Leitura da Drica: O Mundo de Aisha - @Nemo

Obrigadas a se casarem ainda meninas. Escravizadas, violentadas, por vezes assassinadas. Cobertas com o vĂ©u negro – o niqab – as mulheres do IĂªmen parecem fantasmas. Contudo, pouco a pouco, com delicadeza, coragem e determinaĂ§Ă£o, elas travam uma batalha corajosa por sua emancipaĂ§Ă£o. Uma revoluĂ§Ă£o silenciosa estĂ¡ em marcha para fazer valer seus direitos e sua liberdade. Aisha, Sabiha, Hamedda, Houssen e tantas outras: aqui estĂ£o algumas de suas histĂ³rias. Uma extraordinĂ¡ria reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari.

O Mundo de Aisha
A revoluĂ§Ă£o silenciosa das mulheres no IĂªmen # 1
Agnes Montanari e Ugo Bertotti
Ano: 2015 
PĂ¡ginas: 144
Editora: Nemo



Tenho feito descobertas fantĂ¡sticas nessa minha incursĂ£o pelo mundo das HQs, e O mundo de Aisha foi uma dessas.

A gente tem sempre essa falsa ideia de que porque assiste aos noticiĂ¡rios, lĂª jornais e assiste a documentĂ¡rios, sabemos o que realmente se passa no mundo Ă¡rabe, como Ă© difĂ­cil a vida das mulheres que lĂ¡ vivem, como sĂ£o ignorantes os homens, como a sua cultura Ă© retrĂ³grada, como suas leias sĂ£o cruĂ©is... Mas serĂ¡ que a realidade Ă© mesmo essa???


A histĂ³ria, retratada atravĂ©s dos traços de Ugo Bertotti, e inspirada nas fotografias e entrevistas da Agnes Montanari, nos permite mergulhar na realidade de algumas mulheres que abriram suas vidas para a fotojornalista, como Aisha, Hamessa, Sabiha e Houssen. Todas vivem no IĂªmen e estĂ£o submetidas a algumas leis e tradições como nĂ£o mostrar o rosto, estar sempre vestidas de preto dos pĂ©s Ă  cabeça, casar ainda meninas para aliviar o fardo econĂ´mico da famĂ­lia, se submeter aos caprichos sexuais do seu marido, sempre muito mais velhos, entre outros. 

As histĂ³rias vĂ£o de um extremo ao outro. Enquanto existem mulheres como Aisha que, apenas por tirar o niqab por alguns momentos e permitir que um estranho veja seu rosto, sĂ£o vĂ­timas da violĂªncia extrema do marido, tambĂ©m vamos conhecer mulheres como Hamessa, que teve a sorte de ter um marido compreensivo e chegou a abrir o seu prĂ³prio negĂ³cio, que prosperou e a tornou uma mulher rica, mesmo tendo que lutar contra o preconceito da sua comunidade, que a tinha como uma vagabunda sĂ³ por cozinhar para soldados americanos. 

E ainda existem outras que tem o privilĂ©gio de ter familiares mais flexĂ­veis, maridos que permitem que elas estudem, assistam televisĂ£o e usem roupas sensuais, mesmo que seja apenas dentro de suas casas. 

Os traços sĂ£o fortes, muito preto, muitas vezes muito sombrio, como sĂ£o algumas cenas. Que, aliados Ă s fotografias, nos reportam para esse mundo tenso. 


Com uma linguagem fĂ¡cil, mas nada leve, os vĂ©us vĂ£o caindo e o leitor vai se surpreendendo com tantas revelações a cada histĂ³ria real revelada. E percebemos que nĂ£o somos tĂ£o diferentes. Muda-se apenas os conflitos e os meios de opressĂ£o, mas a situaĂ§Ă£o da mulher ainda nĂ£o Ă© o ideal em muitas partes do mundo. A luta pela sua identidade, por se fazer ouvir e pelo direito de ser quem quiser ainda darĂ¡ muitas pĂ¡ginas na literatura mundial.


10 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡!
    NĂ£o sou mto fĂ£ desse gĂªnero...Mas parece q o enredo Ă© bom...vou dxar anotado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Drica, o que passa nos noticiĂ¡rios sobre o mundo Ă¡rabe jĂ¡ Ă© difĂ­cil de se ver imagine de ler. Nunca li uma HQ, e começa lendo jĂ¡ sobre um assunto bem delicado acredito que nĂ£o seria um bom começo, porĂ©m com certeza irei querer conhecer um pouco sobre esse assunto, aliĂ¡s, para mim todos os homens Ă¡rabes eram severos com suas esposas, nunca imaginei que algum deles seriam flexĂ­veis, deixando ela abrir seu prĂ³prio negĂ³cio, trabalhar, estudar, etc.

    ResponderExcluir
  3. Ainda tenho as vezes a noĂ§Ă£o de que hq Ă© somente de super herois. Achei surpreendente que uma histĂ³ria tĂ£o forte consiga ser retratada nos desenhos sem se tornar grosseira. Amei as fotos postadas e sinto que vou sofrer junto com as meninas

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa HQ nĂ£o conhecia, jĂ¡ sabemos muitas coisas que acontecem no paĂ­s, mas pelo visto tem muito mais coisas que nĂ£o sabemos, essa historia pode nos mostrar acontecimentos desconhecidos por nĂ³s, nĂ£o Ă© fĂ¡cil ser mulher em qualquer paĂ­s mas tem uns que sĂ£o bem piores. Fico me colocando no lugar delas que horror, deixar somente os olhos descobertos, imagina no calor, entre muitas outras coisas que elas nĂ£o podem fazer se nĂ£o sĂ£o castigadas.

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    Desde o ano passado tenho interesse em ler esse HQ, justamente por mostrar a realidade nua e crua das mulheres Ă¡rabes, com cultura bem diferente da nossa e atĂ© achamos algumas coisas bem revoltantes.
    Acho apenas que nĂ£o deveria ser em preto e branco, embora atĂ© entenda que aqui, as cores tornam a histĂ³ria ainda mais crĂ­vel.
    “Volta teu rosto sempre na direĂ§Ă£o do sol, e entĂ£o, as sombras ficarĂ£o para trĂ¡s.” (Sabedoria oriental)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu ainda nĂ£o conhecia essa HQ!!

    Achei a iniciativa super boa e informativa e com certeza pretendo comprar, no futuro.

    bjbj

    LĂ¡... E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  7. Eu queria poder dizer que essa Hq da nemo me conquistou. Mas nĂ£o foi sĂ³ a Hq como tambem a editora. Infelizmente eu ainda n li esse livro. Estou terminando "O Muro - CĂ©line Fraipont"

    ResponderExcluir
  8. É um Hq bem diferente!! Acho que nunca li nada parecido!! Mas Ă© bem interessante o tema que foi proposto nele. Adorei a indicaĂ§Ă£o.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi. Nunca li nada nesse estilo. E, jĂ¡ faz um bom tempo que tambĂ©m nĂ£o leio HQs.
    Mas a dica estĂ¡ anotada. O tema Ă© uma realidade, infelizmente, em muitos lugares.
    Parece bem informativo e reflexivo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. que HQ mais linda
    o traço é bem marcante, me encantei pelos desenhos
    e a histĂ³ria? bem marcante, eu adoro conhecer essa outras realidades e pelo jeito o livro mostra vĂ¡rias facetas.
    definitivamente colocar na minha lista

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!