Leitura da Drica: Imperfeitos, Cecelia Ahern


Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeiĂ§Ă£o. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado sĂ£o marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres nĂ£o merecedores de compaixĂ£o.
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela Ă© um exemplo de filha e de irmĂ£, Ă© uma aluna excepcional, bem quista por todos do colĂ©gio, alĂ©m do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade mĂ¡xima da cidade, o juiz Crevan.
Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situaĂ§Ă£o incomum, que a faz tomar uma decisĂ£o instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor.
Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderĂ¡ se tornar, do dia para a noite Imperfeita?
Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeiĂ§Ă£o Ă© primordial e quem cometer qualquer ato falho serĂ¡ punido. A histĂ³ria de uma jovem que decide tomar uma posiĂ§Ă£o que poderĂ¡ custar-lhe tudo.
Imperfeitos
Flawed # 1
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 320
Editora: Novo Conceito

Mais um livro que me pegou pela capa. Mas a curiosidade tambĂ©m foi meu ponto fraco. Queria saber se a Cecelia Ahern, tĂ£o aclamada pelos seus romances, seria capaz de escrever uma boa distopia. SĂ³ tenho a dizer que adoro essas minhas apostas!!!

"... Se vocĂª comete um erro, aprende com ele. Se nunca comete nenhum erro, jamais serĂ¡ uma pessoa sĂ¡bia."


Imperfeitos tem Celestine North como protagonista dessa histĂ³ria que se passa no futuro. Ela Ă© uma perfeita. Um verdadeiro exemplo a ser seguido: boa aluna, boa filha, namorada de Art Crevan, filho do juiz do tribunal que julga os Imperfeitos. Centrada, vive no lado privilegiado e tem toda a sua vida definida por esses padrões. Ao contrĂ¡rio de sua irmĂ£, que parece nunca estar satisfeita com nada.

"Mas entendo agora por que as pessoas leem, por que se perdem na vida de outra pessoa. Ă€s vezes leio uma frase e ela me faz pular, me abala, porque Ă© algo que senti recentemente mas nunca disse em voz alta. Quero entrar na pĂ¡gina e dizer aos personagens que os entendo, que eles nĂ£o estĂ£o sozinhos, que eu nĂ£o estou sozinha, que estĂ¡ tudo bem em se sentir assim. E entĂ£o o sinal toca, o livro Ă© fechado e volto Ă  realidade. "

Mas o mundo de Cel começa a mudar quando, ao cometer um ato de bondade e ajudar um idoso Imperfeito que estĂ¡ morrendo no Ă´nibus, ela Ă© condenada como Imperfeita. É quando Cel vai descobrir que o sistema que ela tanto admirava nĂ£o Ă© justo e sim, cruel.

"... Nada de segundas chances, nenhuma empatia, nenhuma explicaĂ§Ă£o era permitida ou solicitada. ninguĂ©m que houvesse errado no passado poderia assumir cargos de liderança no futuro. E, enquanto centenas de milhares de pessoas protestavam contra o governo, foi decidido que qualquer pessoa que tivesse cometido um deslize deveria ser erradicada da sociedade para sempre. Aprender com os prĂ³prios erros seria algo do passado. Todos sempre (sempre) olhariam para o futuro antes que fosse tarde demais; nada de equĂ­vocos."

A vida dos cidadĂ£os Ă© ditada pelo "Tribunal, criado como uma soluĂ§Ă£o temporĂ¡ria do governo para investigar transgressões, agora Ă© uma instituiĂ§Ă£o permanente que supervisiona o julgamento de indivĂ­duos acusados de serem Imperfeitos. Os Imperfeitos sĂ£o pessoas comuns que cometeram transgressões morais ou Ă©ticas.
A localizaĂ§Ă£o do I depende da transgressĂ£o cometida.
Para quem toma decisões ruins, Ă© na tĂªmpora.
Para quem mente, na lĂ­ngua.
Para quem trapaceia, na palma da mĂ£o direita.
Para quem Ă© desleal com o Tribunal, no peito, sobre o coraĂ§Ă£o.
Para quem nĂ£o segue as regras da sociedade, na sola do pĂ© direito."

Quem nos conta tudo isso Ă© a prĂ³pria Celestine, que terĂ¡ sua vida virada de cabeça para baixo e devassada pela mĂ­dia e pelo Tribunal. Seu julgamento Ă© televisionado, o que faz com que a opiniĂ£o pĂºblica se divida entre culpada e mĂ¡rtir da casa a favor dos Imperfeitos. 

Dividida entre o medo da condenaĂ§Ă£o e a necessidade moral de lutar pelo que acredita ser o certo, Cel vai enfrentar maus bocados. Alternando entre convicções e incertezas, ela serĂ¡ alvo de manipulações de todos os lados, mas atĂ© onde valerĂ¡ se manter firme? AtĂ© onde valerĂ¡ perder toda uma vida estĂ¡vel e segura para defender desconhecidos? AtĂ© onde Ă© viĂ¡vel ir quando o seu bem-estar pode ser trocado pelo bem-estar de muitos? E qual serĂ¡ o preço de defender aquilo em que se acredita?

O livro vai nos mostrar as reações de vĂ¡rios personagens a tudo o que estĂ¡ acontecendo com Cel. Ela, inclusive, serĂ¡ uma grata surpresa. O leitor terĂ¡ a oportunidade de ver, no decorrer da histĂ³ria, o seu amadurecimento atravĂ©s de dolorosas descobertas. 

A sua famĂ­lia tambĂ©m vai amadurecer com o seu sofrimento. O pai a apoia incondicionalmente, apesar de temer pelo futuro da filha. A mĂ£e, uma verdadeira caixinha de surpresas, vai protagonizar cenas de te levar Ă s lĂ¡grimas, apesar de sua postura contida e distante em muitos momentos. Sua irmĂ£ e admiradora terĂ¡ um papel crucial ao longo da histĂ³ria, e serĂ¡ a fraqueza e o ponto de apoio de Cel, ao mesmo tempo.

Mas o livro tambĂ©m tem romance. E apesar de achar que Art nĂ£o Ă© o cara certo para Cel, por ser fraco e, muitas vezes, covarde, ele Ă© um fofo. 

"Ele ergue a perna esquerda e a move ao meu lado, me puxando para perto e me deixando presa entre suas pernas. De repente minhas inseguranças desaparecem, e estou exatamente onde quero estar."

Mas me apaixonei pelo Carrick, companheiro de prisĂ£o de Cel, que estĂ¡ preso na cela em frente. Os dois estabelecem uma relaĂ§Ă£o interessante somente atravĂ©s de olhares, jĂ¡ que estĂ£o separados por celas que os impede de se falarem. VĂ£o dividir traumas que os tornarĂ£o bem prĂ³ximos. 

" - O Dr. Smith diz que nada estĂ¡ fraturado.
- NĂ£o. Se vocĂª nĂ£o considerar meu coraĂ§Ă£o, meu orgulho e minha crença na humanidade."

Imperfeitos nĂ£o se detĂ©m em analisar o governo e o que levou a sociedade a esse sistema. Esse Ă© um livro de pessoas e, nem tanto, de fatos. Um livro sem herĂ³is, ou melhor, onde o herĂ³i pode ser qualquer um, qualquer pessoa comum. Um livro que fala de relacionamentos, e de como esses laços sĂ£o importantes na nossa vida. Fala de acreditar em mundo melhor para todos, e nĂ£o sĂ³ para os meus. E nos diz que de nada adianta que eu tenha tudo, que eu seja feliz se ainda existem pessoas injustiçadas, infelizes e sofrendo. 



16 comentĂ¡rios

  1. Oi Drica ;)
    JĂ¡ li Simplesmente Acontece da autora, e adoro a forma que ela escreve. E com vocĂª favoritando fiquei mais animada pra ler Imperfeitos!
    NĂ£o sabia que ela tinha escrito uma distopia, fiquei muito curiosa. E que bom que a protagonista vai amadurecendo ao longo do livro!
    Adorei a resenha, jĂ¡ coloquei na lista de leitura.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica.
    Eu confesso que esse livro foi para minha lista justamente pela capa mas adorei saber que o livro vai alĂ©m disso fica impressionada quando vocĂª disse que eu era aĂ­ pode ser qualquer um e isso Ă© algo que nĂ£o vemos normalmente em livros a premissa para lar de interessante e eu jĂ¡ vi Maravilha sobre isso que ele Doutora espero muito em breve estar desfrutando dessa leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Drica! Adorei essa histĂ³ria! Amo distopias e amei a divisĂ£o de perfeitos e imperfeitos e de como a protagonista descobre a divisĂ£o de uma forma diferente. Achei a Cel um pouco parecida e comigo e no contexto que ela se encaixa. JĂ¡ vou adicionar a lista de desejados!
    Obrigada pela indicaĂ§Ă£o s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc se identificou com a protagonista, vc deve ser uma pessoa bem legal pq adorei ela!!!

      Leia e me diga o q achou!

      Excluir
  4. Drica!
    Gosto muito dos romances da autora, mas nĂ£o sabia que escrevia distopia tambĂ©m e fico feliz em ver que ela preferiu abordar o lado psicolĂ³gico das personagens, ao invĂ©s de apenas avaliar a posiĂ§Ă£o governamental.
    Quero ler para conferir.
    “A Ăºnica sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir Ă© a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro livro dela q fugia Ă  linha dos romances, Rudy. E vale muito Ă  pena!

      Excluir
  5. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Drica, a curiosidade que vocĂª citou no inicio da resenha Ă© o que primeiro me impulsiona a querer ler essa histĂ³ria e fiquei super feliz em saber que ela Ă© muito boa. A resenha tĂ¡ Ă³tima, destaca pontos importantes, alguns que me fizeram ficar mais curiosa, a relaĂ§Ă£o dela com a famĂ­lia e alguns nem tanto, o possĂ­vel triĂ¢ngulo, mas a resenha tĂ¡ tĂ£o animada que esse ponto nĂ£o tĂ£o bom pode ser relevado rsr. Espero poder ler o livro e a capa tĂ¡ um show a parte, bem linda ;)

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh como eu tĂ´ querendo ler esse livro, tenho lido muita fantasia e nĂ£o tenho encontrado tantas distopias que merecem minha atenĂ§Ă£o mas qui tem uma que eu com certeza quero ler. Fiquei chocada que ela foi considerada imperfeita pelo simples fato de ter ajudado uma pessoa, isso mostra que a sociedade que ela vive era realmente cruel. Eu gostaria realmente de pode ver o final desse enredo incrĂ­vel. Vou procurar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessada em ler esse livro jĂ¡ que fala sobre injustiças humanas e tem um pouquinho de romance no qual eu adoro tambĂ©m fiquei curiosa para saber o final da histĂ³ria.JĂ¡ coloquei na minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  9. OlĂ¡!
    Nunca tinha me interessado em ler nada dessa autora. Mas esse livro parece ser muito bom e tratar de temas muito importantes.
    VocĂª conseguiu transmitir bem o quanto vocĂª gostou do livro atravĂ©s da sua resenha. Vou adicionar na listinha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi drica!
    Essa histĂ³ria me lembrou muito um episĂ³dio da sĂ©rie Black Mirror, onde as pessoas sĂ£o julgadas pelas suas boas maneiras.
    Nunca li nada dessa autora pois nĂ£o a conhecia e esse livro me chamou atenĂ§Ă£o pelo enredo, jĂ¡ que a capa deixou a desejar.
    Vou dar uma chance a ele em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SĂ³ assisti aos 2 primeiros episĂ³dios da sĂ©rie, mas qual Ă© esse?

      Excluir
  11. Que capa mais linda,amei <3 Essa tambem jĂ¡ me conquistou pela capa e depois de ler a sua resenha fiquei completamente apaixonada e querendo muito ter esse livros em mĂ£os.
    Adorei tambem em saber que ele trata sobre relacionamentos e a importancia deles. JĂ¡ entrou para a minha lista.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Drica!!
    Gostei bastante da resenha e como sou muito fĂ£ de distopias fiquei muito interessada para conhecer mais sobre esse livro da autora!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!