Leitura da Drica: Jovens de Elite, Marie Lu - @Rocco

Jovens de Elite # 1
Autora: Marie Lu
Ano: 2016

PĂ¡ginas: 304
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse:Bestseller do The New York Times com excelente repercussĂ£o entre pĂºblico e crĂ­tica, Jovens de Elite Ă© o primeiro de uma sĂ©rie de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles estĂ¡ Adelina, que, apĂ³s se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de herĂ³is, por outros como seres com poderes demonĂ­acos. HeroĂ­na ou vilĂ£? Num mundo perigoso no qual magia e polĂ­tica se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coraĂ§Ă£o. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite Ă© o inĂ­cio de uma saga arrebatadora. Perfeita para fĂ£s de histĂ³rias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.

"Alguns nos odeiam, pensam que somos fora da lei a serem pendurados na forca. Alguns nos temem, pensam que somos demĂ´nios a serem queimados na fogueira. Alguns nos adoram, pensam que somos filhos dos deuses. Mas todos nos conhecem. - Fonte desconhecida sobre os Jovens de Elite."



Nem tinha lido a sinopse e jĂ¡ queria esse livro por ser da Marie Lu.

Vamos ver a histĂ³ria atravĂ©s dos olhos de Adelina Amouteru, nossa protagonista. Que se passa em um futuro distopico com caracterĂ­sticas medievais como inquisiĂ§Ă£o, fogueira e apĂ³s o mundo ter sido assolado por uma febre, chamada Febre de sangue, que matou muitos e deixou sequelas em outros tantos. Quais sequelas? Poderes inexplicĂ¡veis e Ăºnicos.

Adelina Ă© a filha mais velha de uma famĂ­lia de comerciantes. Ela e sua irmĂ£ tiveram a doença e sobreviveram, mas sua mĂ£e morreu. Foram criadas pelo pai ganancioso e insensĂ­vel, cujo Ăºnico desejo era conseguir um dote com o casamento das filhas e se reerguer, jĂ¡ que a febre os tinha arruinado. Sua irmĂ£ nĂ£o teve sequelas. Mas Adelina perdeu um olho, tem o cabelo prateado e vĂ¡rias cicatrizes, o que Ă© um problema para encontrar um marido. Por isso Ă© vĂ­tima dos maus tratos do pai, que acredita poder despertar algum poder e conseguir algum lucro com isso, nem que seja para entregar ao palĂ¡cio, que caça os mallfettos.


Ao ver o pai a negociar para ser amante de um rico negociante, Adelina consegue fugir, mas Ă© presa pela InquisiĂ§Ă£o Real, acusada da morte do pai. Em um momento de desespero descobre que Ă© capaz de criar ilusões, fĂ­sicas ou imaginarias.

Condenada a morrer queimada, Adelina Ă© resgatada pelos Jovens de Elite, um grupo de vĂ­timas da febre com poderes extraordinĂ¡rios que formam a Sociedade dos Punhais.

"Eu sou Adelina Amouteru. NĂ£o pertenço a ninguĂ©m. Esta noite, juro me erguer acima de tudo o que vocĂª ensinou. Vou me tornar uma força que este mundo nunca conheceu. Terei tanto poder que ninguĂ©m ousarĂ¡ me machucar de novo."

A partir daĂ­, Adelina se junto ao grupo contra o governo opressor que caça os malffettos. Parece lugar comum? Mas nĂ£o Ă©!!! Marie Lu trata de assuntos bem delicados com maestria.

O livro Ă© narrado alternadamente por Adelina, por Rafaelle, integrante da Sociedade do Punhal que se torna o melhor amigo de Adelina, e por Teren, lĂ­der da InquisiĂ§Ă£o. Isso nos proporciona uma visĂ£o geral de toda a situaĂ§Ă£o de ambos os lados.

Seus personagens sĂ£o o ponto forte da narraĂ§Ă£o e Ă© o que embasa a histĂ³ria.  Adelina nĂ£o Ă© uma mocinha. Na verdade, o que a move sĂ£o desejos sombrios como Ă³dio e vingança, terror e medo Ă© o que desperta os seus poderes. Absolutamente instĂ¡vel, nunca sabemos qual serĂ¡ a sua prĂ³xima atitude. Adelina e uma feminista! Se recusa a ser manipulada por qualquer homes, seja o seu pai, o lĂ­der da Sociedade do Punhal ou o lĂ­der da InquisiĂ§Ă£o.

Enzo, o lĂ­der da Sociedade do Punhal, quer apenas ser reconhecido, nĂ£o aceita a rejeiĂ§Ă£o que lhe foi imposta. E Teren, o lĂ­der Inquisidor, se vĂª como um verdadeiro Messias, acredita que tem a missĂ£o de livrar o mundo dos mallfettos, seus iguais.

"A paixĂ£o Ă© brilhante e quente... mas tambĂ©m tem um lado sombrio. Ela se liga ao medo. Nossos corações se enchem de pavor Ă  ideia de ver aqueles que amamos sendo feridos, nĂ£o Ă©? NĂ£o se pode amar sem ter medo. Os dois coexistem."

Cheios de segredos revelados gradualmente e algumas reviravoltas, Jovens de Elite ainda me deixou com a sensaĂ§Ă£o de estar faltando alguma coisa... Talvez o segundo livro me prenda de verdade.


Ainda assim recomendo para todos os que gostam de uma boa luta, uma boa aventura, personagens fortes e sombrios e uma boa guerra contra um governo opressor. 


13 comentĂ¡rios

  1. Oi Drica :)
    Eu e minha mania de julgar alguns livros pela capa... Antes mesmo de ler a sinopse jĂ¡ tinha descartado a idĂ©ia de ler, mas depois de ler sua resenha, me conquistou.
    Tenho certeza de que vou amar Adelina, gosto quando as personagens femininas sĂ£o fortes e nĂ£o aceitam o que Ă© imposto como regrar a ela, principalmente no caso da histĂ³ria; e outra curiosidade minha Ă© saber mais sobre os poderes inexplicĂ¡veis dos que passaram pela febre. Entrou pros desejados!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai adorar a Adelina! Ela Ă© uma feminista, mesmo sem saber que Ă©!

      Excluir
  2. Oi Drica, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha.
    Eu particularmente nĂ£o gostei muito da trilogia Legend porque achei que toda a histĂ³ria aconteceu rĂ¡pida demais e que boa parte das grandes descobertas jĂ¡ eram informadas, deixando pouco espaço para o leitor se envolver.
    Talvez esse livro por ter a questĂ£o da protagonista ser instĂ¡vel me prenda e me traga uma sensaĂ§Ă£o de "surpresa", digamos assim.
    Sobre a personagem ser feminista, achei muito legal! SĂ³ vale ressaltar que o feminismo nĂ£o Ă© sĂ³ no caso da mulher ser contra o controle dos homens e sim de homens e mulheres que sĂ£o contra os rĂ³tulos que a sociedade insiste em pregar para o mundo.
    ParabĂ©ns pela resenha e atĂ© a prĂ³xima!

    Beijos.

    http://princesasdabad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda nĂ£o tive a oportunidade de ler nada dessa escritora o que nĂ£o Ă© por falta de tentativa porque sempre participo de promoções desse livro, tenho amigos que falam muito bem desse livro e com a sua resenha minha vontade de lĂª-lo Ă© maior ainda. Sempre gostei da ideia da a mocinha seguir em frente por esse desejo sombrio pois nĂ£o se ver em todo livro. Acho que vai ser uma leitura interessante e obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Sou simplismente completamente apaixonada por essa autora đŸ’™đŸ’™
    Li a trilogia Legend e fiquei arrebatada tanto com a histĂ³ria, com os personagens quanto com a escrita da autora. Ela conseguiu fazer com que eu me envolvesse de um jeito, que a cada cena bombĂ¡stica que acontecia eu chorava! E tenho certeza de que ela vai me fazer passar novamente pela enchurrada de emoções com qualquer livro que lançar. Esse em especial nĂ£o estĂ¡ me deixando dormir de tanto que o quero. AtĂ© hoje, todos os livros que leio sĂ£o com os mocinhos e nĂ£o com os vilões, e esse tenho certeza de que irei amar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, Jovens de Elite tem o mesmo ritmo louco de Legend. Vc vai gostar sim!

      Excluir
  5. Caramba, me deu uma vontade gigante de ler este livro, de verdade. Tenho os outros 3 livros da Marie Lu, mesmo nĂ£o tendo os lido, sei que sĂ£o bons livros. Mas esse foi o que mais me interessou. Amo livros onde as protagonistas nĂ£o sĂ£o mocinhas, e nĂ£o tem nada de muito boazinha. Sendo feminista entĂ£o, sendo a dona das suas atitudes e decisões, Ă© mais um ponto que me encorajou a lĂª-lo. Com certeza entrou para a minha lista.

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡ Drica!!!
    Assim eu achei a capa linda, a sinopse maravilhosa e a sua resenha espetacular.
    Eu gosto de mocinhas fortes e que sĂ£o capazes de muita coisa, porĂ©m esse livro nĂ£o Ă© um enredo que leia muito mas acaba por despertar uma curiosidade.
    É interessante ver na sinopse isso de vilões dignos de Star Wars e X-Men que sĂ£o sagas que adoro, realmente esse livro entra nesse quesito??
    Quem sabe eu dĂª uma chance ao livro, pois realmente sua resenha acabou por me deixar bastante intrigada :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Drica.
    Adorei saber sobre esse livro. Terminei de ler a trilogia Legend e AMEI a escrita da Marie Lu. SĂ³ por saber que essa sĂ©rie Ă© dela, jĂ¡ fiquei com vontade de lĂª-la.
    Achei a sinopse bem interessante. Um misto de Legend com Estilhaça-me talvez (por causa dos poderes).
    Que pena que o livro nĂ£o te prendeu tanto. Espero que o segundo seja melhor!
    JĂ¡ coloquei na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, adorei a comparaĂ§Ă£o q vc fez! É isso mesmo! Um misto de Legend com Incendeia-me!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!