Leitura da Drica: Jogos Mentais, Teri Terry - @FarolLiterario

Titulo: Jogos Mentais

Autor/a: Teri Terry

Editora: Farol LiterĂ¡rio

GĂªnero: Literatura Internacional / Distopia

1ª ediĂ§Ă£o 2015

Sinopse:

Luna vive em um mundo em que, todos os dias, milhares de pessoas se plugam a uma realidade virtual onde podem fazer tudo: se divertir, ir Ă s compras ou estudar. PorĂ©m, ao se conectar, ela Ă© capaz de vivenciar os dois mundos ao mesmo tempo, uma habilidade muito rara que ela deve manter em segredo. Mas ao ser convocada para um importante teste na escola, Luna sente que seu segredo poderĂ¡ ser revelado. A partir daĂ­ uma sĂ©rie de estranhos acontecimentos a levam a questionamentos e descobertas inusitadas sobre os dois mundos. Agora ela precisarĂ¡ decidir o que fazer, pois as suas escolhas terĂ£o consequĂªncias incalculĂ¡veis para todos! Da mesma autora da premiada sĂ©rie Reiniciados, Jogos Mentais irĂ¡ levar vocĂª por uma trama envolvendo Hackers, conspirações e grandes corporações do governo, fazendo-o acessar mundos que escondem verdades surpreendentes.

 Leia o primeiro capĂ­tulo aqui.

 

Se vocĂª acompanha o blog, sabe que sou apaixonada pela Teri Terry! E jĂ¡ imaginam como fiquei quando soube do lançamento de Jogos Mentais!!!! E mais uma vez Teri nĂ£o decepciona!

Nossa protagonista Ă© Luna, adolescente que vive em um mundo distĂ³pico no futuro, onde todos vivem alterando o mundo real e o virtual. Seja para trabalhar, se divertir, fazer compras, estudar ou apenas para fugir da realidade, as pessoas passam horas plugadas a uma mĂ¡quina inovadora criada pela PareCo, um braço do governo, e que Ă© complementada pelo implante de um chip no cĂ©rebro do usuĂ¡rio.

“Compreendi anos mais tarde. Algumas vezes, ser diferente nĂ£o Ă© nada bom. “

Parece fantĂ¡stico, nĂ£o? AtĂ© seria, se tudo nĂ£o fosse absolutamente monitorado pelo governo. Quando conectados, a pessoa ‘deixa de existir no mundo real’ e a Ăºnica coisa que existe para ele, naquele momento, Ă© o mundo virtual. Menos para Luna, ela tem a incrĂ­vel habilidade de transitar entre os dois mundos. E Ă© essa habilidade que vai fazer com que Luna desvende o que estĂ¡ por trĂ¡s de toda a estrutura virtual criada pelo governo com objetivos bastante suspeitos.
“Eu me sentia como um camelo de duas cabeças naquele primeiro ano do ensino mĂ©dio, segregada no show de horrores, sendo apontada nos corredores. Mas aquilo era por minha culpa, e nĂ£o deles? E entĂ£o me lembro de outra coisa. Eu tinha evitado falar com Melrose sobre tudo isso. Porque nĂ£o podia revelar o motivo. Talvez eu nĂ£o tenha percebido  o que estava fazendo. “

Luna mora com seu irmĂ£o Jason, sua madrasta Sally, seu pai e Nana, sua avĂ³ paterna, que possui algum tipo de distĂºrbio mental que a mantem sempre fora da realidade, mas que nos poucos momentos de lucidez tenta alerta Luna para que nunca fale a ninguĂ©m que ela Ă© diferente. NĂ£o bastasse sua habilidade incomum, Luna Ivernon Ă© uma recusadora, ela nĂ£o tem o implante. O que serĂ¡ que hĂ¡ por trĂ¡s dessa advertĂªncia???

Privilegiando sempre a racionalidade acima da inteligĂªncia, a PareCo identifica talentos para trabalhar criando mundos virtuais como sua mĂ£e, Cristal, que foi uma grande hacker. E Luna sempre temeu esses testes, fazendo de tudo para passar despercebida. Mesmo assim ela Ă© indicada para os testes e aprovada na primeira etapa.

“O propĂ³sito nĂ£o declarado, a dualidade!, Ă© identificar indivĂ­duos perigosos. Os inteligentes que sĂ£o tambĂ©m irracionais, minha querida, precisam ser vigiados, e nĂ£o imbuĂ­dos de responsabilidades. Para a segurança de todos nĂ³s. E o motivo, claro, Ă© evitar que pessoas inteligentes, porĂ©m irracionais, voltem a ter qualquer responsabilidade. (...) porque inteligentes-idiotas, como eu gosto de chamar, como sua mĂ£e, sĂ£o um perigo para si mesmos e para a sociedade.”

A partir daĂ­ a ida de Luna vai virar de cabeça para baixo, segredos do passado serĂ£o trazidos Ă  tona, grandes revelações vĂ£o acontecer, reencontros inusitados vĂ£o mudar seus conceitos e escolher em quem confiar nĂ£o serĂ¡ uma tarefa fĂ¡cil pra ela.

A Teri cria, mais uma vez, uma histĂ³ria inusitada. Fazendo uma crĂ­tica a necessidade humana de viver no mundo virtual e Ă  quase dependĂªncia tecnolĂ³gica, onde o ser humano esquece de olhar para o lado para ver a beleza de um pĂ´r do sol, a autora tambĂ©m nos mostra o quanto Ă© necessĂ¡rio saber dosar essa utilizaĂ§Ă£o e usufruir o seu lado bom.

Narrado em primeira pessoa por Luna, temos o prazer de conhecer melhor essa menina forte, corajosa e de personalidade marcante, que sabe o que quer e nĂ£o vai se deixar manipular por ninguĂ©m.

Mesclando tecnologia e as peculiaridades do mundo nerd, com problemas tĂ­picos da adolescĂªncia, drama familiar, um leve romance e muito questionamento, temos uma histĂ³ria muito bem articulada, com personagens muito bem construĂ­dos ne com um final realmente surpreendente, mas absolutamente crĂ­vel e, quem sabe, possĂ­vel em algum momento no futuro.

 
 
 

Um comentĂ¡rio

  1. Parece que a trama do livro Ă© muito boa e cheia de surpresas. Tenho a impressĂ£o que Ă© um daqueles livros que quando a gente começa a ler nĂ£o quer largar enquanto nĂ£o chega ao fim. Estou super interessada no livro.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!