Leitura da Drica: Minha Vida Mora ao Lado, Huntley Fitzpatrick - @Valentina

TĂ­tulo: Minha Vida Mora ao Lado

TĂ­tulo original: My Life Next Door

Autora: Huntley Fitzpatrick

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 320

Editora: Valentina

Sinopse:
“Minha mĂ£e nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”

Os Garrett sĂ£o tudo que os Reed nĂ£o sĂ£o. Barulhentos, caĂ³ticos e afetuosos. SĂ£o de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da famĂ­lia. AtĂ© que, numa noite de verĂ£o, Jase Garrett vai atĂ© lĂ¡ e...

Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuĂ­no vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A famĂ­lia de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da prĂ³pria mĂ£e.

AtĂ© que algo terrĂ­vel acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela Ă© repentinamente forçada a tomar uma decisĂ£o quase impossĂ­vel, porĂ©m definitiva. A qual famĂ­lia recorrer? Ou, quem sabe, Sam jĂ¡ Ă© madura o bastante para assumir suas prĂ³prias escolhas? SerĂ¡ que estĂ¡ pronta para abraçar a vida e encarar desafios?

Quem vocĂª estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que vocĂª estaria disposto a sacrificar pela verdade?



Quero começar essa resenha reconhecendo um fato inusitado: a Valentina me fez ler um romance docinho e, pior!, me fez gostar dele! Amei a capa e o tĂ­tulo e nem li a sinopse. E que Ă³tima surpresa foi ler Minha vida mora ao lado!





Samantha Reed, ou Sam, para os amigos Ă© a nossa encantadora protagonista. Que jĂ¡ começa o livro nos advertindo o quanto Ă© proibido para ela e a irmĂ£ qualquer tipo de aproximaĂ§Ă£o com os Garrett, seus vizinhos do lado.

Dito isso, vamos conhecer Sam. Seria uma adolescente comum, nĂ£o fosse o fato de ser filha da deputada da cidade que concorre Ă  reeleiĂ§Ă£o e precisa criar uma bela imagem. Menina rica, aluna perfeita, largou a nataĂ§Ă£o pois suas notas baixaram para 8,0 (???). Querida por todos, mas com apenas uma amiga fiel e o irmĂ£o dela. Trabalha depois da escola e nos verões. Mora com a mĂ£e e a irmĂ£ e, a muito tempo, nĂ£o tem notĂ­cias do pai.

Proibidos pela mĂ£e, os Garrett chamam a atenĂ§Ă£o de Sam justamente pelo que sua mĂ£e odeia neles. Os Garrett sĂ£o uma famĂ­lia numerosa, eles tem oito filhos de vĂ¡rias idades, apenas o pai trabalha em sua loja de ferragens enquanto a mĂ£e tem que ser mĂ£e. Os brinquedos das crianças estĂ£o sempre espalhados pelo quintal, a grama estĂ¡ sempre por cortar, a piscina e a casa estĂ£o sempre cheias e o som da alegria das crianças Ă© contagiante. O amor Ă© demonstrado o tempo todo e todos sĂ£o unidos e estĂ£o sempre juntos. Tudo o que a famĂ­lia Reed nĂ£o Ă© e que Sam gostaria que fosse.  

Grace, mĂ£e de Sam, Ă© perfeccionista, tem mania de limpeza e organizaĂ§Ă£o. Criou as filhas sozinha e se ressente por isso. NĂ£o dĂ¡ valor Ă  famĂ­lia e nĂ£o sabe demonstrar sentimentos. Sempre se preocupou em dar o melhor para as filhas, mas apenas no sentido material. EstĂ¡ vivendo um momento importante em sua carreira e apenas isso a importa, fechando os olhos e sendo capaz de passar por cima de qualquer coisa ou pessoa que possa atrapalhar o seu sucesso.

Mas tudo começa a mudar quando Sam conhece Jase Garrett e ela passa a viver o melhor verĂ£o da sua vida. Jase Ă© o tĂ­pico bom garoto. Trabalha com o pai, ajuda a cuidar dos irmĂ£os de maneira talentosa, Ă© o conserta tudo da famĂ­lia, e ainda acha tempo para treinar para entrar para o time da escola. Garoto extremamente maduro aos 17 anos que conquista o coraĂ§Ă£o de qualquer garota.

A partir daĂ­, Sam passa a viver uma vida dupla. Como a sua mĂ£e quase nunca estĂ¡ em casa e sua irmĂ£ viajou, ninguĂ©m fica sabendo do que anda acontecendo na casa dos Garrett, nem mesmo que ela estĂ¡ ajudando a mĂ£e do Jase como babĂ¡.

“É tudo tĂ£o bom. Meu corpo estĂ¡ dando pulinhos de alegria, meus dias estĂ£o cheios de bons momentos, minha vida parece mais certa do que nunca. E descubro que Ă© assim que acontece. VocĂª estĂ¡ andando por um caminho, impressionado com a perfeiĂ§Ă£o dele, com o fato de vocĂª se sentir incrĂ­vel e, algumas esquinas depois, se perde num lugar pior do que qualquer coisa que poderia ter imaginado. “

Mas o livro nĂ£o Ă© apenas romance. A autora aborda temas bem delicados como a dependĂªncia quĂ­mica de Tim Mason, um grande amigo de Sam. Ela mostra os momentos difĂ­ceis da dependĂªncia e como a ajuda das pessoas que amamos pode ser determinante para que qualquer mudança aconteça.

Claro que o lindo romance de Sam e Jase serĂ¡ descoberto. E muitas reviravoltas vĂ£o acontecer... O amor dos dois serĂ¡ atĂ© alvo de chantagens, o que os manterĂ¡ longe por um tempo. Ah, e tem o tal segredo do qual a sinopse fala, nĂ©? Pois Ă©. Esse segredo sĂ³ servirĂ¡ para dar mais veracidade Ă  histĂ³ria e fortalecer ainda mais o amor dos dois. Tenha certeza que vocĂª tambĂ©m ficarĂ¡ com essas duas perguntas na cabeça: Quem vocĂª estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que vocĂª estaria disposto a sacrificar pela verdade?

 “VocĂª estĂ¡ andando por um caminho, impressionado com a perfeiĂ§Ă£o dele, com o fato de vocĂª se sentir incrĂ­vel e, algumas esquinas depois, se perde num lugar pior do que qualquer coisa que poderia ter imaginado.”

Enfim, um romance adolescente docinho que aborda temas sĂ©rios e polĂªmicos, que fala sobre primeiro amor, famĂ­lia, amizade, lealdade, honestidade e o quanto nossos princĂ­pios fazem quem somes de verdade.

Super recomendado!!!


26 comentĂ¡rios

  1. Drica, desde que a Valentina publicou a capa eu estou doida pra ler esse livro. A sua resenha sĂ³ me deixou com mais vontade, principalmente por ter sido uma grande surpresa para vocĂª, que nĂ£o dava quase nada por ele. O livro parece conter uma historia carregada de sentimento, superaĂ§Ă£o e drama familiar que vale muito a pena acompanhar. Minha Vida Mora ao Lado, vai para a minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim uma mistura de sentimentos muito bem dosada, AlĂª!

      Vc n vai se arrepender!

      Excluir
  2. Oi Drica, eu leio resenhas desse livro em outro blog e eu sĂ³ leio elogios a ele, o livro parece ser uma leitura bem leve e como sempre vocĂª fez uma resenha incrĂ­vel bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Drica.
    Mesmo sendo um livro fofo sĂ³ tenho lido resenhas positivas sobre ele. Essa capa estĂ¡ linda e eu realmente gosto de histĂ³rias como esta. Acredito que pra um romance de estrĂ©ia a autora mandou muito bem. Ă“tima resenha como sempre, me instigou ainda mais a lĂª-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Drica,
    Sempre leio suas resenhas e elas que me incentivam a escolher livros bons...
    Obrigada pelas dicas
    Feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andréia! Que bom que estou te dando boas dicas! quanta responsabilidade!

      Excluir
  5. JĂ¡ li vĂ¡rias resenhas desse livro e todas sĂ£o positivas. A leitura parece ser encantadora, com uma narrativa excepcional, com uma escrita leve e cheia de valores. Estou louco para ler! Adorei a postagem, abraços. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a forma como ela trata de valores familiares Ă© muito legal!

      Excluir
  6. JĂ¡ li alguns comentĂ¡rios em outros blogs sobre esse livro e atĂ© agora tenho lido apenas coisas boas. Espero ter oportunidade de ler e conferir por mim mesma.

    ResponderExcluir
  7. Genten, que enredo fofo *-*
    O romance de Samantha e Jase me encantou e o fato de a famĂ­lia dele ser tĂ£o diferente e tĂ£o maravilhosa fez com que eu ficasse ainda mais curiosa para ler esse livro. JĂ¡ sei que durante minha leitura nĂ£o irei gostar nenhum pouco da mĂ£e de Samantha e de suas atitudes.
    Irei colocar esse livro na lista dos que pretendo ler esse ano. Adorei a dica :)

    ResponderExcluir
  8. Quer dizer que vocĂª nĂ£o Ă© chega em romances docinhos? kkkk Eu gosto de ler alguns uma hora ou outra, e este pelo visto se enquadra neste quesito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou nĂ£o, Rose. Sparks, nora e outros desse gĂªnero nĂ£o tem muita moral comigo rsrsrsrs

      Excluir
  9. Tbm gostei do tĂ­tulo e da sinopse logo de cara, mas tenho um certo problema com sinopses que citam grandes segredos. Sempre acho, no fim, que nĂ£o eram bons segredos, bombĂ¡sticos, assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei nĂ£o, mas acho que esse segredo vai te surpreender mesmo pq nĂ£o tem nada a ver com o contexto da histĂ³ria.

      Excluir
  10. Drica!
    Se Ă© romance, Ă© comigo mesma.
    Se tem segredos a serem desvendados, Ă© comigo mesma.
    E se aborda um tema difĂ­cil como a dependĂªncia quĂ­mica, Ă© comigo mesmo.
    Portanto, quero ler o livro.
    “O segredo da criatividade Ă© saber como esconder as fontes.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, sĂ£o 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,

      nĂ£o sou muito de romances, mas esse me pegou pelo pĂ©!

      Leia e me conte o que achou!

      Excluir
  11. Conheço o livro e tenho grande interesse em ler, adoro livros com familias numerosas, me lembra muito Os Bridgertons. Adoro ler romances e acho que vou gostar desse.

    ResponderExcluir
  12. Li algumas resenhas desse livro e tudo me deixou muito curiosa pra lĂª-lo! Antes nĂ£o me interessava, achei que ia ser sĂ³ mais um romance atĂ© mesmo pelo tĂ­tulo. Sobre a parte da chantagem: isso me da muita raiva!! Tenho vontade de bater no personagem que a faz.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Me indicaram esse livro para ler e assim que vi a capa o livro me conquistou e ao ler a resenha nĂ£o foi diferente adorei essa historia principalmente o romances da Sam e Jase que parece lindo e fiquei mesmo muito curiosa sobre esse segredo !!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei da premissa... sua resenha me deixou loca pra ler este livro.
    porque a mĂ£e de Sam ela nĂ£o quer que a filha se aproxime dos vizinhos? aii tem... ela tem toc e algo mais, tem?
    Adorei os Garret, famĂ­lia feliz... entendo perfeitamente esse romance.
    Coisa linda, libertadora...
    Esse livro Ă© bem como eu gosto.
    valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mĂ£e da Sam foi abandonada, entĂ£o tem os traumas dela... NĂ£o vou mentir, acho q atĂ© eu teria esse preconceito, mas quando conhecesse a famĂ­lia, mudaria rapidinho rsrsrsrs

      Excluir
  15. NĂ£o Ă© meu estilo de livro favorito mas vou ser sincera que fiquei curiosa para saber se o segredo da sinopse Ă© o que eu realmente estou pensando, ai que agonia!rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Oi Drica!!!!
    JĂ¡ sĂ³ li resenhas maravilhosas sobre esse livro! To doida pra ler!!!
    Como vocĂª mesma disse o livro nĂ£o aborda somente o romances, aborda outro temas bem interessantes e atuais.
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!