Leitura da Drica: Amaldiçoadas, Jessica Spotswood - Arqueiro

Título: Amaldiçoadas

Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas

Autor: Jessica Spotswood

Ano: 2014

Número de Páginas: 275

Editora: Arqueiro




Sinopse:

Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente.

Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções.

Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo?

Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.

"(...)pouco antes do Terror, um oráculo fez uma profecia: três irmãs, todas bruxas, que chegariam à maioridade antes da virada do século XX, seriam motivo de esperança. Uma delas, dotada de magia mental, iria ser a bruxa mais poderosa em séculos. Ela suscitaria o ressurgimento da magia; ou, caso fosse capturada pelos Irmãos, seria a causa de um segundo Terror."

Amaldiçoadas é o segundo livro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, que se iniciou com Enfeitiçadas (leia a resenha aqui), portanto, cuidado, essa resenha pode ter spoilers do primeiro volume!

A história começa narrando a vida de Cate junto à Irmandade, já que ela abriu mão de viver a sua vida normalmente com o intuito de proteger as suas irmãs e a família de Finn, com quem pretendia casar, e impedir que parte da profecia que envolve a si própria e as suas irmãs se cumpra, trazendo um destino trágico para uma delas.

Ela tenta se adaptar a todas as regras da Irmandade e aceitar o seu destino, mas a realidade de vida das mulheres é muito cruel. Sob o jugo dos Irmãos da Fraternidade, que estão à procura dos oráculos, meninas são trancadas em um manicômio, proibidas de trabalhar fora, mães são tiradas de seus filhos e queimadas em praça pública. Sem contar a caça aos livros, que por ‘colocarem ideias na cabeça das mulheres’ também são queimados em praça pública.

“A ficção cultiva a imaginação de maneiras perigosas. Incentiva nossas meninas a fazerem jogos perigosos de ‘esse?’, quando, na verdade, o ‘se’ não interessa. O que interessa é o aqui e o agora.”

Tudo isso faz com que um desejo de justiça venha nascendo nos corações das bruxas. E o temor de que suas irmãs não estejam a salvo faz com que Cate traga Tess e Maura para morar com ela na Irmandade.

Longe de trazer tranquilidade para o coração de Cate, a presença das irmãs, principalmente de Maura, será turbulenta, já que ela não perdoou Cate e, como forma de vingança, quer ser a melhor bruxa das três, sendo assim a bruxa da profecia que irá levar todas as bruxas novamente ao controle.

“- É lindo – comento. Esse adjetivo não parece suficiente. Há algo de divino neste salão, algo que faz com que eu me aquiete e tenha um sentimento de reverência. Parada aqui neste palácio de livros, eu me sinto humilde, da mesma forma que me sinto quando relâmpagos brilham pelo céu durante uma enorme e ruidosa tempestade de raios.”

A espera de que a profecia se cumpra somadas aos atos cruéis dos Irmãos começam a dividir a Irmandade entre as bruxas que querem esperar por aquela que será responsável por lidera-las para a vitória, que é o lado de Cate, e aquelas que anseiam por começar logo a guerra, lideradas por Maura.
Maura é um capítulo à parte. Mais arrogante e mimada do que nunca, ela tentará sobressair como a melhor bruxa da Irmandade e não terá escrúpulos para conseguir o que quer. Enquanto Tess continua a irmã mais doce e a mediadora dos conflitos entre Cate e Maura.

No meio de toda essa turbulência, Cate reencontrará Finn, que hoje é um dos Irmãos da Fraternidade e não entende o motivo que levou Cate a entrar para a Irmandade, o que torna impossível que os dois fiquem juntos. Ainda apaixonada, Cate não conseguirá ficar longe dele e pagará um preço muito alto por causa desse amor.

“Estou recém-forjada, uma garota de aço, de neve e de despedidas dolorosas.”

Amaldiçoadas não é apenas um livro de literatura fantástica, ele aborda também temas como política, o autoritarismo masculino que intenta subjugar as mulheres relegando-lhes o status de propriedade do homem e a luta das mulheres pelo seu espaço. Além de falar de amizade e de amor, desses que superam todas as dificuldades.

Com uma edição linda, capa fantástica que mantém a linha da primeira, ótima diagramação e revisão, a Arqueiro, mais uma vez, está de parabéns! Narrado em primeira pessoa por Cate, faz com que a gente possa acompanhar o seu amadurecimento e, ao mesmo tempo, deixa muitos mistérios a serem desvendados.

A autora está de parabéns!!! Enfim um segundo livro que não é apenas uma continuação da história para um grande desfecho no terceiro. Amaldiçoadas te tira o fôlego em várias ocasiões e quando termina te deixa com aquela sensação de estar sem ar até o desfecho da história.  

Série:
1. Enfeitiçadas (resenha)

2. Amaldiçoadas

3. Sisters’ Fate.



6 comentários

  1. Oba, primeira resenha praticamente que vejo do livro. Ganhei os 2 volumes e estou esperando chegar. Já gostei porque te bruxas e muitas tramas. Mesmo com um tanto de spoiler, até eu começar a ler, vou ter esquecido um pouco kkkk, ler sem medo! O livro parece realmente abordar diversos assuntos. O que ocorreu com Tess e Maura, parece ter sido muito ruim para Cate, além de as levar. A capa é linda mesmo. Espero poder conhecer em breve, ver a vida mais a fundo de Cate,
    Abraços Adriana,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha parece ser muito boa! Histórias com bruxas são realmente muito legais.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana!
    Praticamente devorei esse livro. A história ficou ainda melhor e as páginas praticamente passavam sozinhas. Quando terminei fiquei doido pela continuação. O que foi aquele final?
    E caí na besteira de ler o primeiro capítulo de Predestinadas (aquele que vem na parte de trás do livro) e fiquei ansioso. O terceiro volume tem tudo para ser ainda melhor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Drica.

    Gosto muito de livros com bruxas e acho essas capas de As crônicas das irmãs bruxas. Quero muito conhecer a Cate e saber de tudo que ela passa. Não li totalmente a resenha pra não pegar spoiler, pois quero começar logo a ler essas crônicas.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo quando um autor não faz uma sequência apenas para encher linguiça. Não li ainda o volume anterior, mas tenho interesse nesta série, que alias tem capas bonitas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. A edição e linda mesmo eu já conhecia o livro e a série, as capas são perfeitas e me chamaram bastante a atenção.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!