Lendo com a Dani: A garota italiana, Lucinda Riley - @Arqueiro

Uma inesquecĂ­vel histĂ³ria de amor, traiĂ§Ă£o, paixĂ£o, obsessĂ£o e mĂºsica.
Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensĂ£o no mundo da Ă³pera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lĂ­rico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo nĂ£o sĂ³ o palco como tambĂ©m o mesmo destino.
Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetĂ³ria de Rosanna, desde os bairros pobres de NĂ¡poles atĂ© os teatros mais glamourosos do planeta, trazendo Ă  tona, com sua prosa inconfundĂ­vel, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.

A garota italiana (Aria)
Autora: Lucinda Riley
Editora Arqueiro (2016)
464 pĂ¡ginas


A garota italiana, ou originalmente: Aria, foi o primeiro livro da autora a ser publicado, e por ideia dos seus editores teve uma nova publicaĂ§Ă£o.

SĂ³ posso dizer: "Obrigada editores/agentes literĂ¡rios da Lucinda Riley!"

Esse livro merecia emergir da poeira do sĂ³tĂ£o dela com toda certeza.
Aria foi publicado em 1996 sob a assinatura de Lucinda Edmonds e, recentemente, como a autora conta no inĂ­cio do livro, houve interesse de seus agentes/editores de reviver suas obras iniciais.

Modesta como Ă©, ela ainda pede desculpas por ter sido um dos primeiros, e eu digo: "Lucinda Riley desde a primeira publicaĂ§Ă£o vocĂª Ă© perfeita no que faz. Ser escritora Ă© o seu destino e ler seus livros, o meu."

Para esse relançamento, a autora releu tudo e fez algumas alterações para deixar a obra mais atual.

A garota italiana retrata a histĂ³ria de Rosanna Menici no ano de 1966, com seus dez para onze anos. Uma garota ofuscada pela beleza da irmĂ£ mais velha e que possui uma linda voz. 

A famĂ­lia de Rosanna Ă© bem como vemos nos filmes: barulhentos, festivos, amorosos, intensos. Marco Ă© centrado em seu trabalho, manejando as massas de pizza e dando ordens. Antonia por sua vez Ă© agitada e carinhosa.

Mas da famĂ­lia Mecini meu favorito Ă© Luca, um rapaz gentil, educado, tĂ£o amoroso e compreensivo. O irmĂ£o que todos iriam amar ter: estĂ¡ sempre pronto a ouvir e ajudar.

Carlota, por sua vez, soou frĂ­vola demais, preocupada com seus encantos e interessada apenas em si.

Rosanna estĂ¡ acostumada a ser deixada Ă¡ sombra de Carlota, mas isso muda no dia em que Roberto Rossini vai Ă¡ festa dos pais no restaurante da famĂ­lia Menici e ouve a garota cantar Ave Maria. Diante da pureza daquela voz o cantor esquece atĂ© de olhar para Carlota.

DaĂ­ surge o amor de Rossana por Roberto, um homem mais velho que ela dezessete anos. Ouvindo o conselho de Roberto, a garota sonha que um dia poderĂ¡ cantar a seu lado se tiver aulas para modular sua voz e treinar bastante.

É entĂ£o que Luca surge como o anjo dela, como os pais nĂ£o acreditam que a irmĂ£ tem potencial, ele dĂ¡ um jeito.

E eu queria abraçar o Luca por isso, por tanto amor e empenho.

O livro dĂ¡ umas avançadas no tempo de maneira moderada e sem que nos deixe perdidos.

VocĂªs precisam ler para ver como Luca e Rosanna conseguem chegar atĂ© Luigi, que serĂ¡ professor dela.

Depois disso ocorrem situações que afetam bastante a famĂ­lia Menici, mas sĂ£o ocultadas de Rosanna por ser jovem demais, ela sofre uma perda tĂ£o perto de conseguir ingressar na famosa Escola de MĂºsica do Scala. E o quesito famĂ­lia estĂ¡ sempre presente nas decisões, nos medos, nos desejos. Uma base tĂ£o sĂ³lida e bonita de acompanhar.

Roberto Rossini Ă© um canalha egocĂªntrico, um Don Juan que nĂ£o quer relacionamentos e deixa sua ambiĂ§Ă£o subir a cabeça ao ponto de relegar sua famĂ­lia. Ao longo dos anos Rosanna acompanha a carreira dele enquanto batalha pela sua. E quando o destino os coloca lado a lado, o inevitĂ¡vel acontece.

Lucinda colocou tanto sentimento, tantas mudanças e reviravoltas que a cada minuto temia e ansiava pela prĂ³xima linha, a nova virada de pĂ¡gina.

Adorei os personagens bem construĂ­dos, com carĂ¡ter tĂ£o bem definido que tornou fĂ¡cil aceitar suas atitudes, seus erros, suas fraquezas.

Amei a Abbi, que estuda com a Rosanna e acaba apaixonada pelo Luca, o relacionamento deles me deixou tĂ£o enervada, e vocĂªs sĂ³ entenderĂ£o apĂ³s ler, nĂ£o posso contar.

Mas digo, com sinceridade, que torci mais por eles do que pelo casal principal.

A garota italiana Ă© intenso como o povo italiano, tem amor ao extremo, tem decepções, tem segredos e frustrações, tem culpa e perdĂ£o.

É um romance pungente, que vai extrair o melhor e o pior de cada um dos mocinhos, com vilões que irĂ£o deixar seus cabelos arrepiados diante do que podem fazer.

Antes dos pulos no tempo tem trechos da carta que Rosanna estĂ¡ escrevendo para Nico e servem como uma introduĂ§Ă£o Ă¡s mudanças que podem ocorrer naquele trecho. Ficou muito bom, e ajudou bastante a me situar durante a leitura.

Li rapidamente e desejo de coraĂ§Ă£o que o Luca tenha um livro para si, mas isso nĂ£o passa de um devaneio meu, atĂ© porque nĂ£o hĂ¡ pontas soltas.

Leiam e preparem-se para um carrossel de emoções com lindos cenĂ¡rios.

Um livro que vai fazer vocĂª questionar qual o limite entre o amor e a obsessĂ£o? 



14 comentĂ¡rios

  1. nĂ£o acredito, vocĂª jĂ¡ leu?! TĂ´ louca para ler... ainnn quero.
    Acho a Lucinda uma escritora fabulosa... romancista de primeira, atĂ© mais do que algumas que sĂ£o bem mais destacadas que ela... Espero que muita gente possa ler Lucinda Riley...
    Esse livro tĂ¡ uma fofura...eu preciso ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, meninaaaa eu li tĂ£o rĂ¡pido que nem deu para coletar umas citações legais. kkkk
      Lucinda é maravilhosa é minha autora favorita. Devoro tudo. Também espero que mais pessoas conheçam o trabalho dela.
      Obrigada.

      Excluir
  2. da primeira vez que eu vi falar desse livro e deixei passar.
    mas confesso que agora com a sua resenha eu fiquei curiosa, achei interessante saber que as descrições da autora sĂ£o intensa e a familia dela Ă© bem italiana
    tvz eu dĂª uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, menina com a Lucinda nĂ£o tem talvez... se joga que nĂ£o tem erro!!!
      Espero que leia e volte para contar o que achou!
      Obrigada.

      Excluir
  3. SĂ³ li uma livro da Lucinda e tenho um na fila. Me decepcionei com a autora, gente era tanto desencontro que eu queria jogar o livro longe. rsrsrsrs Mas gostei da escrita dela. kkkkkkkkk
    Esse livro em particular tenho um pouco de medo. Pois foi o primeiro e uma blogueira que acompanho e tem o mesmo gosto que eu achou que a autora pecou em algumas coisas. Mas sĂ³ agora estou sabendo que esse Ă© o primeiro livro que ela escreveu entĂ£o dĂ¡ para compreender.
    Eu quero ler mais livro da Lucinda, mas esse nĂ£o Ă© uma prioridade no momento. Que bom que para vocĂª a autora nĂ£o desapontou.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiana que triste vc ter se decepcionado. Eu gostei bastante deste livro, embora o casal principal nĂ£o seja o motivo mais forte.
      Obrigada.

      Excluir
  4. OlĂ¡!
    Nunca li nada da autora. NĂ£o Ă© muito o estilo de leitura que eu goste, mas lendo sua resenha tĂ£o positiva sobre a obra, talvez venha a adar uma chance a leitura, se tiver oportunidade. A capa estĂ¡ bonita e sua resenha, Ă³tima. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MĂ¡rcia este Ă© um livro para quem nĂ£o quer apenas flores. A Lucinda adora intercalar passado e presente e isso me encanta.
      Obrigada.

      Excluir
  5. NĂ£o li nenhum livro da autora, mas pela resenha e pontos positivos tenha certeza que irei amar! Principalmente pela autora conseguir manter os traços italianos e nĂ£o deixar pontas soltas, que sĂ£o aspectos que gosto bastante, espero ler o livro e que seja uma leitura agradĂ¡vel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda esses italianos sĂ£o bem caprichados. Espero que te agrade a leitura.
      Obrigada.

      Excluir
  6. Oi!
    Ainda nĂ£o li nada da Lucinda Riley, mas estou com um livro dela para ler e lendo a resenha gostei muito desse livro que me conquistou, adorei a Rosanna que logo na resenha jĂ¡ estava torcendo por ela, estou bem curiosa para descobrir o que ira acontece com personagem e tambĂ©m adorei o Luca !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana espero que leia em breve e goste do estilo da Lucinda.
      Obg.

      Excluir
  7. Eu nĂ£o gosto de romances. Maaas sempre que eu vejo um livro da Lucinda meus olhos chegam a brilhar. Conheci a autora por A Rosa da Meia Noite (Ă© dela, nĂ©? ahahaha ando confundindo autores) e desde entĂ£o me apaixonei pela autora. Acho incrivel como ela consegue lida com passagem de tempo eamadurecimento de personagens e coisa assim. Espero poder acompanhar essa histĂ³ria logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, bem, os livros dela sĂ£o romance mas nĂ£o açucarados. Eu amooo A rosa da meia noite, Ă© dela sim e meu xodĂ³. :)
      Obg.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!