Leitura da Drica: Objetos Cortantes, Gillian Flynn

Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecĂ­vel. RecĂ©m-saĂ­da de um hospital psiquiĂ¡trico, onde foi internada para tratar a tendĂªncia Ă  automutilaĂ§Ă£o que deixou seu corpo todo marcado, a repĂ³rter de um jornal sem prestĂ­gio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicaĂ§Ă£o, pede que ela retorne Ă  cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase nĂ£o falou com a mĂ£e neurĂ³tica, o padrasto e a meia-irmĂ£, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, Ă© obrigada a ficar na casa da famĂ­lia e lidar com todas as reminiscĂªncias de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recĂ©m-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matĂ©ria, a jornalista relembra a infĂ¢ncia e a adolescĂªncia conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua famĂ­lia, quase tĂ£o macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.
Objetos Cortantes
Gillian Flynn
Ano: 2015
PĂ¡ginas: 254
Editora: IntrĂ­nseca

Depois de Garota Exemplar, tive dĂºvidas de que Gillian Flynn fosse capaz de me surpreender. Posso garantir que essa mulher ainda tem muitas cartas na manga!

Livro de estreia da autora, jĂ¡ foi lançado no Brasil sob o nome de Na prĂ³pria carne. E Ă© um verdadeiro relato da complexidade do ser humano e do que ele Ă© capaz.
"TambĂ©m foi naquele verĂ£o que comecei a me cortar, e era quase tĂ£o dedicada a isso quanto Ă  minha beleza recĂ©m-descoberta. Adorava cuidar de mim mesma, limpando o excesso vermelho de meu sangue com um pano Ăºmido para magicamente revelar, logo acima do meu umbigo: desconfortĂ¡vel..." 


O livro usa o trabalho de uma jornalista como pano de fundo para nos mostrar a realidade da alma humana falando de traumas de infĂ¢ncia, automutilaĂ§Ă£o, abandono, solidĂ£o, sexo, infĂ¢ncia e adolescĂªncia, padrões da sociedade e necessidade de amor.
Camille Preaker Ă© nossa protagonista. RepĂ³rter de um pequeno jornal em Chicago. Afastada de sua famĂ­lia e sem visitar a sua cidade natal a cerca de oito anos, ela se vĂª obriga a voltar a Wind Gap, no Missouri, para cobrir dois assassinatos de menininhas da cidade. Seu chefe acredita que, o fato de ela ser da cidade e conhecer as pessoas, serĂ¡ um facilitador para obter uma grande reportagem. 
"Eu estou aqui, falei, e essas palavras pareceram chocantemente reconfortantes. Quando entro em pĂ¢nico eu as digo a mim mesma em voz alta. Eu estou aqui. NĂ£o costumo sentir que estou. Sinto como se uma rajada de vento quente pudesse soprar em minha direĂ§Ă£o e me fazer desaparecer para sempre, nenhuma ponta de unha deixada para trĂ¡s. Alguns dias acho essa ideia reconfortante, em outros, ela me dĂ¡ arrepios."
Mas nĂ£o Ă© assim que Camille enxerga. Dividida entre a possibilidade do reconhecimento do seu talento atravĂ©s de uma grande reportagem e dificuldade de enfrentar o seu passado e seus monstros interiores, ela resolve enfrentar os seus medos e parte para Wind Cap.

Camille terĂ¡ que retornar para a casa onde viveu com a sua famĂ­lia, reencontrar sua mĂ£e, com quem tem um relacionamento difĂ­cil, encontrar a meia-irmĂ£, praticamente uma desconhecida e reviver as dores da morte da irmĂ£. Paralelo a isso, ela vai trabalhar com a polĂ­cia para obter informações sobre os dois casos, reencontrar pessoas do seu passado e buscar por pistas do que pode ter acontecido.

“Este lugar faz coisas ruins comigo. Eu me sinto errada.”
Se Camille Ă© um show de personagem, os secundĂ¡rios nĂ£o deixam nada a desejar. Adora, mĂ£e de Camille, Ă© assustadora! Acho que preferia ser Ă³rfĂ£ a ter essa mulher como mĂ£e, ao mesmo tempo em que ela parece ser a melhor mĂ£e do mundo! Um misto de coitada e louca que divide opiniões. Amma, meia-irmĂ£ de Camille, nĂ£o deixa nada a desejar, vĂ­tima em alguns momentos, algoz em outros, quando ela Ă© mĂ¡, ela Ă© Ă³tima.
"... Uma criança criada com veneno considera dor um consolo."
Camille Ă© quem nos conta a histĂ³ria, em primeira pessoa, e vamos nos assustando e surpreendendo junto com ela numa narrativa alucinante com pistas sendo jogadas ao vento que o leitor precisa ser perspicaz para ir juntando. 

Reviravoltas a cada novo capítulo, um mistério a ser desvendado e muitos conflitos com que lidar. Recomendadíssimo!!!


4 comentĂ¡rios

  1. Eu sou doido para ler todos os livros da autora. Adorei a premissa do livro. SĂ³ li um livro da autora atĂ© agora e AMEI, ela Ă© sensacional. NĂ£o tenho paciĂªncia pra suspense, mas adorei a narrativa dela.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Drica!!
    Nossa que livro mais instigante!! Fiquei muito curiosa para conhecer mais do livro e tambĂ©m sobre as outras obras da Gillian Flynn!! Como ainda nĂ£o li nenhum livro dessa autora fiquei muito curiosa para ler Objetos Cortante e Garota exemplar!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Drica!
    DEve ser um tremendo thriller psicolĂ³gico, aliĂ¡s, mais um da autora.
    O que gosto sĂ£o as reviravoltas e o inusitado que vai surgindo no decorrer da trama, consumindo nosso interior e trazendo questões bem analisadas e inesperadas.
    Desejo um Ă³timo final de semana!
    “Um saber mĂºltiplo nĂ£o ensina a sabedoria.” (HerĂ¡clito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ler esse livro, parece que mexe muito com o leitor os temas abordados fazem parte da nossa realidade. Que famĂ­lia essa da personagem nĂ£o sĂ£o fĂ¡ceis, tambĂ©m nĂ£o queria uma mĂ£e assim rs.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!