Leitura da Drica: Vango, Timothée de Fombelle - Melhoramentos

Título: Vango - Entre o Céu e a Terra

Título original: Entre ciel et terre

Autor: Timothée de Fombelle

Editora: Melhoramentos

Ano: 2015

Páginas: 360

Sinopse:

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
 

 Somos apresentados a Vango de uma forma nada convencional. Ele é um rapaz de 19 anos que está em sua cerimônia de ordenação para ser padre. Aí você pensa: Nada mais pacato do que isso...”. Mas recai sobre ele a suspeita de assassinato de um padre muito próximo, o que acaba por arruinar os seus planos. E assim começa mais uma fuga na vida de nosso personagem principal.

Com idas e voltas do passado, vamos conhecendo a história de Vango.  Ele surge nas Ilhas Eólicas com sua babá, conhecida apenas como Mademoiselle, ainda uma criança e sem saber nada sobre o seu passado. Mademoiselle se sabe de alguma coisa, não conta nada. Abrigados na ilha, Vango cresce livre em meio a natureza, fazendo amigos e inimigos e tendo o mundo como o seu quintal. Personagem de um carisma incrível, não tem como não tomar partido por Vango, mas descobrir os seus segredos é, ao menos por hora, impossível.

Não apenas perseguido pela polícia, mas também por alguém que tenta matá-lo, Vango vai nos levar em uma viagem alucinante pelo mundo afora, inclusive pelo Brasil por onde passará com o Zeppelin. A história mistura personagens e fatos fictícios e reais, o que conta bastante para dar credibilidade a história de Vango.
 
Também querendo desvendar mistérios e saber sobre o seu passado, temos Ethel, aristocrata escocesa bem diferente dos padrões da época, perdeu os pais muito cedo, mora com o irmão, mas vive viajando pelo mundo afora estudando e pesquisando. Apaixonada por Vango, vai presenciar um franco atirador atentando contra a vida dele e fará de tudo para encontrar essa pessoa.
Diagramação impecável, páginas gostosas de tocar e lindas, com imagens fantásticas e revisão perfeita! A Melhoramentos fez um trabalho de primeira qualidade!!!!
Com uma escrita envolvente, cheia de surpresas e com um ritmo constante, Vango é um livro para os fãs de aventura. Com capítulos curtos onde à medida que um mistério é revelado outro vai surgindo, não tem como não ficar na expectativa do próximo livro.
 




6 comentários

  1. Oi Drica, não sei, mas este livro ainda não me chamou atenção
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  2. Assim que li sua resenha, apaixonei, pois amo histórias assim, com bastante aventura e por ser mais histórico, pois nos acrescentam muito.
    Não vejo a hora de poder apreciar essa leitura ;)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas positivas desse livro, e por ler tantas que fiquei curiosa para saber o porque de tantas pessoas gostarem. Gosto de enredos que tenha aventura e parece que esse tem bastante.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O Vango está passando por um momento difícil!! Por que ele está sendo perseguido pela polícia e por um atirador? A jovem Ethel é que parece ter ficado muito feliz por Vango não ter sido ordenado a padre!! O livro é meio cômico pelo que li lendo na resenha!! O livro parece ser muito bom e ele está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
  5. Vango parece estar em maus lençóis! Não conseguiu ser ordenado a padre e o que é pior, a polícia e algumas pessoas estão atrás dele!! Ele vai ter que tentar salvar a própria pele e descobrir de fato quem ele é!!

    ResponderExcluir
  6. Muito curioso para ler esse livro. O fato do personagem principal não se lembrar de quem é só dá um ar mais misterioso ao livro - do qual eu gosto muito. Os vários cenários que nos vão ser apresentados também é outro fator que eu gosto muito. Parece ser uma ótima aventura da qual eu estou louco para participar...

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!