Leitura da Drica: Perdido em Marte, Andy Weir - @arqueiro

TĂ­tulo original: The martian

Editora Arqueiro

Literatura estrangeira/FicĂ§Ă£o cientĂ­fica

NĂºmero de pĂ¡ginas: 336

Sinopse:
HĂ¡ seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a dĂ©cima sĂ©tima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, serĂ¡ a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missĂ£o Ares 3 Ă© abortada e a tripulaĂ§Ă£o vai embora, certa de que Mark morreu em um terrĂ­vel acidente. Ao despertar, ele se vĂª completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar Ă s pessoas na Terra que estĂ¡ vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possĂ­vel resgate. Ainda assim, Mark nĂ£o estĂ¡ disposto a desistir. Munido de nada alĂ©m de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botĂ¢nico e um senso de humor inabalĂ¡vel, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivĂªncia. Para isso, serĂ¡ o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cĂ¡lculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lĂ¡. Com um forte embasamento cientĂ­fico real e moderno, Perdido em Marte Ă© um suspense memorĂ¡vel e divertido, impulsionado por uma trama que nĂ£o para de surpreender o leitor.

Oi, gente,

Mark Watney Ă© o nosso protagonista nessa insĂ³lita aventura. Um dos seis tripulantes da missĂ£o Ares 3, que Ă© composta por Mark, botĂ¢nico e engenheiro; Lewis, comandante e geĂ³loga; Beck, mĂ©dico, biĂ³logo e especialista em AEVs; Johanssen, operadora de sistema e tĂ©cnica em reatores; Martinez, piloto do VDM e VAM; e Vogel, piloto.

Tudo foi pensado, planejado e organizado para dar certo. Seus suprimentos e todo o material que eles poderiam precisar foram enviados ao longo dos anos para a superfĂ­cie de Marte em naves nĂ£o tripuladas. E depois de uma viagem de 123 dias eles chegaram em Marte.

Tudo corria bem, mas, no sexto dia, uma tempestade de areia mudou o curso da missĂ£o. Devido Ă  velocidade dos ventos e os danos que poderiam acarretar para os equipamentos e, consequentemente, para a segurança dos astronautas, a NASA manda abortar a missĂ£o. Mas Watney Ă© atingido por uma antena quando eles estĂ£o indo para a neve para deixar Marte. Seu traje entra em colapso e os equipamentos o identifica sem sinais vitais. Apesar dos esforços da comandante Lewis, ela nĂ£o consegue achĂ¡-lo e tem que partir. Minutos depois, Watney acorda e percebe que estĂ¡ sozinho e sem comunicaĂ§Ă£o com a Terra.

Sorte ou azar? Ele sobreviveu ao acidente, mas as chances de continuar vivo sĂ£o tensas e dependem de muitas variĂ¡veis. Sem comunicaĂ§Ă£o, como avisar a NASA que ele estava vivo e que precisava ser resgatado? Mesmo que ele conseguisse se comunicar com a NASA, a missĂ£o Ares 4 sĂ³ chegaria em Marte dali a 4 anos, e ele nĂ£o teria alimento para sobreviver atĂ© lĂ¡.

Apesar das adversidades, Watney nĂ£o se deixa abater, e Ă© isso o que mais me surpreendeu. Imaginei que o livro seria um drama, que verei o astronauta fraquejar, se entregar, sofrer, achar que tudo daria errado pelo menos uma vez. Mas Watney supera todas as expectativas! Ele Ă© a verdadeira Poliana fazendo o jogo do contente. Nada abala o seu senso de humor e a crença de que ele pode conseguir. O que, particularmente, eu nĂ£o acredito que seria a realidade de alguĂ©m na situaĂ§Ă£o dele.

Tendo todas as suas habilidades colocadas Ă  prova, ele vai consertar vĂ¡rios equipamentos e serĂ¡ o primeiro botĂ¢nico a plantar batatas em Marte, provando que poderia ser possĂ­vel viver lĂ¡ por um bom tempo.

A parte maçante fica por conta da parte cientĂ­fica, que envolve quĂ­mica, fĂ­sica, biologia, geologia, mecĂ¢nica, eletrĂ´nica e afins.


Mas a histĂ³ria nĂ£o se resume a Watney. TambĂ©m vivemos o drama dos diretores da NASA e responsĂ¡veis pela missĂ£o. E essa Ă© a melhor parte da histĂ³ria, quando sĂ£o mostrados os bastidores e tudo o que envolve a elaboraĂ§Ă£o de missĂ£o interplanetĂ¡ria, mostrando seus envolvimento polĂ­tico e interesses comerciais.




13 comentĂ¡rios

  1. Fiquei imensamente curiosa para assistir ao filme quando foi lançado, mas ate hoje nĂ£o o vi.
    NĂ£o sabia da existĂªncia do livro, mas mesmo apĂ³s descobrir nĂ£o me interessei na leitura.
    É difícil imaginar uma pessoa sobrevivendo em um planeta completamente estranho, sozinho, e ainda ter um senso de humor super otimista, mas este fato deve ser o que torna a trama mais interessante.
    Planejo ver o filme, mas o livro nĂ£o entra pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero assistir o filme tb pq acredito que deve ser mais interessante.

      Excluir
  2. Crica!
    Amo ficĂ§Ă£o e estou bem curiosa para saber como ele conseguirĂ¡ se manter em Marte atĂ© que façam o resgate.
    E claro, quero dar boas risadas, porque pelo visto, ele tem um humor exacerbado.
    “Para quĂª preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.”(ConfĂºcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Drica, confesso que soube da existĂªncia deste livro logo que lançou o filme.
    O livro parece ser incrĂ­vel por ter esta mistura de aventura com a luta pela sobrevivĂªncia, um toque de suspense, tudo regado a um bom humor. Fiquei muito curiosa sĂ³ de ler a sinopse e sua resenha aumentou minha expectativas.
    Quero muito lĂª-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© anterior ao filme, mas acredito que nĂ£o consiga transmitar as mesmas emoções que o filme.

      Excluir
  4. olĂ¡!!
    Perdido em Marte, foi um dos melhores livros que li esse nĂ£o sem duvida, me tornei fĂ£ numero um do Watney, o senso de humor e otimismo dele me impressionaram, em momentos que estava ali desesperada por algo ter dado muito errado ele estava la fazendo piada cara muito foda mesmo.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu senso de humor nas horas de desespero nĂ£o me convenceu, Rose!

      Excluir
  5. Gostei muito do livro, e realmente, a parte onde entra as explicações científicas foram as mais maçantes. No filme ficou melhor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Hmmm, parece que vc nĂ£o curtiu tanto Drica.
    Acho que parte mais cientifica deve ser chatinha mesmo.

    Eu sĂ³ gostaria que a capa anterior permanecesse.
    Eu n/ao gosto quando colocam as capas dos filmes.
    Agora o protagonista jĂ¡ tem cara e eu nĂ£o vou poder imaginar, hahaha
    Quero muito ler e por isso nĂ£o vi o filme ainda.
    Eu fiquei imaginando em ficar sozinho em outro planeta e tĂ£o hostil e imprĂ³prio para se viver.
    O livro parece muito inteligente... Que bom que o protagonista pegou o que sabe e foi a luta ao invés de chorar num cantinho em Marte esperando a morte...
    Espero que alguém volte antes dos 4 anos ou que Mark consiga cultivar algo...
    Acho que vale a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© bom, com algumas partes maçantes. Concordo com vc em relaĂ§Ă£o Ă  capa, tb preferia a anterior.

      Excluir
  7. adoro ficcao cientifica...como ele vai se virar em marte???#curiosa.kkkkkkkk...se ram que ele vai conseguir ajuda???sao tantas perguntas que a genter quer ler pra descobrir como termina...ansiosa pra ler...obrigado pela dica....beijocas...

    ResponderExcluir
  8. Acho muito interessante essa trama, exatamente porque ela aborda um assunto nĂ£o muito discutido dentro da literatura, que Ă© a profissĂ£o de astronauta. AlĂ©m do pensamento descontraĂ­do do protagonista que torna a situaĂ§Ă£o um pouco menos desesperadora, tambĂ©m temos a possibilidade de conhecer os processos que se passam dentro da NASA, coisa que eu sempre tive curiosidade em descobrir.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!