Livros da Gata: O Problema do Para Sempre

Mallory viveu muito tempo em silĂªncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que estĂ¡ na hora de encontrar a prĂ³pria voz.
JĂ¡ na infĂ¢ncia, Mallory Dodge percebeu que sĂ³ poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possĂ­vel. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, apĂ³s ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao Ăºltimo ano do Ensino MĂ©dio numa escola de verdade. O que Mallory nĂ£o imaginava Ă© que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que nĂ£o via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que nĂ£o Ă© a Ăºnica que guarda cicatrizes do passado, alĂ©m de uma paixĂ£o adormecida e inevitĂ¡vel.
O Problema do Para Sempre
Alguns segredos sĂ£o fortes demais para palavras
J. Lynn
Ano: 2017
PĂ¡ginas: 392
Idioma: portuguĂªs
Editora: Galera Record


Dai vocĂª estĂ¡ passeando nas pĂ¡ginas da Amazon no Amazon Day e vĂª essa capa arrasadora, lacradora, destruidora de corações inocentes ali, bem no cantinho de sugestões do site, e resolve clicar. VocĂª jĂ¡ tinha prometido nĂ£o cair em tentaĂ§Ă£o e comprar nada, nadinha mesmo. SĂ³ que aĂ­, quando abre a pĂ¡gina do livro, vocĂª percebe que Ă© de uma escritora que ama e, o melhor, Ă© infanto juvenil, seu gĂªnero literĂ¡rio favorito. Melhor nĂ£o, nĂ©? Pior obviamente porque vocĂª precisava ter esta beldade na estante e nas mĂ£os tipo assim, para anteontem... hehehehe

NĂ£o resisti, chutei o pau da barraca e corri para o abraço viciante de uma trama envolvente, sofrida, angustiante e surpreendente. Agora, jĂ¡ vou te avisando: VĂ¡ preparada. Porque este livro vai deixar vocĂª sem chĂ£o e emocionalmente inacessĂ­vel por dias. NĂ£o Ă© Ă  toa que tem esse tĂ­tulo baphĂ´nico.

“Eu tenho medo de tudo – admiti, minha voz um sussurro.- De tudo. Meu maior medo Ă© o para sempre. Que eu seja assim para sempre!“
Mallory teve um infĂ¢ncia problemĂ¡tica, desde cedo ela aprendeu a guardar suas palavras e sentimentos para si e tentar viver no silĂªncio de seu lar provisĂ³rio e abusivo. Diante de um homem bruto e agressivo, que a cada dia se superava mais na crueldade de seus atos, ela encontra em um garoto o consolo e a fuga necessĂ¡ria para aguentar os anos de maus tratos.

Depois de um acontecimento trĂ¡gico e dramĂ¡tico, onde ela tem a chance de recomeçar sua vida com uma famĂ­lia que realmente a quer como filha, Mallory começa a vencer as barreiras do silĂªncio e seu grande desafio serĂ¡ enfrentar o Ăºltimo ano do ensino mĂ©dio numa escola e nĂ£o mais com educaĂ§Ă£o em casa. Um grande passo que ela estĂ¡ disposta a dar mesmo sem encontrar ainda sua voz.

“ As palavras nĂ£o eram o problema. Elas voavam pela minha cabeça como um bando de aves migrando para o sul no inverno. Palavras nunca foram o problema. Eu as tinha, sempre tive, mas arrancĂ¡–las de mim e lhes dar voz sempre fora complicado.”

Mallory estĂ¡ temerosa do que vai encontrar na escola mas o que ela nunca iria imaginar era encontrar a pessoa que marcou sua infĂ¢ncia, o Ăºnico lado positivo de tudo o que viveu e sofreu, porĂ©m, as lembranças voltam com toda força e ameaçam dragar novamente Mallory para o silĂªncio profundo.

Ryder tambĂ©m nĂ£o esperava reencontrar Mallory, muito menos na mesma escola. Hoje ele nĂ£o Ă© mais o garoto franzino que iluminava a vida de Mallory, ele estĂ¡ diferente, ele seguiu em frente e este reencontro trarĂ¡ consequĂªncias fortes para ambos.

“ Olhei para ele, realmente o vi – um rosto que era familiar e, ao mesmo tempo, novo para mim, mais maduro do que eu me lembrava, porĂ©m ainda dolorosamente bonito. Eu o reconheci. Ai, meu Deus, eu o reconheceria em qualquer lugar... ”

Ryder Ă© um cavaleiro de armadura rachada que nĂ£o consegue viver sem proteger a quem ama e isso traz mais carga dramĂ¡tica ainda para a trama. 

Narrado em primeiro pessoa por Mallory, fui acompanhando esta jornada de amizade, superaĂ§Ă£o, resiliĂªncia, tragĂ©dias e cura onde, nĂ£o sĂ³ Mallory deseja ser real, amada e reconhecida, onde cada palavra pode transformar vidas e onde cada gesto pode levar a um futuro com mais esperança e realizações.

Achei simplesmente fantĂ¡stica a forma como a escritora encontrou para apresentar o passado e o passo a passo do presente, nĂ£o sĂ³ de Mallory, mas de cada personagem que estĂ¡ na sua vida e cada personagem novo que surge tambĂ©m testando seus limites e a fazendo se ver de outra forma. O livro mostra as consequĂªncias de uma escolha infeliz e mostra como nĂ£o podemos julgar os outros pelo endereço onde moram, pela roupa que vestem ou pela imagem que demonstram ter.

Algumas situações me irritaram um pouco e, em alguns momentos, achei o texto um pouco repetitivo, mas uma situaĂ§Ă£o que acontece na sala de aula bem no final e que me emocionou tanto e foi tĂ£o surpreendente que apagou as partes que eu nĂ£o tinha gostado completamente.

O livro Ă© maravilhoso, leitura obrigatĂ³ria para quem curte um bom drama forte, açucarado e cheio de suspense, regado a muito amor que emana das pĂ¡ginas a cada letra escrita e cada palavra pronunciada.

A ediĂ§Ă£o estĂ¡ boa,  com folhas amareladas, capa em auto relevo, borboleta abrindo os capĂ­tulos e boa diagramaĂ§Ă£o. SĂ³ pecou um pouco com erros de digitaĂ§Ă£o e alguns poucos erros de traduĂ§Ă£o.
4,5/5 estrelas

Beijos, Myl




                                                              

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!