Leitura da Vic: Quem é você, Alasca?, John Green - WMF Martins Fontes


Título: Quem é você Alasca?

Autor: John Green

Editora: WMF Martins Fontes

Ano: 2014

Páginas: 229

Nota: 5/5
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Confesso que tenho um sério problema com livros que todos amam. Tive um caso de amor e ódio por A culpa é das estrelas, e decidi que leria outro livro do "João Verde" para ver o que todos viam nele como um bom escritor, que eu não enxerguei na última leitura. Acabei ganhando Quem é você Alasca? de presente de aniversário, da querida Ilmara, do blog Conversa de Livro. E depois de muitos meses de ansiedade/curiosidade, abril acabou sendo o mês que eu tive o meu veredicto com relação ao John.

Conhecemos de antemão Miles Halter. Ele é um adolescente comum de dezesseis anos, que está cansado da sua vida sem graça e chata. Sendo assim, ele vai parar em um colégio interno, mal sabendo ele que lá a sua vida mudaria completamente para sempre.

Miles só não é tao comum por causa da sua fissura. Todo mundo é apaixonado por algo, e ele é fissurado por celebres últimas palavras. Ele lê várias biografias de pessoas já mortas, para descobrir qual foi a sua última frase antes da morte. Comum? Nem um pouco rs.

No colégio interno Miles conhece logo o seu colega de quarto: O capitão – Chip Martin. Atraves dele, ele conhece a garota que mudaria todos os seus rumos, os seus conceitos, e uma batida do seu coração: Alasca Young. O período em que Miles passa na Culver Creek é marcado por experiências adolescentes, lições de vida, amadurecimento, e o nascimento de uma grande amizade entre ambos. 

O livro é composto pelo "antes e o depois" e uma contagem regressiva de cento e trinta e seis dias antes.  O que acontece no dia zero? Isso é o que nos perguntamos até lá, e quando chega... minha nossa, sem palavras.

O inicio do livro eu achei extremamente chato, desculpe-me quem gostou, mas a narração do Miles inicial é extremamente tediosa.  

Quem dá um show é Alasca. Quando ela apareceu no livro, eu só faltei solta fogos de artificio e sair pulando. Como não ama-la? Que garota linda, complica, maravilhosa e complicada... eu já falei complicada? Rs Sim, ela é muito complicada. Posso dizer que é difícil de decifra-la, e mesmo no fim, ainda continuamos com algumas interrogações.

Tomem como um ensinamento: Não julguem um autor por causa de um único livro. Como pode uma pessoa odiar tanto um livro e amar tanto o outro? Obrigada, John Green, por me agraciar com suas palavras.

Quem é você Alasca? é conhecido como o livros das mil e uma capas. A do meu é uma das capas brasileiras feitas por fãs, que eu me apaixonei quando ganhei. Acho também a capa toda preta, que aliás tem versão capa dura, uma graça.




A edição está maravilhosa, e se eu ficar elogiando de mais vocês vão me achar uma chata repetitiva. Mas eu simplesmente amei o livro e não vejo a hora de assistir a adaptação cinematográfica. Lerei os outros livros do Jonh, mas sempre lembrarei que como o Miles, que se apaixonou pela Alasca, eu também me apaixonei por ela, e de quebra, pelo Jonh Green.

Leiam!!! Super recomendado.





14 comentários

  1. Que resenha linda! Parabéns, Vic! Você traduziu perfeitamente a essência do livro. E quanto ao nosso John, é um caso de amor ou ódio, como costuma ser com as pessoas extremamente diferentes e notáveis como ele. Obrigada por me citar em sua resenha e fico muito feliz que tenha gostado da leitura. Um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilmara,obrigada!!! <3
      Amar é pouco, eu amei.
      beijos,
      Vic.

      Excluir
  2. Amei sua resenha , estou doida por este livro ! falam tao bem dele , tbm estou esperando pela adaptação cinematográfica ! Como nao gostar da Alasca ? falam tanto della q ja gosto dela sem em le o livro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel!
      Eu acho que ''Quem é você Alasca?'' é o livro do Jonh que tem menos gente que não gosta rs. A maioria das pessoas que eu li e gostei, mas como eu não faço parte desse grupo já estava preparada para não gostar. Mas amei! <3
      A Alasca é diva!! Leia, você vai amar.

      Beijos, Vic

      Excluir
  3. Acho que a sinopse dos livros dele que mais me atraiu, ainda não li nenhum pois como você costumo fugir dos livros que todo mundo gostam, mas vou dar uma chance a ele.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainan!
      Verdade, também foi o que mais me instigou a ler.
      Espero que goste!
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  4. Adorei como você desenvolveu a resenha, mostrando que não é daquelas pessoas que amam um autor apenas lendo um único livro. É a primeira vez que vejo essa capa criada por fãs. Eu já conhecia várias outras, a minha preferida é essa preta com uma espécie de fumaça! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis!
      Muito obrigada <3
      Eu nunca tinha visto as capas criadas por fãs, e acho incrível como a cada pesquisada aparece mais outra! hahhaha

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  5. Comigo já foi ao contrário, adorei A Culpa e das Estrelas e tive a relação de amor e ódio com Quem é você Alasca?, não sei bem o que esperava do livres aquele final foi pra mim a pior coisa. Não me conformei com o fim que a história levou e não consegui gostar da Alasca. Não sei se leirei outros livros dele, mas no geral eu amei a escrita e o tom das questões filosóficas que ele aborda, só isso que possivelmente me motivaria a ler outros livros dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany!
      Com o Jonh é assim mesmo. Pelo menos eu não fui a única que necessariamente não amou todos os livros dele. Eu não achei a história de A Culpa é das Estrelas tão original, ao contrário de Quem é você Alasca? que foge de tudo que eu já li. Eu pelo menos lerei mais um dele rs, tem outro que eu não quero tanto, mas como eu me surpreendi com este, porque eu não me surpreenderia novamente? hahahaha

      Beijos,
      Vic.

      Excluir
  6. Oi Vic,

    Do John Green eu li O Teorema Katherine, e confesso que não gostei muito não :(

    Das mil e uma capas do Quem é você Alasca? a que eu mais gostei foi essa da sinopse. Não sei se lerei o livro, mas estou aguardando curiosa o filme.

    Um super abraço

    ResponderExcluir
  7. Oiii! Amo o João Verde desde A Culpa é das Estrelas e tenho esse livro aqui na edição da Intrínseca. Ainda não li, mas já sei o choque que acontece no dia "0" - se assim posso dizer -,pois recebi putos spoilers! -_-

    Acho que, ao contrário de você, vou amar a história desde a primeira página, haha. Eu ti pelo modo como você falou da Alasca .-.

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li todos os livro do John Green mas gosto muito da sua escrita, minhas amigas me recomendaram Quem é você Alasca? mas ainda não tive tempo de adorei as novas capas e já quero todas !!

    ResponderExcluir
  9. Vic!
    Já li outros livro do autor e gostei, e espero gostar desse também ao ler.
    Acho que todo autor tem sua forma peculiar de escrita e quem somos nós para julgá-lo, concorda?
    Gostaria demais de poder ler mais esse dele.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!