Leitura da Drica: O enterro das minhas ex, Gauthier - @Nemo

Alguma coisa nĂ£o estĂ¡ indo bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das outras garotas da sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensĂ£o sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se misturam. Enquanto cresce, Charlotte narra as relações que vive, desde as inocentes paixonites da infĂ¢ncia atĂ© o inĂ­cio da vida adulta. E, em um momento, ela entenderĂ¡ que sua confusĂ£o tem nome. A partir daĂ­, a garota desbrava um mundo desconhecido cheio de intolerĂ¢ncia, arrogĂ¢ncia e rejeiĂ§Ă£o, mas tambĂ©m repleto de liberdade.

O Enterro das Minhas Ex
Gauthier
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 160
Editora: Nemo

Agora que me aventurei pelo mundo das HQs, nĂ£o largo mais!

O Enterro das Minhas Ex Ă© um dos lançamentos da Nemo, de autoria da ilustradora Anne-Charlote Gauthier, mais conhecida como Gauthier, e traduĂ§Ă£o de Fernando Scheibe. 
Vamos conhecer a vida de Charlotte, uma prĂ©-adolescente muito fofa mas cheia de dĂºvidas e questionamentos como qualquer bom adolescente.

A HQ Ă© dividida em trĂªs partes, cada uma conta um determinado perĂ­odo da vida de Charlotte que se inicia em 1987 e vai atĂ© 1999. Cada perĂ­odo traz as incertezas pertinentes a cada idade e uma menina que foi marcante na vida de Charlotte e o desenrolar do seu relacionamento com essa menina.

Desde os anos iniciais de Charlotte, ela se sente estranha e diferente. Como qualquer adolescente, ela vive uma fase de descobertas, onde o mais comum Ă© a dĂºvida. Aos poucos, apesar de desejar o contrĂ¡rio, ela acaba se afastando das meninas e se aproximando dos meninos, mas porque ela estĂ¡ fazendo justamente o que ela nĂ£o quer???


Passando pela paixonite por uma professora atĂ© chegar a um relacionamento abusivo, vamos acompanhando o amadurecimento de Charlotte que nĂ£o se dĂ¡ de maneira fĂ¡cil. Tendo que enfrentar o preconceito que vem de onde menos se espera, rejeições com toques de crueldade e maldade gratuita, Charlotte descobrirĂ¡ o que realmente a faz feliz e se permite viver suas escolhas.

As descobertas da vida, os amigos, sua maneira de ver o mundo, a descoberta da sexualidade, sua maneira de se auto afirmar sĂ£o os temas principais dessa HQ, narrados de uma forma leve, delicada e natural, tratando cada assunto com a importĂ¢ncia que ele merece.


A Nemo estĂ¡ mais uma vez de parabĂ©ns pelo fantĂ¡stico projeto grĂ¡fico de qualidade impecĂ¡vel, #VaiNemo!!!


11 comentĂ¡rios

  1. Eu por enquanto prefiro me manter afastada do mundo das hqs, quadrinhos me deixam muito confusa, infelizmente. No entanto, achei interessante essa em questĂ£o, por tratar de assuntos fortes como o relacionamento abusivo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que se vocĂª ler uma HA da Nemo vai amar, e tenho certeza que nĂ£o vai te deixar confusa. Experimente!

      Excluir
  2. HQ é VIDA, sou apaixonado pelo mundo dos quadrinhos e o resenhado acima além de abordar temas importantes parece ser perfeito para adolescentes. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Com certeza deve ser uma leitura muito divertida. Ainda nĂ£o estou na fase de ler HQs, pois minha lista de livros para ler e que eu desejo, jĂ¡ muito grande, entĂ£o, melhor ficar somente com eles. Mas isso nĂ£o quer dizer que eu nĂ£o goste! Claro que gosto e assim que tiver oportunidade (e mais grana!), vou querer ler alguns!
    Dica anotada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lista que sĂ³ aumenta Ă© mesmo um problema, nĂ©? O bom da HQ Ă© que Ă© uma leitura bem rapidinha.

      Beijos!

      Excluir
  4. Drica!
    Realmente os HQs acabam nos conquistando e nĂ£o conseguimos mais deixar de lĂª-los.
    Achei interessante a temĂ¡tica desse porque aborda as dĂºvidas da adolescĂªncia e a sexualidade.
    “NĂ£o hĂ¡ nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. OlĂ¡!!!
    Qro mto começar esse gĂªnero q eu ainda nĂ£o conheço, gostei desse, espero conseguir ler em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muuito curiosa quando vi o anĂºncio do lançamento da HQ, eu percebi que realmente tinha algo sobre relacionamentos abusivos. Eu amo as HQs da Nemo, mas esta foi uma das que nĂ£o tive tanta curiosidade em ler. Caso ela seja liberada no Social Comics, tentarei ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, essa caiu na minha mĂ£o por acaso. NĂ£o Ă© tĂ£o impactante quanto outras da Nemo, mas Ă© uma forma leve de abordar temas complexos.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!