Leitura da Drica: Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon


Tudo envolve riscos. NĂ£o fazer nada tambĂ©m Ă© arriscado. A decisĂ£o Ă© sua.
A doença que eu tenho Ă© rara e famosa. Basicamente, sou alĂ©rgica ao mundo. NĂ£o saio de casa. NĂ£o saĂ­ uma vez sequer em 17 anos. As Ăºnicas pessoas que eu vejo sĂ£o minha mĂ£e e minha enfermeira, Carla.
EntĂ£o, um dia, um caminhĂ£o de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele Ă© alto, magro e estĂ¡ todo de preto: blusa, calça jeans, tĂªnis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome Ă© Olly.
Talvez nĂ£o seja possĂ­vel prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso Ă© certo. E Ă© quase certo que isso vai provocar uma catĂ¡strofe.
Tudo e Todas As Coisas
Nicola Yoon
Ano: 2017
PĂ¡ginas: 280
Idioma: portuguĂªs
Editora: Arqueiro
"De uma coisa eu tenho certeza: a vontade sĂ³ leva a mais vontades. NĂ£o hĂ¡ limites para o desejo."

Tenho esse livro a quase 1 ano, mas sĂ³ resolvi ler ele ao saber que ia virar filme: nĂ£o queria ver o filme antes de ler o livro para nĂ£o perder o encantamento de criar meus prĂ³prios personagens.

Se vocĂª acompanha o blog, sabe que os romances docinhos nĂ£o sĂ£o o meu estilo. PouquĂ­ssimos, como “O livro de desafios de Dash e Lily”, conseguiram conquistar meu coraĂ§Ă£o. Mas “Tudo e todas as coisas” foi um deles!

Madeline Ă© uma jovem nada comum, afinal ela viveu todos os seus quase 18 anos dentro de casa. Isso mesmo, ela tem IDCG, uma imunodeficiĂªncia gravĂ­ssima que a impede de interagir com o mundo porque um alimento aparentemente inofensivo ou o ar Ă© capaz de leva-la a morte. 

"... NĂ£o que eu me ressinta da minha vida com os livros. tudo que sei do mundo aprendi com eles. entretanto, uma descriĂ§Ă£o de uma Ă¡rvore nĂ£o Ă© uma Ă¡rvore e uma centena de beijos de papel nunca serĂ¡ capaz de gerar a mesma sensaĂ§Ă£o que os lĂ¡bios do Olly nos meus me proporcionou."

Pronto! Drama! Adoooooooro! Esse foi o pontapĂ© inicial para eu começar a gostar da histĂ³ria. Depois da bela capa, na verdade rsrsrsrs

Maddy passa os dias estudando e lendo, convivendo apenas com a sua mĂ£e, que Ă© mĂ©dica, e de Anna, sua enfermeira. Mas a sua rotina muda quando a famĂ­lia de Olly se muda para a casa vazia em frente a sua janela. 


Olly Ă© simplesmente apaixonante! Rebelde e fofo, ao mesmo tempo. Forte e sensĂ­vel. Sem mencionar o quanto ele Ă© persistente e meigo. Quero pra mim!!!

"A segurança nĂ£o Ă© tudo. HĂ¡ mais na vida do que se manter vivo."

Depois de escrever o seu email no vidro da janela, os dois passam a se comunicar atravĂ©s de mensagens eletrĂ´nicas impagĂ¡veis. Mas, Ă  medida que os dois se conhecem, os email deixam de ser suficiente e Olly, quebrando todas as regras de bom senso e sobrevivĂªncia, sem o conhecimento da mĂ£e dela e com o consentimento de Anna, vai visitar Maddy. 
"É por isso que as pessoas tocam as outras. Em certas ocasiões, as palavras simplesmente nĂ£o sĂ£o suficientes." 
Posso garantir que Nicola Yoon Ă© uma escritora incrĂ­vel! Quanta delicadeza e sentimento ela coloca na cena em que Olly visita Maddy em sua casa... 

E a existĂªncia de Olly na vida de Maddy vai dar uma nova visĂ£o da sua situaĂ§Ă£o. Ela fica mais corajosa e resolve viver a vida, afinal quem nunca acreditou ser capaz de enfrentar o mundo quando estava apaixonado???


Adorei o modo como foi retratada a inocĂªncia de Maddy em relaĂ§Ă£o a coisas simples do mundo de uma garota normal, mas que, para ela, era uma completa novidade. A lista que ela faz para dar o primeiro beijo Ă© hilĂ¡ria e os desenhos que ela faz de como ela se sente em relaĂ§Ă£o a Olly sĂ£o muito fofos. Isso sem falar das pequenas resenhas e quotes dos livros que ela gosta.

Apesar de falar de um problema de saĂºde serĂ­ssimo, a leitura Ă© extremamente leve e divertida. O leitor, em momento algum, vai sentir pena de Maddy. VocĂª vai Ă© torcer muito para que tudo dĂª certo em sua vida porque ela Ă© uma menina fantĂ¡stica!!!

Acho que Ă© uma leitura para todos e de todas as idades. A situaĂ§Ă£o de Maddy e sua postura diante da vida, o amor de Olly por uma pessoa com tantos problemas, a amizade da enfermeira Anna e a situaĂ§Ă£o complicada da mĂ£e de Maddy, tudo e todas as coisas nos fazem aprender bastante sobre essa coisa complicada chamada relacionamentos.
"Amor.
O amor torna as pessoas loucas.
A perda do amor torna as pessoas loucas."
Amizade, amor verdadeiro, vontade de viver, confiança, lealdade, coragem... esses sĂ£o alguns dos temas tratados nesse livro incrĂ­vel!

Ah, e acabei nĂ£o assistindo o filme... Achei que ele nĂ£o seria capaz de transmitir tudo o que senti com a leitura do livro. 



                                                             

9 comentĂ¡rios

  1. Oie! !
    EstĂ¡ todo mundo falando desse livro/filme e eu ainda nĂ£o tive oportunidade de ler (estou esperando uma promoĂ§Ă£o )
    O enredo Ă© maravilhoso e a histĂ³ria parece ser muito emocioante e bem amorzinho ❤❤

    Necessito desse livro.!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adriana!
    Quando ainda tinha parceria com a NC, tive oportunidade de ler os primeiros capĂ­tulos do livro e na Ă©poca, lembro de ter me identificado muito com Madeline, pois nĂ£o tenho a doença que ela tem, mas de certa forma, tenho minhas limitações fĂ­sicas e que dificultam, hoje em dia, sair para conhecer o mundo, como fazia antigamente e fico mais tempo em casa...
    Acredito mesmo que seja uma leitura fofa, o primeiro amor, querer conhecer as coisas que nunca teve oportunidade de viver, enfim, gostaria de terminar a leitura.
    NĂ£o li nem assisti o filme ainda, mas quero.
    Desejo um mĂªs repleto de realizações e um Ă³timo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilĂ­brio e nada acontece sem uma razĂ£o justa.” (ZĂ­bia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava louca para ver o filme, porĂ©m nĂ£o queria assistir sem ter lido livro ainda.
    achei que seria uma leitura bem difĂ­cil, mas pelo visto me enganei.
    Acho bem legal quando conseguem abordar o IDCG, pois Ă© uma imunodeficiĂªncia muito complicada e deve ser bem comovente o modo como ele enfrenta tudo para poder visita-la mesmo sabendo os ricos.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esta estĂ³ria vem trazer ao leitor mais que sĂ³ uma questĂ£o de problemas de saĂºde, mas tambĂ©m estĂ¡ relaĂ§Ă£o de amizade, e amor, e como isto nos motiva a fazer coisas das quais queremos, sem nos importar com as consequĂªncias, muitas das vezes sĂ³ queremos nos aventurar, como esta personagem, que mesmo sabendo das suas limitações, queria viver a vida. Espero que este livro tenha um desfecho feliz, estou louca para ler esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da sĂ©rie "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa ediĂ§Ă£o linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho o livro mas ainda nĂ£o li, deve ser uma historia gostosa de ler, me coloquei no lugar da personagem e que angustia ficar sem contato com o mundo lĂ¡ fora. Os personagens parecem ser umas fofuras principalmente ele que nĂ£o se deixou levar pelos problemas dela e nĂ£i desistiu.

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡!
    Estou tĂ£o ansiosa para ler esse livro! <3
    Ainda nĂ£o tive a oportunidade mas espero ler antes do filme. É tanta gente falando bem que eu estou muito curiosa suahushuas
    Adorei a resenha, espero conseguir ler em breve (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente nĂ£o curti esse livro. Muito dramĂ tico. E drama Ă© um gĂªnero que nĂ£o tenho muita paciĂªncia, cansa muito e nĂ£o consigo chegar atè o final.

    ResponderExcluir
  8. Esse Ă© uns dos melhores livros que eu jĂ¡ li, amei o jeito que a autora descreve os detalhes, a trama do romance, o jeito que a personagem lida com sua doença, o jeito que a mĂ£e cuida de sua filha com essa doença tĂ£o rara, mas confesso que decepcionei no final do livro, esperava um pouquinho mais. E Olly jĂ¡ virou meu crush haha
    É um livro pequeno, mas com uma historia cativante. Quem nĂ£o leu, leia. Porque vale a pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Mads sente falta de viver o mundo lĂ¡ fora, apesar da doença ela precisa desse dia perfeito!! Fiquei curiosa para saber qual Ă© a tragĂ©dia que acontece e o desfecho final da histĂ³ria!! Ainda bem que ela pode contar com a ajuda de seu vizinho, Olly!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!