Leitura da Drica: 172 horas na lua, Johan Harstada - @novo_conceito

TĂ­tulo Original: 172 Hours on the Moon

Editora: Novo Conceito

Autor: Johan Harstad

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 288

Sinopse:
O ano Ă© 2018. Quase cinco dĂ©cadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. TrĂªs adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vĂ£o passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, atĂ© entĂ£o, sĂ³ era conhecido pelos altos funcionĂ¡rios do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para nĂ£o ter enviando mais ninguĂ©m Ă  Lua. Eventos inexplicĂ¡veis e experiĂªncias fora do comum começam a acontecer... Prepara-se para a contagem regressiva.



“Precisava ver o lado bom da coisa.
Mas ver o lado bom da coisa tinha o hĂ¡bito desagradĂ¡vel de levar Ă  decepĂ§Ă£o. ”


Oi, gente,

Estamos em 2018 e nada estĂ¡ muito diferente. A NASA resolve fazer uma viagem Ă  lua toda cercada de mistĂ©rios e, para chamar a atenĂ§Ă£o do mundo, eles anunciam que serĂ£o sorteados 3 adolescentes entre 14 e 18 anos para passar 172 horas na lua, a bordo da DARLAH 2, uma estaĂ§Ă£o espacial construĂ­da na lua, cuja existĂªncia era desconhecida atĂ© entĂ£o.

SĂ£o sorteados trĂªs jovens com nada em comum.

Mia sonha em ser uma rockstar nos vocais de sua banda sĂ³ de meninas. Nunca quis sair da Terra, mas os seus pais acreditam que essa Ă© a oportunidade da vida e a inscrevem no sorteio.

Midore Ă© uma garota japonesa que sonha com uma vida moderna, longe das tradições do seu povo e vĂª na ida a Lua o primeiro passo para viver esse sonho.

Antoine Ă© uma garoto apaixonada, que teve o seu coraĂ§Ă£o partido pela namorada que terminou com ele e começou a namorar com o seu amigo. Quer ir para a lua para esquecer tudo isso, mas tambĂ©m quer que ela veja como ele estĂ¡ bem.

Cada um dos sorteados vive uma situaĂ§Ă£o inusitada, atĂ© mesmo sinistra, antes do embarque, e essas situações estĂ£o intimamente ligadas com os futuros acontecimentos na Lua.

Mia conhece um senhor no Central Park, um morador de rua, tem uma longa conversa com ela na noite da vĂ©spera do embarque para o treinamento, e vĂª surgir no seu casaco uma letra e um nĂºmero.

Midore vivencia no banheiro do aeroporto uma antiga lenda urbana japonesa e terĂ¡ que embarcar em um portĂ£o que ninguĂ©m parece conhecer.

Antonie vai passar o final de semana antes da viagem na casa de praia dos pais com os parentes prĂ³ximos e vĂª um acidente de aviĂ£o, tenta descobrir que aviĂ£o Ă© esse pelo nĂºmero pintado nele mas ninguĂ©m conhece.

O livro Ă© dividido em trĂªs partes que retratam o antes, o durante e o depois da viagem. Narrado em terceira pessoa, estamos sempre um passo Ă¡ frente dos personagens. 

A emoĂ§Ă£o começa quando as luzes se apagam e passam a funcionar com luzes de emergĂªncia, e a comunicaĂ§Ă£o com a Terra Ă© cortada. Os trĂªs adolescentes e os cinco tripulantes passam a viver um momento de tensĂ£o.

"NĂ£o conseguia se livrar do pensamento incĂ´modo de que a visĂ£o da noite anterior fora um sinal. Um sinal de que ele deveria ficar longe dos cĂ©us. Um sinal de que lĂ¡ em cima era perigoso."

O que parece apenas um defeito banal por causa da idade dos aparelhos, acaba desencadeando uma atmosfera de medo e Ă© quando a histĂ³ria começa a ficar realmente boa. Segredos ultra confidenciais serĂ£o revelados, emoções e sentimentos atĂ© entĂ£o reprimidos virĂ£o Ă  tona, mostrando que quando Ă© a sua ida que estĂ¡ jogo, todos reavaliam suas decisões.

Ponto alto para a qualidade de impressĂ£o do livro, pĂ¡ginas grossas, letras de impacto, uma infinidade de figuras que dĂ£o um toque de realidade Ă  histĂ³ria. Com alguns pequenos erros de revisĂ£o que nĂ£o comprometem o entendimento do texto.

O livro tem um ritmo rĂ¡pido e dinĂ¢mico, com uma escrita clara sem enrolações com muitos momentos de tensĂ£o e coraĂ§Ă£o acelerado. O suspense toma conta do livro, mas o romance e o sobrenatural tambĂ©m estĂ£o lĂ¡. 

Apesar de ter deixado muitas perguntas sem resposta, a histĂ³ria tem um final surpreendente que me deixou realmente de olhos arregalados!!! 

E que cada um tire suas conclusões...


Recomendo sim!!! 



6 comentĂ¡rios

  1. Oiee.

    Flor eu nĂ£o quis solicitar essa obra e mesmo depois de sua resenha eu nĂ£o fiquei muito curiosa. Sem contar que essa capa nĂ£o me agrada em nada. rsrsr

    Beijos
    Amor LiterĂ¡rio

    ResponderExcluir
  2. Dos lançamentos da NC este foi o que mais tinha me interessado. Uma pena que vocĂª nĂ£o tenha gostado tanto, apesar dos ingredientes interessantes. Eu ainda pretendo ler.
    Bjs,Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu até fiquei interessada no livro, mas depois desanimei, pq é meio de terror e suspense e nao consigo lidar com historias assim.
    Para começar que me da mtaa gastura capas com olhos taoooo de pertos e essa foto estĂ¡ dando arrepios.
    Pela resenha vi que o livro Ă© desses que te prendem a atenĂ§Ă£o, e para quem Ă© ansiosa igual eu, vai amar esse ritmo rĂ¡pido e dinĂ¢mico, nada de enrolaĂ§Ă£o ne?!
    Mas ianda nao sei se vou ler, realmente me vejo mtoo tensa lendo ele.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OlĂ¡
    De inicio me interessei pelo livro, assim que vi nome e capa, e logo imaginei que fosse tipo "Perdido em Marte" que eu particularmente amei de coraĂ§Ă£o, entĂ£o isso bastava pra eu querer muito ler. Mais daĂ­ lendo sua resenha percebo que Ă© bem diferente de "Perdido em Marte" apesar das semelhanças por ser nessa pegada de vigem espacial, mas isso nĂ£o me desestimulou porque achei interessante a historia.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    Li o livro e fui com muita sede ao pote, com altas expectativas, porque adoro o gĂªnero ficĂ§Ă£o e confesso que fiquei um tanto decepcionada, primeiro por nĂ£o sabermos a origem dos seres da Lua e depois porque o autor focou mais na demonstraĂ§Ă£o dos adolescentes e suas famĂ­lias, do que na prĂ³pria ficĂ§Ă£o...
    “Temos a arte para nĂ£o morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha estĂ¡ muito boa, como simplesmente adoro muito livros com finais surpreendentes e vocĂª nĂ£o foi a primeira pessoa a citar que esse livro tem um final surpreendente, pois alĂ©m da sua resenha, em algumas outras resenhas jĂ¡ li pessoas citando que o final do livro era surpreendente, quero muito ler, pretendo começar a leitura em breve. Sua resenha estĂ¡ muito boa.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!