Estante da Tata: Meio Mundo, Joe Abercrombie - @Arqueiro

Os tolos alardeiam o que vĂ£o fazer. Os herĂ³is fazem.
Thorn Bathu nĂ£o Ă© uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente hĂ¡ anos. PorĂ©m, apĂ³s uma fatalidade, ela Ă© declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria preparĂ¡-la para as batalhas.
Para fugir Ă  sentença de morte, Thorn se vĂª obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmĂ£ e conquistar o respeito de seu povo.
A missĂ£o dos dois Ă© cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn farĂ¡ o necessĂ¡rio para honrar a memĂ³ria do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.
Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenĂ§Ă£o, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma histĂ³ria grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas tambĂ©m dĂ¡ continuidade Ă  saga de Gettland e Yarvi. Finalista do prĂªmio Locus, Meio Mundo deixarĂ¡ o leitor na expectativa do desfecho desta sĂ©rie Ă©pica.
Meio Mundo
Mar Despedaçado #2
Ano: 2017
PĂ¡ginas: 368
Editora: Arqueiro

Eu estava supeeeer animada para ler esse livro no momento em que li a sinopse dele e percebi que a personagem principal ia ser uma menina guerreira badass no meio de um reino extremamente machista, onde o valor de um homem Ă© medido em suas habilidades como um guerreiro e onde mulheres nĂ£o tem sua vez no campo de batalha.

Meio mundo Ă© o segundo livro da trilogia Mar Despedaçado (vocĂª pode ler a resenha do primeiro livro aqui).

Enquanto que no primeiro livro acompanhamos a saga de Yarvi, um prĂ­ncipe que nĂ£o queria ser rei, que virou rei, que foi traĂ­do, virou escravo e, depois de muita luta, finalmente se tornou aquilo que queria ser (mais reviravolta que novela mexicana).

No começo do segundo livro, percebemos que alguns anos se passaram e a presença de Yarvi, ainda que notĂ¡vel, nĂ£o se configura mais como o centro da histĂ³ria e sim como um personagem que auxilia a nova protagonista.

Thorn sempre sonhou em se tornar uma grande guerreira como seu pai foi um dia mas, por causa do preconceito e do machismo, teve que passar a vida inteira tentando provar o seu valor e lidando com o desprezo dirigido a ela apenas por ser uma mulher.

Ela Ă© uma guerreira incrĂ­vel, que chuta a bunda de todos os marmanjos de mente pequena daquele reino e esses, por nĂ£o conseguirem aceitar a derrota para uma mulher ou aceitar que uma mulher pode sim ser badass se ela quiser, traem ela e fazem com que ela receba uma sentença de morte. E ai, para se salvar, Thorn aceita a proposta de Yarvi e se une a ele e a Brand, um assassino que nĂ£o gosta de matar (eu adorei a concepĂ§Ă£o desse personagem).

Eu tinha reclamado na minha resenha do primeiro livro que o autor falhou muito em apresentar o mundo em que se passa a histĂ³ria e eu acho que atĂ© ele percebeu isso, porque nesse livro o mundo Ă© bem melhor construĂ­do e aprofundado.

Enquanto Thorn viaja, vamos descobrindo melhor aquele mundo com ela, conhecemos melhor sobre a histĂ³ria e as tradições daquele lugar.

VĂ¡rios personagens do primeiro livro reaparecem nesse segundo e foi muito interessante ver o desenvolvimento deles depois de alguns anos, principalmente certos inimigos que Yarvi havia conquistado durante o primeiro livro.

Mas nenhum personagem me ganhou como o guerreiro Brand e seu coraĂ§Ă£o bom, com o amor e o cuidado que ele tem por sua irmĂ£ e os dilemas que ele passa como guerreiro e assassino. Eu nĂ£o vou mentir, o romance apresentado nĂ£o fui nenhuma surpresa mas eu amei a forma lenta com a qual ele foi desenvolvido e eu me vi torcendo muito por ele.

Eu gostei bastante do tom mais polĂ­tico desse livro. Eu gosto de livros de fantasia com planos e conversas inteligentes e personagens que sabem o que querem e o que estĂ£o fazendo da vida. Esse negĂ³cio de perambular por aĂ­, sem destino, para ''se encontrar'' me irrita.

Mas, acima de tudo, assim como no primeiro livro, Meio Mundo é, no fundo, um livro sobre superar adversidades, preconceito e machismo e faz isso usando de personagens que uma vez foram considerados, pelos outros e até por si mesmos, fracos mas que agora, depois de muita luta, demonstram sua verdadeira força.

Meio Rei e Meio Mundo sĂ£o livros sobre um deficiente fĂ­sico que usa a sua inteligĂªncia como arma e uma mulher que nĂ£o tem medo de seguir os seus sonhos em um mundo de guerreiros machistas e por causa disso vale SIM a leitura.





Um comentĂ¡rio

  1. Tata!
    Fico feliz em ver que o autor melhorou todo cenĂ¡rio onde se passa o livro e nos traz uma fantasia com problemas corriqueiros e verĂ­dico como o machismo e a superaĂ§Ă£o. Deve ser um livro muito bom de fazer a leitura.
    “NinguĂ©m nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!