£o querer ter esse livro na sua estante? Uma diagramaĂ§Ă£o perfeita com cada capĂ­tulo iniciando em uma moldura de folhas que adorna a pĂ¡gina, traduĂ§Ă£o impecĂ¡vel e revisĂ£o muito boa.


Admito que a escrita de Howard me cativou, e logo, logo estarei com o segundo volume em mĂ£os. Se vocĂª tambĂ©m gosta de fantasia, se aventure! Vale Ă  pena!!! 






8 comentĂ¡rios

  1. JĂ¡ eu sim, jĂ¡ assisti e jĂ¡ li livros da Alice no PaĂ­s das Maravilhas.
    Amo assistir e o livro parece ser muito bom, nĂ£o sĂ³ esse todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana..
    A trama desse livro chama atenĂ§Ă£o e parece ser Ă³timo.
    Ainda pretendo ler, mas nĂ£o por agora.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei tĂ£o meigo o enredo. De como a Alyssa pode falar com a natureza.
    Nunca li nada também sobre Alice Adriana... vergonha! :p. Fiquei ainda mais empolgada, por que tu gostou.
    JĂ¡ senti simpatia pela protagonista e tambĂ©m por Jeb. É bem criativo o que a autora fez. Com o cenĂ¡rio, de coisas bizarras tambĂ©m e lados negros.
    E realmente, desde que vi a capa, quis comprar. A segunda e a terceira que nĂ£o lançou ainda sĂ£o mais bonitas ainda. E tambĂ©m as pĂ¡ginas, todas com esses desenhos *-*
    Lindo.
    Abraços Adriana,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drica.

      Que nem vocĂª eu nunca tinha lido nada referente a Alice, o meu primeiro contato tambĂ©m foi esse livro. Amei a leitura dele. Alyssa e Jeb sĂ£o meu casal preferido. Apenas de ter curtido o Morfeu nĂ£o quero que ele fiquei com a menina. Meu segundo jĂ¡ estĂ¡ aqui, mas ainda nĂ£o li. >.<

      Paradise Books BR

      Beijos.

      Excluir
  5. Nunca li nada em relaĂ§Ă£o a Alice no Pais das Maravilhas e estes mi deixou curiosa ja faz muito tempo que estou querendo ler mais sempre passo um livro na frente, mais vou ler ainda no começo de 2015 rsrsrs
    Capas muito lindas *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri, eu tenho o livro, mas ainda nĂ£o o li. Bom que vocĂª gostou. As capas da sĂ©rie sĂ£o muito bonitas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana!
    Tenho os dois livros jĂ¡ lançados e toda vez que penso em começar a ler, acaba chegando novos livros e passo na frente.
    Gosto da histĂ³ria de Alice e te recomendo, Ă© muito boa mesmo.
    Em 2015 pretendo ler O Lado Mais Sombrio e tirar a prova do que todos estĂ£o falando. Claro que tenho um pouco de receio, mas a curiosidade para ver como a autora explorou tudo fala mais alto.
    Ă“tima resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!