Resenha da Vic: O Que Há de Estranho em Mim, Gayle Forman - @Arqueiro

Titulo: O Que Há de Estranho em Mim

Autor(a): Gayle Forman

Editora: Arqueiro

Páginas: 224

Sinopse:
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.



Britt perdeu a mãe de uma forma bem traumática. Diagnosticada com esquizofrenia, ela viu a relação dos pais mudarem totalmente com o avanço da doença da mãe. Uma internação seria o melhor no caso dela, mas o pai de Britt não conseguiu fazer isso, no que resultou no desaparecimento e a mudança drástica da sua vida.

Seu pai vendeu o café da família, migrou para outro emprego, se casou novamente e tem um novo filho.

E isso tudo na cabeça dela toma proporções muito maiores, e acaba que não existe mais um relacionamento saudável, e a madrasta acaba sendo a causa de todos os acontecimentos drásticos da face da terra.

"'Sempre dance conforme a sua própria música', era o que mamãe costumava dizer para mim. E era assim que ela levava sua vida também. Portanto, eu não saí dos trilhos. Apenas escolhi trilhos diferentes."


Britt está chateada porque vai ter que trocar o show da sua banda predileta por uma viagem em família ao Grand Canyon. O que ela não sabia era que o seu pai a estava levando para o Centro de Tratamento Residencial Red Rock.

Red Rock é uma escola para garotas com problemas. Só que o termo 'escola' é somente uma farsa para esconder todos os métodos agressivos possíveis que eles usam, e todos os abusos e constrangimentos pelos quais eles fazem as meninas passarem.

São seis níveis/etapas do tratamento, e no que Britt está ela ficará trancada com um material de estudo no quarto, sem nem puder fazer algumas práticas de higiene.

É claro que no meio de tanto terror e absurdo, Britt conhece outras garotas, que acabam se unindo e buscando apoio uma nas outras.

"O que cada um de nós havia feito para estar ali? Cassie gostava de meninas mais do que achavam que deveria. Bebe gostava de meninos mais do que deveria. V pensava na morte mais do que deveria. E eu? Por que é que estava ali? Porque era mais parecida com a minha mãe do que deveria? Porque assustava meu pai mais do que deveria?"

Em meio ao acontecimento que instigam as meninas acabarem com a farsa do Red Rock, elas tem que se unir e se manterem lúcidas em meio ao caos e as atrocidades.

Gayle Forman mais uma vez nos surpreende com tanta verdade nas palavras. Uma leitura forte, intensa, fluida e reveladora. Ela trouxe a verdade de várias clinicas que existem no mundo, trazendo a tona toda a revolta do leitor com as injustiças cometidas nesses lugares que 'ninguém' sabe.

Cada personagem, cada menina tem uma história muita intensa que é abordada no livro. Se envolver com os sentimentos da Britt é o ponto alto da história, o que faz a leitura ficar tão interessante.

Leitura recomenda para todas idades, tema gostoso que te faz refletir, pesquisar mais sobre e se perguntar: Quantas pessoas ainda sofrem com isso? Quantas já sofreram?

É Gayle Forman, se a ideia era transmitir essa sensação para os leitores, você conseguiu! <3

"Os monstros estão por todo lado,
Só que a gente olha e não vê
Não têm garras, não têm dentes afiados,
Parecem comigo e com você."




8 comentários

  1. Olá!
    Li apenas um livro do Gayle Forman e me conquistou com a sua escrita!
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia ao certo do que se tratava. E pela sua resenha o assunto é forte!
    Quero ler...pois acredito que esses locais não ajudam em nada, as pessoas que trabalham lá, acabam sendo mais problemáticas do que os próprios pacientes!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra.
      Também só tinha lido um da GAYLE, que aliás foi Se eu ficar, e adorei! A escrita dela é maravilhosa, não pensei nem duas vezes na hora de escolher o livro...
      O livro nos abre os olhos para uma realidade bem cruel.
      Leia!
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  2. Oi Vic, gosto muito da forma como a Gayle nos envolve em seus enredos. Este eu ainda não li, e apesar de ter interesse, não seria uma leitura para já.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      Se você já conhece a escrita da Gayle, garanto que irá amar. Apesar que este livro segue outra linha, nada de romance, pelo menos não é o foco... rs
      Leia, sim!
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  3. O livro parece ser diferente de tudo que li, com um tema polêmico que, ao mesmo tempo, é importantíssimo de ser discutido. Fiquei bem curioso com a temática e a autora parece desenvolver muito bem! Nunca li nada da Gayle, mas quero fazê-lo o quanto antes. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan!
      Não perca tempo e leia O que há de estranho em Mim. Recomendo ler também outros da Gayle, como Se eu ficar/Para onde ela foi, garanto que irá gostar.
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  4. Oi!
    Gostei muito desse livro, quando vi ele no lançamento não me interessei muito mas lendo a resenha a historia me conquistou, mesmo tendo um tema bem forte parece que a Gayle Forman conseguiu desenvolver muito bem me deixando curiosa e esse é um livro que irei ler !!

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é perfeita e ideal para todo conteúdo do livro, pois não foge nem um pouco da realidade da história. Esse livro jà vou comprar quando eu for a livraria.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!