Á Convite: Mylena Suarez - Amor e Amizade, Whit Stillman


Incrivelmente bela, surpreendentemente espirituosa, e completamente devotada aos próprios interesses: Conheça Lady Susan Vernon, a Alma e a pedra no sapato de Amor & Amizade.
Viúva e mãe de Frederica, uma adorável garota que está crescendo rápido demais e consumindo o pouco dinheiro que lhe resta, Lady Susan tem uma missão: encontrar um bom marido rico e estúpido para a filha e sobretudo para si.
Mas quando suas tentativas de garantir o futuro não saem como o esperado porque ela seduz um homem casado e atrai a ira e o ciúme de sua esposa, Lady Susan decide afastar-se da Sociedade até tirar seu luto e repensar suas estratégias.
Ela então recorre à gentileza e ao dinheiro de seu cunhado Charles para fugir das fofocas que lhe renderam a fama de “rainha do flerte” e vai passar uma temporada em sua propriedade rural para desfrutar da união do seio familiar e do luxo da sofisticada mansão.
Encantadora e diabolicamente ardilosa, Lady Susan logo conquista o coração de Reginald DeCourcy, irmão de sua concunhada Catherine, e ganha a fúria das mulheres da família, que estão dispostas a fazer de tudo para que Lady Susan não se torne a mais nova Sra. DeCourcy.
Amor e Amizade
Jane Austen, Whit Stillman
Ano: 2016
Páginas: 288
Editora: Gutenberg

Amor e Amizade foi baseado na novela epistolar Lady Susan, de Jane Austen, que só foi lançado após sua morte. Em Lady Susan, a escritora vem apresentar um panorama da sociedade da época com seus jogos de interesse, ambições e poder (algo que sempre faz muito bem!!!), com aquele leve toque irônico e cheio de personagens muito bem construídos. Tendo escrito esta comédia aos 19 anos,  de uma forma um tanto diferente de seus livros mais famosos, posso até dizer que achei muito engenhosa e criativa.
Voltando ao livro em questão.....

Nessa releitura, Whit Stillman colocou o sobrinho dela, Rufus, que está preso por causa de problemas na empresa de importação de madeira da família, narrando a história e tentando desfazer a imagem de mulher interesseira, ardilosa, ambiciosa e manipuladora de Lady Susan. Ele atesta que estudou as cartas que os personagens desta trama trocaram, principalmente da tia com a melhor amiga, Alicia, conversou com algumas pessoas e ainda analisou o diário da tia para chegar a conclusão de que ela, na verdade, foi vítima de calúnias de pessoas que não se importaram em denegrir sua imagem apenas baseadas em boatos. Imagina ai: um sujo que acha que foi injustiçado melhorando a imagem de uma mal lavada.....

Bem interessante, não é mesmo?
“Lamentavelmente ,as conversas cândidas e cheias de humor delas forneceriam o combustível para o posterior vilipêndio de suas figuras nas mãos da autora solteirona. Acho que todos nós temos uma autora solteirona em nossas vidas, mesmo que seja aquele demônio interior que escarneia e denigre todas as nossas ações.”
Lady Susan, depois que se vê viúva e sem fortuna, se utiliza de seus atrativos e artimanhas para atrair homens, tanto solteiros quanto casados, para si, a fim de conseguir um casamento vantajoso para a filha Frederica e bem mais vantajoso para ela mesma. Depois de uma temporada na casa de amigos da família, precisa fugir de Londres por causa dos rumores que começam a correr a seu respeito e vai parar na casa de seu cunhado, Charles Vernon. É ai que começa sua aventura. Dona de grande capacidade de persuasão, ela consegue meio que enfeitiçar os homens a seu favor, seres que tem como “tolos” e faz deles gato e sapato.

Gente! Imaginem como foi para mim, uma criatura extremamente romântica, ler sobre uma personagem totalmente subversiva aos padrões da sociedade e que não mediu esforços para conseguir o que queria!!! Foi bem complicado... Tive que ler o livro praticamente 2 vezes e ainda ler o original e ver o filme para acreditar que esta “mocinha”, na verdade, é uma vilã da melhor qualidade (se é que existe isso....hehehehehe) .

Achei muito interessante a forma como ela foi apresentada no livro onde, no final, contemplei uma situação sui generis e me vi tentando entender e justificando as atitudes de Lady Susan, exatamente o intuito do sobrinho. Logrou sucesso com a minha pessoa.... hehehehehe

Vale muito a leitura. 

Para variar a edição da Gutenberg está muito boa com suas folhas amarelas ,miolo de fácil manuseio e com a divertida capa do filme .

Beijos, Myl


18 comentários

  1. Oi, Mylena!!
    Adorei conhecer esse livro! Sem dúvida vou adorar ler esse livro que foi baseado em uma das autoras que mais gosto que é a Jane Austen!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Mylena, ainda não li nenhum livro da Jane Austen, então como é uma releitura não sei obter aqueles parâmetros entre a Jane e o Whit, que levou essa adaptação aos cinemas.
    Mas a história em si é tão interessante, o fato do final mesmo com a Lady Susan sendo uma vilã das melhor qualidade, você ainda quis achar caminhos de comprovar que existe alguma bondade dentro dela.
    Pretendo ver/ler a adaptação em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei bastante e principalmente por ter o original no livro tambem pois me ajudou a ver como foi bem adaptado.

      Excluir
  3. Mylena!
    Quem diria que Lady Susan é uma vilã de marca maior.
    Já naquela época elas existiam, né?
    Gosto de livros apimentados e com certa vilania e fiquei curiosa para ver esse final como será.
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bem divertido, essa personagem com suas artimanhas deve conseguir tudo o que quer ainda mais que os homens ficam caidinhos por ela e tudo por interesse em um bom casamento, uma mulher assim naquela época deve ter dado o que falar kkk.

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    LI faz pouco tempo o livro da autroa, virei fã!
    Ansiosa pra ler este tbm!!!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Ainda não li nada da autora, mas acredito que essa indicação será um bom inicio.
    Gostei da capa, da premissa e de tudo que você comentou a respeito da obra.
    Resenha perfeita! Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. eu nunca li nada da Jane Austen
    e meio que tenho muito medo de ler releituras, não sei...
    tentando decidir se eu dou uma chance ou não(na verdade eu ainda estou tentando decidir se tenho coragem de retentar ler austen..)
    ah amei a foto!! que coisa mais fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler como um português mais bem elaborado às vezes é dificil, eu encaro como um desafio a ser vencido....a gata leitora agradece....beijos

      Excluir
    2. =) o meu problema não é o português mais elaborado... é o tipo de história que não me agrada mesmo...
      mas enfim questão de gosto

      voltando para a foto:
      ah é uma moça? que coisa mais linda!
      eu tenho um bebê desses aqui só que o meu é um rapaz ;)
      tira uma dúvida quando ela quer atenção faz que nem os meus que só faltam pular em cima do livro???
      (na verdade são dois rapazes um gatinho e um cachorrinho)

      Excluir
    3. Mariana, tenho dois gatos e uma gata que adoram atrapalhar minha leitura tb

      Excluir
  8. Em geral eu ando meio enjoada de romances de época, mas sendo uma releitura da Austen eu provavelmente me aventuraria. Saber ainda que ele foi bem escrito e que recebeu uma boa nota mefazem ter uma vontade maior de ler. bjbj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou suspeita pq amo jane austen e gostei tanto do original quanto da adaptacao .
      beijos, myl

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!