Livros da Gata: Great Expectations, Charles Dickens

As Grandes Expectativas de Charles Dickens conta a histĂ³ria de Pip, um Ă³rfĂ£o inglĂªs que enriquece, abondona seus verdadeiros amigos e se humilha com sua prĂ³pria arrogĂ¢ncia. Introduz tambĂ©m um personagens mais pitorescos da literatura: Senhorita Havisham.
Dickens estabeleceu grandes expectativas durante o tempo em que a Inglaterra estava se tornando uma potĂªncia mundial rica. As mĂ¡quinas tornavam as fĂ¡bricas mais produtivas, mas as pessoas viviam em condições terrĂ­veis. IngĂªnuo Pip, assutadora Srta Haversham, a lindamente fria Estella , o terrĂ­vel Abel Magwitch e um elenco fantĂ¡stico Dicken sĂ£o perfeitamente retratados na nova adaptaĂ§Ă£o de Crystal Chan, com obras de arte do artista Nokman Poon.
Great Expectations
Manga classics
Charles Dickens
350 pĂ¡ginas
Idioma: InglĂªs



Nessa intrigante histĂ³ria sobre as muitas facetas da crueldade humana, conheci Pip, garoto bom que foi criado por uma irmĂ£ malvada e pelo cunhado bondoso. Pip nĂ£o entende porque seu cunhado, mesmo sendo novo e podendo mudar de vida, preferiu viver sem ambições e se entregar ao trabalho a que foi treinado a fazer. Cercado por pessoas interesseiras, ele percebe a nobreza da alma do cunhado e tem muito carinho por ele.


PorĂ©m, num dado momento, Ă© levado para a casa da Srta. Havisham a pedido dela, e Ă© ai que começa sua odisseia. Ele fica fascinado pela filha adotiva da mulher, Estella, e tenta de todas as formas ser um cavalheiro para chamar a atenĂ§Ă£o da garota que sempre que pode Ă© fria e mĂ¡ com ele.


Graças a um benfeitor desconhecido, ele conquista tudo que sonhou e muda de vida, fugindo da pobreza e dor de seu passado e abandonando todos que gostavam dele.

O jovem cavalheiro Phillip Ă© bem diferente do garoto ingĂªnuo Pip e, aos poucos, ele mesmo vai percebendo e tendo que enfrentar as consequĂªncias de suas escolhas.

O livro de Charles Dickens Ă© um dos grandes clĂ¡ssicos de todos os tempos que, tanto o escritor que adaptou a obra para o mangĂ¡ quanto o desenhista conseguiram retratar muito bem. Consegui viver todas as emoções que brotavam dos grĂ¡ficos e perceber as caracterĂ­sticas marcantes de cada personagem.

Uma pena para mim o roteirista ter escolhido o primeiro final escrito por Charles Dickens, pois o livro que tenho optou por este mesmo encerramento e eu queria conhecer o final alternativo que ele escreveu para agradar ao pĂºblico.

A capa estĂ¡ fantĂ¡stica, rica em elementos e simbolismos que atraem para a leitura.

Beijos, Myl.


8 comentĂ¡rios

  1. Oi My, conheço superficialmente a histĂ³ria de Grandes Esperanças, mas sei que Ă© um clĂ¡ssico e como tal tem muitos fĂ£s e vĂ¡rias adaptações. Achei a ideia da criaĂ§Ă£o do mangĂ¡ muito interessante e os desenhos estĂ£o bem bonitos. Gostei da resenha, fiquei curiosa sobre a diferença entre o primeiro final e o alternativo, mas acho que tambĂ©m iria preferir o alternativo, que foi criado pra agradar o pĂºblico :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um pessoa visual , entĂ£o ter em formato mangĂ¡ me ajudou a perceber melhor a mensagem.

      Excluir
  2. Mylena!
    Ler Dickens jĂ¡ Ă© difĂ­cil e ainda em quadrinhos, achei bem sui generis.
    Pelo jeito foi uma boa leitura, mas confesso que prefiro ler as obras originais do autor e nĂ£o como essa, adaptada.
    Bom domingo!
    “Conhecer os outros Ă© sabedoria. Conhecer-se a si prĂ³prio Ă© sabedoria superior.” (Lao-TsĂ©)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mylena, saudades!!!
    Adoro histĂ³rias em quadrinhos, e essa adaptaĂ§Ă£o para os quadrinhos ficou bem legal.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. NĂ£o li nenhum livro do autor e nem conhecia o mangĂ¡, parece ser legal, nos passa uma grande liĂ§Ă£o sobre a humildade o personagem ficou tĂ£o arrogante depois que ficou bem de vida e sobre nossas escolhas e as consequĂªncias que elas geram, pois acaba afetando muitas outras pessoas alĂ©m de nĂ³s.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!