Lendo com a Dani: Cure meu coração, Melissa Walker - Farol Literário

A expectativa de Clem para as férias que passaria velejando em alto-mar com os pais e a irmã caçula era de um verão no exílio. Em crise consigo mesma, ela embarca no veleiro Tudo é possível sem saber, que na verdade, o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão. Seja bem-vindo a bordo! Alternando capítulos no passado e presente, Unbreak my Heart é uma maravilhosa história de amor que vai agradar aos fãs de Sarah Dessen.



Cure meu coração (Unbreak my heart)
Autora: Melissa Walker
Farol Literário (2015)
272 páginas


Oh querida, oh querida, oh querida Clementina...


Imagina ouvir essa musiquinha cada vez que se apresenta?! Ou ao menos duas vezes por semana?!

Clementina sempre escuta e apesar de estar acostumada acaba sempre incomodada, daí preferir seu apelido "Clem".

Melissa Walker começa o livro mostrando uma Clem irritada, nervosinha e irascível.

Clementina Williams está triste e isolada, a ponto de sua irmã mais nova não conseguir um único sorriso dela, e acreditem a Olive é muito legal.

O motivo para tanta tristeza vamos descobrindo aos poucos.

Acompanhamos a família Williams numa viagem de barco, o Tudo é possível, ao longo do verão. Clem acha que será um verão tedioso, mas na verdade ela não imagina que essas férias serão um remédio para seu coração.

Quando atracam numa marina e estão numa loja em busca de suprimentos, Clem esbarra num estranho que vai mudar seu humor e quem sabe abrir caminho para que ela descubra quem realmente é.

"- Por que Clem teria motivo para ficar deprimida? - James pergunta, ainda olhando para o céu, ainda usando um leve tom de provocação. - Ela está aqui em uma bela noite, a bordo desta embarcação luxuosa com Olive Maluiquinha e o Belo James, cuja caisa azul faz seu cabelo vermelho se destacar."

James é um rapaz sempre sorridente que está fazendo a mesma rota que a família Williams, ele está em companhia de seu pai no Sonhando com Sylvia.

A cada parada Clem, Olive e James se reencontram e vão formando amizade.

A autora utiliza ganchos do momento atual para que Clementina relembre o passado e assim possamos entender um pouco do que houve antes das férias.

Conhecemos assim Amanda, a melhor amiga, que agora lhe odeia, e vamos entendendo o papel de Ethan para a separação das garotas.

Achei tão divertido os relatos de Clem com seus amigos, cada um com seu jeitinho. Que me surpreendeu como o pré verão descambou.

Henry e seu sonho de trabalhar em produções cinematográficas, o Aaron divertido e diplomático, Amanda é a fashionista da turma, a Clem por sua vez adora música.

A amizade deste quarteto é muito fofa.

Mas para mim o melhor de tudo é o amor da família, eu prezo muito esse sentimento e fiquei brava com a Clementina por descarregar sua raiva na família, sem sequer lhes explicar do que se trata. E quando essa raiva sobra para Liv é que me doí o coração.

"Olive entra no quarto sem bater, com o que já virou costume, e se senta ao meu lado. Eu fecho os olhos, e ela passa a mão no meu cabelo, colocando-o para trás, com toques suaves de sua mãozinha, Ela não diz nada, só passa a mão na minha cabeça.

Eu me pergunto como minha irmã mais nova sabe exatamente do que preciso e caio no sono."

Aos poucos a mente de Clem vai clareando, ela melhora gradativamente e a viagem passa de terrível exílio, para um verão inesquecível e repleto de esperanças.

O certo é que essa família sabe o que dizer e na hora certa. Conseguiram amolecer meu coração a ponto de um suspiro de "own".

Não posso deixar de citar um casal idoso que quando aparece complementa as páginas com bom humor e sabedoria. Clem os conhece graças a Sra Bigodes, a gata pirata deles. 

Compartilho com vocês um quote que tocou meu coração, pois senti a veracidade das palavras:


"As brigas acontecem em relacionamentos onde existe uma enorme paixão - Ruth diz.
- Isso é verdade - George concorda. - Você não se aborrece com pessoas com as quais não se importa."


E se depois de tudo o que contei você não se interessou lamento, pois Melissa Walker tem uma escrita fluida, relatos realistas, com cenários lindos, sentimentos bem trabalhados.

Os capítulos oscilando entre presente e passado são bem elucidativos. E podemos acompanhar Clem em plena mutação ao longo da narrativa.

A edição está linda com os detalhes de barquinhos separando acontecimentos. A capa é linda e foi o fator principal para minha escolha. e que venham mais livros da autora.


Ah, como esse foi o segundo livro que falou em s'mores (biscoito, marshmallow esquentado, chocolate, biscoito), fui em busca da guloseima no google. Ai que vontade:

                                                  Imagem retirada do Groupthink



12 comentários

  1. Oi.
    Confesso que antes não tinha vontade de ler, mas sua resenha me empolgou!
    Adorei os quotes e a forma como você contou a história de Clementina!
    Ah, que delícia essa guloseima!
    Dica anotada! Já add na estante!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rízia,
      Eu quis ler desde que bati os olhos na capa. E a leitura foi ainda melhor do que imaginei.
      Fico feliz de ter gostado da resenha.
      Essa guloseima...posso entender o pq vira e mexe ela é citada nos livros.
      Obg

      Excluir
  2. Já tinha visto uma resenha desse livro em outro blog, mas ainda não sabia se compraria ou não! Pensando bem, eu acho que o livro vale muito a pena, tanto pelos personagens, o conteúdo em si e, principalmente, pela forma que o livro é escrito, de uma forma incrível! Depois que vi essa guloseima, minha boca encheu d'água hahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Carlos,
      Ah leia sim, quando o personagem principal absorve a lição de moral é um show. Clementina é uma adolescente adorável e entendo a aflição dela.
      Mas cada parada da viagem e cada lembrança são essenciais para o amadurecimento dela.
      essa guloseima também de deixa morta de vontade de experimentar. kkk
      Obg

      Excluir
  3. Dani!
    Gosto também quando o tema envolve a família, porque ela é tudo em nossa vida e se pode dar apoio a Clem no momento que precisou, fica ainda mais interessando.
    Gosto quando o livro usa o artifício entre passado e presente e aqui, gostei de saber que Clem está em processo de mutação, o que prova o quanto o amor pode curar.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais.” (Chafic Jbeili)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva,
      A Melissa soube construir uma trama com todos os ingredientes certos, as confusões da adolescência, a importância da família.
      E Clementina abrindo os olhos é perfeito, pois não há nada mais chato que uma mocinha que continua "cega".
      Obg

      Excluir
  4. nunca tinha visto uma resenha deste livro ! mais fiquei super interessada , tua resenha me deixou com tanta vontade de ler o livro <3 e ja me apaixonei por Olive <3 aaai quero esse livrooo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Fico contente de ter despertado seu interesse pelo livro, leia que vale e muito a pena.
      Obg

      Excluir
  5. Oi Dani! Esse livro já estava na minha wishlist desde que lançou. Eu acho a super bem bacana e sua resenha ficou maravilhosa! Soube passar bem a história e sua opinião me deixando curioso.

    Espero gostar também da escrita da autora assim como você ^^

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan,
      Essa capa é linda demais e só por ela começamos a viajar.
      Fico feliz que você gostou da resenha e espero que mate sua curiosidade rapidinho.
      Obg

      Excluir
  6. Oi!
    Já tinha visto o livro mais ainda não tido uma oportunidade de ler a resenha mais adorei e legal vermos como a clem muda ao longo do verão e como as coisa acontecem quando menos esperamos e Olive me pareceu um fofo e o james me conquistou !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana,
      Adoro quando o personagem aprende e vai amadurecendo diante de nossos olhos. A Olive é uma fofura e o James é encantador.
      Obg

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!