Resenha da Vic: 1 + 1 - A matemática do amor, Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos - @faroeditorial

1+1 – A Matemática do Amor

Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga

Editora: Faro Editorial

Páginas: 256

Ano: 2016

Sinopse:
Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?



1 + 1 – A Matemática do Amor, narra a história dos amigos inseparáveis Bernardo e Lucas. Eles são amigos desde que estavam na barriga da mãe deles, cresceram juntos e agora, mais do que nunca, precisam estar ainda mais unidos.


Bernardo, ou Bê, é o popular da escola. Além do Lucas, ele tem outros amigos no colégio e, principalmente, no time de futebol. E, apesar dele não se sentir confortável com relação a isso, os seus amigos não medem esforços para lhe jogar para todas as meninas da cidade.

Lucas é o poético. Enquanto Bernardo é apaixonado por números, ele é  amante da literatura e se dá muito bem com palavras. Ao contrário do Bê, Lucas só tem ele como amigo. Ele é mais quieto, mais contido, e não consegue se imaginar sem a amizade do Bernardo.

"- É como se você fosse a minha bússola - falei, num suspiro engasgado que logo se transformou em lágrimas. - Quando estou com você... parece que finalmente tenho uma direção."


Só que, nem tudo são flores, e o pai do Bernardo recebe uma proposta irrecusável para trabalhar em Portugal, e eles se dão conta que essas serão suas últimas férias juntos. Decidido a prolongar os momentos com o amigo, Lucas faz com que esses trinta dias restantes seja os melhores possíveis, fazendo com que, gradualmente, esses momentos sejam muito importantes para eles entenderem que o que sentem um pelo outro vai além da amizade.

1+1 é um livro delicado. Fofo, singelo... amável. É muito fácil amar esse livro e suspirar com ele. Lucas e Bernardo são dois personagens apaixonantes. Ver o crescimento deles durante o livro é muito especial. Antes de tudo, é um livro de descobertas e aceitação, de respeito e amor ao próximo.

Os personagens secundário são maravilhosos. A tia Sarah, que é a tia de Lucas, mas eu adoraria que fosse a minha rsrsrs, é tudo aquilo que eles precisavam para entender os sentimentos de um pelo outro. Os pais também de ambos, são essenciais. Fiquei imaginando se eles não fossem tão compreensivos com os filhos, o quanto difícil seria a caminhada deles.

“Nós éramos indivisíveis naquele momento.

E mesmo separados, jamais seriamos fração.
Mesmo as estrelas mais distantes fazem parte de um céu bonito.
Mesmo com um oceano entre nós... Isso não mudava em nada”.

Vale lembrar que o Bernardo foi criado pelo Vinicius, e o Lucas pelo Augusto, e a todo momento eu li associando os personagens a seus respectivos escritores fisicamente rsrsrs. Os autores foram maravilhosos no desenvolvimento da história dos meninos. A descoberta do amor, o primeiro beijo, aquele friozinho na barriga, tudo é descrito... e nada forçado, tudo foi acontecendo de forma leve e mais natural possível.

A diagramação do livro está impecável, como sempre. Desde a capa, que é belíssima por sinal, até as artes das folhas, cor, espessura. Eu adoro o trabalho da editora Faro!

O livro é intercalado com capítulos na visão do Bernardo e do Lucas, no qual conseguimos realmente entender melhor os sentimentos de ambos. Meus parabéns aos autores, eu  não imaginei que esse livro iria me ganhar tanto, e obrigada por colocar em palavras a causa LGBT de uma forma tão linda e verdadeira.

"Somos como o yin e o yang.Eu sou como o sol, o Lucas é a noite.Eu sou o achocolatado, o Lucas é o café.Eu sou do verão, o Lucas, do inverno.Eu sou da matemática, o Lucas, do português.Eu o ajudo a entender que 1 + 1 é igual a 2, mesmo que ele teime em afirmar que em alguns casos 1 + 1 pode vir a se tornar 1."
  • Para ler ouvindo:

Se tem uma coisa que eu AMO, é músicas que se encaixam com o livro. E os meninos foram geniais em usar alguns trechos de músicas em alguns capítulos. Porque sem dúvidas alguma, um bom livro e boas músicas, fazem um casamento perfeito!




‘’...Até parece que você já tinha
O meu manual de instruções
Porque você decifra os meus sonhos
Porque você sabe o que eu gostoE porque quando você me abraça
O mundo gira devagar...’’


"... Meu amor é teuMas dou-te mais uma vezMeu bemSaudade é pra quem tem...’’


"… Have you ever fed a lover with just your hands?Closed your eyes and trusted, just trusted?Have you ever thrown a fist full of glitter in the air?Have you ever looked fear in the face and said"I just don't care?...’’

"...Alguma vez você já alimentou um amor com apenas suas mãos?Já fechou os olhos e confiou, apenas confiou?Alguma vez você já atirou um punhado de brilho no ar?Alguma vez você já olhou o medo nos olhos e disse''Eu apenas não me importo''?...’’


"Amar alguém nunca é fácil; mas o mundo gosta de definições. O mundo precisa de definições, e ele cobra isso de você o tempo todo. Você precisa se enquadrar em padrões criados pra que as pessoas possam te definir. Mas está aí algo em que sempre penso: quer definição maior que um sentimento puro e verdadeiro?"





11 comentários

  1. Amei a resenha, de inicio já me interessei por ser um livro nacional, com uma capa maravilhosa e uma sinopse que me deixou curiosa, é bonito ver que hoje em dia o lançamento de livros que respeitem a amizade colorida entre dois homens é algo bem respeitado, gosto de livros que tratem com delicadeza e realidade do tema LGBT, por isso quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!

      1+1 tem todos os elementos para a gente se apaixonar de cara! E não decepciona em NADA, viu?

      Leia mesmo, livro fantástico.

      Beijos, Vic

      Excluir
  2. Oi.
    Já conhecia a premissa desse livro, apesar de ainda não ter lido. Está adicionado a minha lista, pois a mensagem dessa leitura é muito bonita. Além da capa estar linda! Quero muito ler. Amei as músicas acompanhando determinado capítulos. Perfeito! Ótima resenha, parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Márcia!

      A arte do livro é lindíssima mesmo. Se aventure nele porque vale muito a pena!

      Muito obrigada.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  3. Oi Vic,
    Tinha visto esse livro em algum lugar, mas nem sabia do que se tratava. Agora estou completamente pelo enredo e doidinha para ler. Os quotes que você colocou já me deixaram in love pela escrita do livro.
    Nunca li nada dos autores e gosto muito quando a parceria na escrita é feita dessa maneira de cada uma escrever as partes de cada personagem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. eu vi muitos comentários positivos sobre esse livro
    eu acho q nunca li nada assim, tenho medo de livros narrados por duas pessoas, mas como são dois autores deve ter ficado muito bom
    vc me deixou com ainda mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou vendo muitos comentários positivos sobre esse livro, ainda não li nada desses dois autores mas tem um livro dele na minha lista de leitura, gostei muito desse livro parece ser uma historia linda mas que trata de assuntos bem importantes e essa capa está linda !!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de em geral romances não fazerem muito o meu tipo, os romances lgbt tem chamado bastante minha atenção, e esse livro não foi exceção. Procuro uma oportunidade de le-lo desde o lançamento. Acho lindo esses romances meiguinhos hahaha E a proposito, adorei a trilha sonora. Não sei se combina com o livro, mas são ótimas musicas

    ResponderExcluir
  7. Primeiro tenho que dizer que o titulo não me chamou atenção, pois sinceramente não gosto de matematica, mas pelo que pude ver do seu ponto de vista o livro parece muito bom, e por ele ser bem curtinho eu com certeza daria uma chance a ele

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro!! A capa é bem chamativa e a premissa é bem interessante acho que esse ano ainda não li nenhum livro com esse tema!! Também gostei das músicas que são fantásticas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas positivas sobre o livro e os comentários divergem. Alguns gostam, outros não leriam e tem aqueles que podem ler mas não faz muito o gênero. Como ainda não li, tudo o que posso dizer é que sendo os protagonistas jovens, descobrindo o amor, (Ah! Amor), descobrem também as sensibilidades que o amor produz. Gostaria muito de ler e ver como esses dois jovens vão se desenvolver.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!