Leitura da Drica: Os senhores dos dinossauros, Victor Milán

Em Os Senhores dos Dinossauros, Victor Milán consegue materializar um sonho que milhares de leitores compartilham secretamente desde a infância: cavalgar os gigantes répteis pré-históricos, como o terrível Tiranossauro Rex. O romance se passa no Império da Nuevaropa, um continente claramente inspirado na Europa do século XIV. Cultura e costumes, armamentos, conflitos políticos, religião e tecnologia são compatíveis com o último período da Idade Média. Mas neste mundo, construído pelos Oito Criadores, os dinossauros também fazem parte do arsenal de guerra.Os Senhores dos Dinossauros é o primeiro livro de uma trilogia desenvolvida por Victor Milán, autor de mais de 100 romances de ficção científica e fantasia. 

Os Senhores dos Dinossauros # 1
Victor Milán
Ano: 2015
Páginas: 480
Editora: DarkSide® Books

Oi, gente,

Como não se empolgar por um livro lançado pela DarkSide? E se esse livro tiver uma capa perfeita com um cavaleiro montando, nada mais, nada menos do que um dinossauro? Ah, e se esse livro ainda for recomendado por George R. R. Martin e ele afirmar que o livro é uma mistura de As Crônicas de Gelo e Fogo e Jurassic Park? Será que você ainda precisa de algum motivo a mais?

A história de Os Senhores dos Dinossauros se passa em um lugar chamado Paradise, mais precisamente em NuevaEuropa, formado, entre outros pela Spaña, Alemania, Anglaterra e Francia. Sua língua oficial é o spañol, mas vários outros idiomas são falados. Muita coisa em comum com o nosso mundo? Sim, mas qualquer semelhança pode ser considerada mera coincidência.
“Algo que vocês devem saber.Esse mundo – Paradise – não é a Terra.Não foi a Terra. Nunca será a Terra.Não é uma Terra alternativa.Todo o resto é possível”
A história já começa cheia de ação com uma grande batalha que nos mostra como funciona essa novidade de cavalheiros montando dinossauros e de como é natural a convivência deles com os humanos em Paradise. A variedade de espécies é incrível e todas muito bem detalhadas a ponto de você conseguir visualizar cada bichinho. Não se assuste, eles podem ser usados desde animais de estimação ou destinados a alimentação.

A batalha acontece entre os Príncipes Rebeldes e os mercenários do imperador Felipe Delgao. Logo o leitor percebe que há uma conspiração que parece ter matado voyvod Karyl Bogomirskiy, considerado o maior senhor de dinossauros que já existiu e comandante mercenário da Legião do Rio Branco.
“Guerras começam quando você quer, mas não acabam quando você deseja.”
Vários personagens são apresentados, e cuidado para não se perder em quem é quem nesse emarando de emoções. Destaque para Jaume Llobregat, o Conde das Flores, campeão do Império e noivo de Melodia, homem honrado, mas que será obrigado a tomar decisões contra os seus princípios; para o duque Falk von Hornberg e seu tiranossauro rex albino Floco de Neve, e para o plebeu Rob Korrigan, menestrel e senhor dos dinossauros que não acredita na morte de Karyl Bogomirskiy e sairá em sua busca. E Melodía, filha do rei que tenta, em vão, fazer o Imperador, seu pai, desistir da guerra. Como se tudo isso já não fosse bastante, ainda temos um pouco de magia e muito de religião e superstição, com os Anjos Cinzentos, símbolos de que o mal está por perto. E uma conspiração que poderá definir o futuro do Império ou sua aniquilação.

Escrito em 3ª pessoa e com uma linguagem bem adulta que surpreende em algumas cenas, o que não é comum em livros de fantasia. Assim como a bissexualidade aceita naturalmente de muitos dos seus personagens.
“O que sempre insisti”, Karyl prosseguiu, “foi em fazer o meu melhor e continuar fazendo até que seja, ao menos, competente. Há muito tempo aprendi que parar conquistarmos qualquer coisa, é preciso começar. Ou passar a eternidade esperando o momento certo. Que nunca chega.”
Reconheço que após a batalha, a leitura ficou um pouco lenta, já que começa uma fase de apresentação de personagens e lugares com bastantes descrições absolutamente necessárias para o entendimento da história. Mas como você começa em ritmo acelerado, o ritmo fica um pouco quebrando. Mas nada que o faça querer largar o livro. Ao contrário, você ficará ainda mais curioso para absorver mais desse mundo.

Ah, adorei a forma como a mulher é retratada no livro: apesar de não ter voz no governo, elas são absolutamente empoderadas, mulheres fortes, conscientes da sua força e senhoras da sua sexualidade sem serem marionetes nas mãos dos homens.  


Muitas perguntas ficaram sem respostas, uma deixa para a leitura do segundo livro. 


11 comentários

  1. Drica, o enredo desse livro deve ter sido muito bem construído, pela comparação e a recomendação do George.
    Essa obra é bem interessante e apresentar uma trama bem envolvente, nunca vi nada parecido e é disso que gosto, quando algo chega para mudar todos os parâmetros. Além de que, os quotes que você divulgou mostra mais ainda quão intrigante e diferenciado esse livro é. Sua menção aos personagens me deixou um pouco confusa, então creio que a leitura não deve ser feita às pressas, mas sim calmamente até entender tudo o que o livro quer repassar.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Drica!!
    Esse livro aparenta ser bem interessante!! Gostei muito da premissa dele, principalmente por que tem dinossauros na história. A edição do livro é fantástica, a Darkside mais uma vezes está de parabéns por mais esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Drica!
    Gostei mto da resenha, parabéns, desde q lançou tô namorando esse livro, curto mto o gênero e espero conseguir ler logo...
    Enredo tá excelente! Dark arrasa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Drica!
    É mesmo um dos sonhos do nosso imaginário infantil poder montar e domar um animal pré-histórico.
    Gosto demais de livros com ação e muita batalha, uma pena que após a luta travada o livro fique um tanto lentinho, mas ainda assim, vale a leitura.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Vou gostar e amar para saber mais desta historia que no mundo imaginário de um cavalheiro montando um dinossauro a DarkSide e a autora estão de parabéns eu quero ler o livro para saber o final.
    dora101966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. O que chamou mais atenção na sua resenha sobre esse livro foi a maneira como as mulheres foram postas na trama. Amei saber que elas são empoderadas e que sabem e agem como querem. Enfim, é só uma pena que tenha essa quebra no ritmo da leitura, mais enfim, acho que não chega a ser um grande problema, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas já fiquei interessada.
    Adorei a resenha, como sempre, muito bem escrita.
    Fiquei muito curiosa para saber mais dessa história, pois o enredo me conquistou.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu tava meio assim de ler esse livro por ter...Bem, dinossauros. O ultimo livro q vi q tinha dinos no meio sem ser jurassic era um porno com dinossauros. Sim. Não, eu não procurei pra saber como é hahahahaha
    Enfim, saber que as mulheres são empoderadas no livro me fez ter muita vontade de ler, pq eu adoro mulheres fortes, mas esses nomes parecidos mas não iguais dos lugares me faz ter vontade de morrer hahahaha

    bjbj

    ResponderExcluir
  9. eu já vi criticas tanto positivas quanto negativas em relação a esse livro
    então eu estava meio sem saber se lia ou não
    mas, devido a sua resenha eu estou mais inclinada para ler, começando com batalhas? ótimo fantasia? ótimo mulheres fortes? ótimo
    e sem falar q nunca li nada com dinossauros
    acho que a melhor maneira de saber se eu gosto é lendo né?

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro em um sorteio, mas ainda não li, quero ler quando tiver os outros pra não ficar na ansiedade rs. Que diferente poder montar dinossauros e deve ser o máximo, deve ser uma batalha com muita ação e adrenalina pena que depois da uma parada, mas se é preciso e a leitura é boa é o que importa.Adorei saber que as mulheres são fortes.

    ResponderExcluir
  11. Num primeiro instante, não gostei muito. O início é muito confuso, já começando no meio de uma guerra. Sem apresentação de personagens, lugares, nada. Li e reli o esse início várias vezes. Apesar disso, depois de entender quem é quem, a leitura fluiu. Esperando pelo livro livro!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!