Leitura da Drica: Todos os nossos ontens, Cristin Terrill - @Novo_Conceito

Todos os nossos ontens

Sub - tĂ­tulo: Destrua o passado para salvar o seu futuro

GĂªnero: Distopia/FicĂ§Ă£o/Literatura Americana

Autora: Cristin Terrill

TraduĂ§Ă£o: BĂ¡rbara Menezes de Azevedo Belamoglie

Editora: Novo Conceito

Lançamento: 2015

NĂºmero de pĂ¡ginas: 352

Sinopse:
O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo? Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguĂ©m que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem? Em um futuro nĂ£o tĂ£o distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estĂ£o sendo lançadas por agĂªncias administradas pelo governo para que a naĂ§Ă£o perceba quĂ£o fraca Ă©. As pessoas nĂ£o podem viajar, nĂ£o podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo nĂ£o Ă© linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se vocĂª quebrĂ¡-las, ele apagarĂ¡ vocĂª; o tempo em que estava continuarĂ¡ a seguir em frente, como se vocĂª nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que vocĂª interfira e tente mudĂ¡-lo...



E hoje vamos de distopia!!!

Livro de estreia da escritora Cristin Terrill, que jĂ¡ chegou mostrando a que veio! Uma mistura muito bem dosada de distopia, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, romance adolescente e amizade.

Temos duas personagens principais na histĂ³ria que narram o livro alternadamente. Uma Ă© Em, ela estĂ¡ presa em uma base secreta do governo, sendo torturada para que revele onde estĂ£o documentos secretos com informações sobre Cassandra. Na cela ao lado estĂ¡ Finn, seu Ăºnico amigo, namorado e parceiro na tentativa de viajar no tempo para impedir a criaĂ§Ă£o de Cassandra, mĂ¡quina do tempo usada pelo governo para solucionar alguns problemas de ordem mundial, mas que se torna uma verdadeira arma e mantĂ©m a populaĂ§Ă£o do mundo sob forte vigilĂ¢ncia e domĂ­nio. E essa serĂ¡ a 14ª tentativa de consertar as coisas.

"NĂ£o sinto a mesma admiraĂ§Ă£o. Viagem no tempo nĂ£o Ă© uma maravilha; Ă© uma abominaĂ§Ă£o."

Nossa outra protagonista Ă© Marina, 16 anos, rica, cheia de sonhos e apaixonada pelo melhor amigo e vizinho do lado, James. James, 17 anos, Ă© o menino lindo que toda histĂ³ria tem, mas, como se isso jĂ¡ nĂ£o fosse suficiente, James Shaw tambĂ©m Ă© rico e tem uma inteligĂªncia acima da mĂ©dia, e ainda Ă© irmĂ£o de um senador dos EUA. Mas nem tudo sĂ£o flores na vida de James, ele Ă© Ă³rfĂ£o e muito tĂ­mido. E o terceiro vĂ©rtice desse triĂ¢ngulo (???) Ă© Finn, 17 anos, muito amigo de James, mas o seu oposto: Ă© extrovertido, brincalhĂ£o e espirituoso, mas parece nĂ£o se dar muito bem com Marina, apesar de os trĂªs estarem quase sempre juntos. A histĂ³ria se Marina aconteceu quatro anos antes da histĂ³ria de Em, mas a vida dessas duas garotas irĂ£o se cruzar de uma maneira inesperada.

“... ele me beija como nunca fui beijada antes. Beijo Ă© uma palavra tĂ£o pequena para isso. É como se ele estivesse derramando cada grama de amor e desejo e arrependimento, casa momento de expectativa contida por meses em uma cela, dentro de mim. ...”

Muita coisa sĂ³ para o começo da resenha, nĂ£o Ă©? Mas Todos os nossos ontens Ă© assim: muita histĂ³ria mesmo!

O livro Ă© fantĂ¡stico! Apesar do mercado estar cheio de distopias recĂ©m lançadas, ele tem a originalidade de tratar sobre viagens no tempo sendo usadas como uma forma de opressĂ£o, e isso jĂ¡ Ă© o bastante para a leitura valer a pena. Mas Cristin nĂ£o parou por aĂ­, como seus personagens sĂ£o adolescentes, ela os trata como tal e nos mostra os seus conflitos e dilemas tĂ­picos da idade e como os acontecimentos podem fazer amadurecer e se desencantar com o mundo real.

Pra mim foi difĂ­cil escolher a minha protagonista preferida, eles narram suas histĂ³rias de maneira eletrizante e bem peculiar. Os personagens sĂ£o muito bem construĂ­dos e isso Ă© crucial para o entendimento do desenrolar da histĂ³ria de cada um, nĂ£o sĂ³ as meninas amadurecem ao longo da narrativa, mas os meninos tambĂ©m tem que enfrentar a realidade nada agradĂ¡vel que o destino vai desenhar para cada um.

Milhões de perguntas vĂ£o surgindo no decorrer da histĂ³ria, e as respostas vĂ£o sendo dadas gradualmente. MistĂ©rios, reviravoltas, golpes e truques acontecem o tempo todo. Sem contar o toque de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica que Ă© dado pela explicaĂ§Ă£o sobre viagens no tempo e como elas supostamente funcionariam. Apaixonante!!!

Senti falta apenas de um pouco mais sobre o mundo em que os nossos protagonistas vivem. Acredito em Em e Finn quando eles falam sobre o inferno que o mundo deles se tornou depois da criaĂ§Ă£o de Cassandra, mas acredito que um pouco mais de fatos e situações daria mais credibilidade Ă  histĂ³ria e mataria a minha curiosidade. Mas isso em nada compromete a histĂ³ria.

“Coloco uma mĂ£o na parede para me estabilizar. NĂ£o Ă© verdade; nĂ£o estou bem. Fui pega pela gravidade de James Shaw de novo, meu mundo sempre gira em torno dele e, desta vez, quanto mais me aproximo dele, mais enjoada me sinto. Deveria haver um aliviou atĂ© mesmo um tipo de satisfaĂ§Ă£o vingativa em encerrar a vida dele e acabar com Cassandra para sempre, mas nĂ£o posso deixar de pensar nele deitado ao lado de Marina, segurando a mĂ£o dela na sua, e isso me assusta. E se eu estragar tudo de novo? Quantas pessoas vĂ£o sofrer por causa da minha fraqueza?”

Dessa vez, ouso dizer que Ă© uma pena que a histĂ³ria se passa em um livro Ăºnica. Queria mais!!!


Recomendado para os amantes da distopia, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, viagens no tempo, mas tambĂ©m para os amantes de um bom romance adolescente. 

Assista ao book trailler:



23 comentĂ¡rios

  1. Oi, Drica! Todos os Nossos Ontens parece ser Ă³timo, principalmente por ser uma distopia, meu gĂªnero preferido. E essa tem tudo para me conquistar, como a viagem no tempo, personagens Ăºnicos e bem construĂ­dos e a ficĂ§Ă£o cientĂ­fica que deixa a histĂ³ria mais intrigante e inesquecĂ­vel.
    Depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais empolgada para começar a leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adoro distopias!!! E essa vale muito Ă  pena mesmo, tem um final inusitado.

      Excluir
  2. Ai Drica! Como nĂ£o querer ler esse livro depois dessa resenha? Amo distopias e atĂ© agora tenho tido muita sorte com as que li, pois sĂ£o maravilhosas, e se esse livro Ă© tudo isso que vocĂª falou, jĂ¡ sei que vou amar. É tĂ£o bom quando terminamos a leitura e queremos mais, isso significa o quanto o livro Ă© bom. Fico muito feliz em saber que tem bastante mistĂ©rio, aĂ§Ă£o e que os personagens sĂ£o bem construĂ­dos. JĂ¡ adicionada a minha lista.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© mesmo muito bom, me surpreendeu! E recomendo para os fĂ£s de distopia e ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, tem umas partes tĂ©cnicas muito interessantes!

      Excluir
  3. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei, Ă© um livro Ăºnico? Isso Ă© raro! Vou ser sincera, nĂ£o sou mto fĂ£ de distopias e tbm nĂ£o sou mto fĂ£ de sĂ©ries, atĂ© gosto daquelas que nĂ£o tem uma sequencia que os personagens nĂ£o sĂ£o ligados, e saber que essa nĂ£o Ă© assim me dĂ¡ atĂ© vontade de ler, sempre dou uma chance para uma distopia, msm nĂ£o sendo meu gĂªnero favorito e com certeza darei para essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro Ăºnico mas que merecia continuaĂ§Ă£o, Samantha, pq a histĂ³ria Ă© muito boa!

      Excluir
  5. Uma distopia de volume Ăºnico, bem diferente. Gostei da premissa do livro de explorar viagens no tempo e sua consequĂªncia. O fato de ele nĂ£o explicar muito bem o mundo em que os personagens vivem, me deixou meia intrigada, porque li 'Estilhaça-me', tambĂ©m uma distopia e o fato de a autora nĂ£o explicar o que aconteceu no mundo nĂ£o me agradou nenhum pouco. TambĂ©m nĂ£o gostei desse book trailer, sĂ³ por ele eu nĂ£o daria nada nesse livro. Enfim, Ă© uma dica de leitura bem legal, gostei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O book trailler nĂ£o consegue mostrar o quanto a histĂ³ria Ă© boa! Deixa muito a desejar!
      ADORO Estilhaça-me, mas nele nĂ£o senti falta de que me explicassem o universo, nĂ£o!

      Excluir
  6. Oi Drica, esse livro parece ser incrĂ­vel sĂ³ a sinopse Ă© super interessante voltar no tempo e decidir o seu futuro eu estou doida pra ler esse livro e vocĂª fez uma resenha incrĂ­vel bjs.

    ResponderExcluir
  7. No começo, nĂ£o entendi muito a premissa do livro, mas essa resenha esclareceu minhas dĂºvidas e me fez ficar ainda mais ansioso para lĂª-lo. Adoro distopias com ficĂ§Ă£o cientĂ­fica e viagem no tempo, parece ser diferente de tudo que jĂ¡ li. O enredo e desenvolvimento parecem ser super bem escritos e construĂ­dos. O post estĂ¡ Ă³timo.
    Abraços :)
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa e a sinopse. O gĂªnero nĂ£o Ă© novo, mas, a proposta, pra mim, Ă©. SĂ³ tenho medo de me perder na leitura devido a essas narrativas entre passado e presente.
    Enfim, gostei tanto da sua resenha que pretendo ler a histĂ³ria o quanto antes... ParabĂ©ns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta p mim tb foi nova, pelo menos em livros. NĂ£o tem como se perder, vc vai ver. O nome dos personagens ajuda muito.
      Obrigada!

      Excluir
  9. Adoro esse gĂªnero e viagens no tempo. Li muitas resenhas sobre ele e quero muito poder ler o livro! Acho bem legal esse tipo de narrativa (apesar de me irritar Ă¡s vezes, porque quando esta na melhor parte.. muda). Me segurando pra nĂ£o comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Drica!
    Tive oportunidade de ler esse livro e Ă© maravilhoso!
    AlĂ©m de gostar de distopias, aqui que fala de viagem no tempo Ă© o que mais me interessou, principalmente porque achei a explicaĂ§Ă£o bem aceitĂ¡vel para que as viagens acontecessem.
    “A dĂºvida Ă© o princĂ­pio da sabedoria.” (AristĂ³teles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, sĂ£o 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  11. A principio me interesse por Todos os nossos ontens por abordar um tema que eu gosto muito: Viagens no tempo, depois que eu soube que era distopia, amei.
    gostei bastante da resenha, com certeza um livro bem interessante e que eu nĂ£o vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Assim que li a sinopse de Todos os nossos ontens me apaixonei pela historia ela e recheada de elementos que gosto principalmente viagem no tema e parece ser bem misteriosa o que me deixou muito curiosa e esse livro jĂ¡ estĂ¡ na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  13. Adoro distopias e viagens no tempo.
    A capa deste livro Ă© muito show tb.
    Agora que li sua resenha quero mais ler este livro...
    e se merece continuaĂ§Ă£o, puxa, deve ser bom mesmo.
    gostei como a viagem no tempo Ă© abordada, bem distĂ³pica mesmo. Como forma de opressĂ£o.
    Ai, Drica, eu quero esse livro jĂ¡Ă¡Ă¡!

    ResponderExcluir
  14. Olha, que interessante. Uma distopia com uma premissa diferente. Gostei do fato de ter viagem no tempo. Geralmente histĂ³rias com viagens no tempo sĂ£o um pouco confusas, mas Ă© muito bom quando o autor domina a trama e nos dĂ¡ uma explicaĂ§Ă£o depois. Vou adicionar na minha lista para dĂ¡ uma conferida.
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!