À Convite: Mylena Suarez - Adolescer, Eva Zooks


"Eva Zooks descreveu com leveza e humor a fase que considero uma das mais divertidas da nossa vida: a adolescência.”
Patrícia Barbosa, autora de As Mais
Jô faz questão de ser a ovelha negra da família, mas seus irmãos, Tom e Jú, estão dispostos a fazer de tudo para salvá-la do caminho que ela decidiu seguir.
Uma história cheia de amizade e amor, que revela de forma divertida todas as transformações da adolescência.
Um livro para toda a família.
Adolescer
Eva Zooks
Ano: 2016 
Páginas: 108
Editora: Ler Editorial


Essa divertida história começa com um clássico café da manhã em família com brigas e broncas. Familia esta, no caso, formada por pai, mãe e 3 filhos: Tom, Júlia e Joana. Mostrando o momento que estão encarando com Jô, a filha mais velha, que está em sua melhor fase rebelde, brigando com os irmãos e com os pais, e sem o menor interesse na escola. 

Graças a isso, recebeu dos irmãos o singelo apelido de Estranha. Logo de início, ela reclama com os irmãos que seus pais só vivem para o trabalho e nem ligam para a família, o pai chega bem na hora em que Jô está soltando o verbo e resolve se redimir bolando um plano para unir novamente os irmãos e, consequentemente, a família.

E é ai que começa nossa aventura...

Julia, a irmã mais nova, se une a Tomás para boicotar Jô e fazê-la acordar de sua rebeldia e valorizar a família que tem. Muitos acontecimentos ajudam nesse sentido: a morte de um amigo de Tomas em um racha, a separação dos pais de dois amigos de Jô e o próprio carinho dos pais dela com todos.

Nossa! Tô muito apaixonadinha por esse livro, ele mostra bem a rotina de tantas famílias e é uma ode ao amor familiar. Num mundo onde o errado está sendo supervalorizado, Adolescer vem como uma injeção de ânimo e incentivo tanto para os pais como para os filhos.

A escritora soube passar muito bem a mensagem e criou um livro de leitura super rápida e dinâmica, sem drama exagerado nem mimimi, com personagens reais e bem estruturados. Consegui perceber a diferença de personalidade entre eles de forma clara: Tom é o nerd e gatinho da casa, vloger e bem atencioso; Jô é a vampira, segundo os próprios personagens porque adora ver o sangue escorrer nas brigas familiares; Julia é a fadinha com seu jeito meigo, seu amor ao ballet e seu sorriso de 220 voltz.
"- Papai,tambem estou animado, mas isso vai dar uma confusão dos infernos. - Tom comentou, enquanto colocava um pouco mais de granola em seu iogurte.- cada um de nós em um gosto diferente. A Julia é a erudita da familia. Gosta de museus, balé,arte. Eu gosto de tecnologia, livrarias, bibliotecas.E a Jô ....bem, a Jô odeia tudo e todos que a cercam."
Amei as referências bem atuais utilizadas,tais como:
- as idas ao parque para brincar de PokemonGo;
- o filme Esquadrão Suicída;
- os encontros de Cosplay;
- o show de Shawn Mendes;
Muito bom!!!!!

Adorei a trama, só fiquei um pouco decepcionada com a revisão gramatical, pois tem muitos erros de concordância, pontuação e ortografia. Graças a Deus, nada que estragasse a magia do livro.

Não só de pecado vive a editora... hehehehehe... mas também do cuidado com a qualidade da capa, tamanho da fonte e uso de páginas amarelas. Quero parabenizar a editora pela capa (super fofa e alegre) e pelo título,  que são perfeitos para o livro. Afinal de contas, é exatamente isso que esta turminha está fazendo... Adolescendo...

Enfim.....

Amei demais o titulo de cada capítulo e a citação de outro livro que aparece também relacionada ao capítulo. Único detalhe que ficou um pouco confuso foi a narrativa, pois alternou em primeira pessoa o POV (ponto de vista) de cada irmão porém não era rápido descobrir quem estava falando e ainda de quebra, no meio do capitulo, às vezes começava uma narração em terceira pessoa falando do pai deles. Acredito que uma forma única de narração facilitaria o entendimento e/ou colocar o nome do personagem no inicio do capítulo também.

Super recomendo a leitura para todo mundo. Num mundo cheio de maus exemplos e corrupção, precisamos valorizar livros com boas mensagens e incentivos à juventude e à família.
"Pequenos momentos nos proporcionam grandes descobertas."
Beijo, 

24 comentários

  1. Outro momento Alegrias myl. Adorei participar dessa farra de escrever outra resenha para a minha velha estante. Beijos. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Mylena!
    Tão bom quando um livro traz uma realidade bem próxima a nossa e podemos nos identificar com as personagens e os fatos relatados durante toda a trama. Quem não teve problema na adolescência em sua família?
    Uma pena a revisão não estar tão bem feita, mas ainda sim, quero poder ler o livro.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, rudy. Desejo a você também muita paz e saúde.
      Obrigada pelo carinho

      Excluir
  3. Uma graça esse livro!!
    Qro mto esse livro! Adorei a capa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma historia bem fofa, onde mostra nossa realidade com a nossa família no dia a dia, tudo bem que nem todas famílias são assim, mas lembrou meus filhos que implicavam um com o outro rs. Dá a impressão que após a leitura o leitor passa a valorizar mais a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que mais gostei no livro, Maria. A mensagem final , tanto para os pais amarem e ficarem mais atentos às necessidades dos filhos como para os filhos valorizarem os pais .
      Beijos, myl

      Excluir
  5. Esse livro parece ser do tipo bem jovial e divertido de ler os capítulos. Eu adorei desde a sinopse ao enredo em si, gostaria muito de conhecê-lo. Deve ter um desenvolvimento pessoal e familiar muito forte por parte dos personagens.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. uma leitura leve e fluida....ela descreve muio bem a familia que acabei me identificando. beijos,myl

      Excluir
  6. Olá.
    Não conhecia o livro, mas tenho certeza que é uma leitura divertida e com uma bonita mensagem. Espero poder ler em breve.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,marcia. tudo bem? tenho certeza de que você não vai se arrepender de dar uma chance para Adolescer. beijos,myl

      Excluir
  7. Oi!
    Ainda não li nada dessa autora, mas adorei a resenha que acabou me fazendo encantar por esse livro, achei bem interessante o tema que a autora utiliza, a mensagem que ela deixar e principalmente como a historia e contada, pois ela acaba criando um ar de real através de situações que todos nos podemos passar !!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    O livro parecer ser uma leitura rápida e bem fluida, gostei da proposta da autora, pois retrata uma fase que muitos de nos vivemos, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,camila...não so fluida e dinamica como gostosa e divertida, deixando gostinho de quero mais.beijos,myl

      Excluir
  9. Achei interessante a sinopse dele quando vi, mas não vi muita resenha do livro. Parece bom, ainda mais por ter um monte de coisas atuais na história. Acho que fica mais gostoso de ler porque parece uma história real até. Mas a narrativa talvez seja bem confusa heim? Hum...
    No geral gostei, acho que iria curtir ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, Cristiane, que não fica confuso, pois a escrita caracteriza tão os personagens que rapidinho você entende quem está falando. O livro é bem divertido, vale muito a pena a leitura. beijos,myl

      Excluir
  10. Uma pena quando a revisão gramatical deixa a desejar. Isso também me incomoda um pouco, por mais que não tire o brilho da obra. Infelizmente o livro não me chamou tanta atenção assim, mas não duvido que vá ser uma ótima leitura para quem a fizer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh! que pena, cecilia...é um livro que deveria ser lido por todos.beijos,myl

      Excluir
  11. Esse livro tem uma capa linda!! Achei a história bem interessante!! Espero ler em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Livros assim são simples mais são ótimos para nos fazer refletir o que de fato é importante na vida. A familia é a base de tudo e mesmo com os seus problemas é algo que devemos valorizar. Só achei uma pena que com uma capa tão fofinha, o livro também tenha vindo com um bocado de erros, sem falar nessa narrativa meio enrolada (acredito que a sugestão que você deu, o de colocar os nomes das pessoas que estavam narrando no inicio dos capitulos poderia ajudar bastante). Enfim, apesar de tudo que bom que você gostou.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei demais, nathalia...é uma leitura bem agradavel...
      beijos,myl

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!