Lendo com a Dani: Uma Longa Queda, Nick Hornby

Quatro personagens sem nada em comum, a nĂ£o ser a vontade de botar um ponto-final em suas vidas, se encontram no alto de um prĂ©dio em Londres, na noite de Ano-Novo. Tomados pelo impulso solidĂ¡rio de nĂ£o permitir que os outros se atirem, os dois homens e as duas mulheres acabam adiando a decisĂ£o de morrer e formam um peculiar grupo de apoio Ă  vida.

Mas o pacto de sobrevivĂªncia Ă© descoberto pela imprensa local, que se regozija com a histĂ³ria pouco convincente de que naquela noite o apresentador de tevĂª Martin Sharp e seus amigos receberam a visita de um anjo que lhes convenceu a nĂ£o pular. O que o pĂºblico nĂ£o sabe Ă© que a histĂ³ria fantasiosa foi inventada como parte dos planos de sobrevivĂªncia criados pelos quatro, que, imbuĂ­dos da tarefa de se manterem vivos atĂ© pelo menos o Dia dos Namorados — outra data bastante requisitada para suicĂ­dios —, tĂªm como objetivo apenas tornar a vida mais divertida atĂ© o prĂ³ximo compromisso.

Utilizando os recursos narrativos que consagraram seus livros anteriores, Nick Hornby emprega em Uma longa queda o humor autodepreciativo e as referĂªncias Ă  cultura pop, mas prepara uma surpresa para os leitores ao tratar de temas tĂ£o polĂªmicos como o suicĂ­dio, a pedofilia, o abandono afetivo da famĂ­lia e a incapacidade mental. Tidos como especialidades da ciĂªncia ou material para a literatura de autoajuda, os abismos psĂ­quicos e sociais surgem no livro em sua forma mais evidente e humanizada, como histĂ³rias vividas por pessoas comuns — e que por isso mesmo nĂ£o escapam de um certo ridĂ­culo da experiĂªncia do dia a dia.

Uma Longa Queda (A Long Way Down)

Autor: Nick Hornby

Companhia das Letras (2014)

336 pĂ¡ginas



Um livro escolhido ao acaso, nĂ£o estava na fila imediata, porĂ©m queria algo rĂ¡pido de ler e senti que teria o clima certo para a Ă©poca do Carnaval.

Com exceĂ§Ă£o de que no carnaval o Ă­ndice de suicĂ­dios nĂ£o Ă© tĂ£o alto quanto o autor diz ser na noite de Ano Novo. Ao menos eu penso que sim...

Topper's House é um prédio bem escolhido por suicidas quando decidem colocar um ponto final em sua vida.

A trama ocorre em Londres, porĂ©m o edifĂ­cio mencionado, nĂ£o existe. No entanto temos vislumbres de pontos conhecidos como a Ă­conica roda gigante Big Eye.


Nick Hornby nos apresenta de maneira irreverente aos quatro personagens.

Por meio de Maureen que ao chegar no telhado avista alguém disposto ao mesmo ato, e que pode lhe ser de grande ajuda.

Esse alguĂ©m Ă© ninguĂ©m menos que Martin Sharp... ex-apresentador de TV que se envolveu num assunto para lĂ¡ de delicado e agora estĂ¡ cheio de lidar com as consequĂªncias.

Enquanto eles conversam surge uma adolescente maluca que os faz impedi-la de agir e vocĂªs precisam ler, pois esta e uma das melhores cenas do livro.

Jess Ă© jovem, estĂ¡ aborrecida, por um motivo a meu ver banal, mas para sua mente jovem Ă© o fim do mundo. Se bem que... 

NĂ£o podemos nem devemos julgar as pessoas assim que batemos os olhos nela.

E por Ăºltimo o carismĂ¡tico JJ, um americano que estĂ¡ saturado de seus dias de entregador de pizza, adora ler e nĂ£o queria mesmo estar ali com aqueles trĂªs.

Se com esse breve vislumbre vocĂª nĂ£o estiver se coçando para ler... bem, eu falhei.

A narrativa Ă© de extremo bom humor, nĂ£o pastelĂ£o, porĂ©m varia de sarcasmo Ă  hilĂ¡rio.

Nick Hornby nĂ£o entrega quem sĂ£o os mocinhos de bandeja, Ă© preciso que vocĂª acompanhe a trama bem atento e junte os pedaços.

Os momentos nos quais os trĂªs tentavam nĂ£o ofender a Maureen... ah gente, leiam e vamos conversar! Eu precisooo.

O importante Ă© que sĂ£o quatro perfis psicolĂ³gicos diferentes, com atitudes diversas, mas que ainda assim conseguiram se entender e apoiar.

No fim da leitura estava tĂ£o envolvida pelo quarteto que estou numa ressaca literĂ¡ria.

A narrativa Ă© separada em trĂªs partes. NĂ£o sei dizer de qual gostei mais, porĂ©m o certo Ă© que o conjunto valeu muito a leitura.

Leia este livro de mente aberta e tente nĂ£o deixar as primeiras impressões dominarem vocĂª. EntĂ£o muito provavelmente vocĂª irĂ¡ se apaixonar pela trama, por seus personagens e por suas lições.

O melhor de tudo Ă© que a revisĂ£o estĂ¡ perfeita e quando hĂ¡ mudança de POV Ă© bem distinta, nĂ£o nos perdemos.


Ps.: Descobri que tem um filme!!! Ainda nĂ£o consegui ver, portanto nĂ£o sei quanto do livro foi preservado.







Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!