Estante da Tata: Mulher Maravilha, Sementes da Guerra - Leigh Bardugo

Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana.
Filha da deusa HipĂ³lita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmĂ£s guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glĂ³ria ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal.
No entanto, Alia estĂ¡ longe de ser uma garota comum. Ela Ă© uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e misĂ©ria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroĂ­na que o mundo jĂ¡ conheceu.
Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra
Lendas da DC # 1
Leigh Bardugo
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 400
Idioma: portuguĂªs
Editora: Arqueiro

u vou ser franca aqui, o que me fez querer ler esse livro nĂ£o foi o fato dele ser um livro da Mulher Maravilha, mas sim o fato dele ser um livro da Mulher Maravilha escrito pela Leigh Bardugo.

Para quem nĂ£o sabe, a Leigh Bardugo Ă© a autora da Trilogia Grisha e da duologia Six of Crows, duas sĂ©ries maravilhosas (apesar de nĂ£o ter superado aquele final cof cof horrĂ­vel cof da trilogia Grisha ainda), super bem escritas e incrĂ­veis que eu amo (e que se passam no mesmo mundo).

E ai, dois anos atrĂ¡s, como uma fĂ£/geek/nerd louca, minha felicidade estourou quando eu descobri que duas das minhas autoras favoritas estavam escrevendo livros de super-herĂ³is da DC! A Leigh Bardugo Ă© sĂ³ a primeira, seguida pela Sara J Maas (autora do maravilho Corte de Espinhos e Rosas!!!!!!!!) com seu livro da Mulher Gato, a Marie Lu (autora de Jovens de Elite) com o Batman e, por fim, Matt de la Peña (autor do livro Mexican Whiteboy and The Living) com o Super-homem.


Ao que parece, a Editora Arqueiro irĂ¡ publicar, simultaneamente com o Estados Unidos, todos os quatro livros da sĂ©rie DC Icons (no Brasil, a sĂ©rie se chama Lendas da DC). Os quatro livros, apesar de fazerem parte de uma sĂ©rie, vĂ£o ter historias independentes!

Voltando ao foco agora, Sementes da Guerra conta a histĂ³ria de uma Diana adolescente, cheia de dĂºvidas e inseguranças, muitos anos antes de se tornar a Mulher Maravilha.

Diana Ă© uma amazona, mas nĂ£o qualquer amazona, ela Ă© filha da deusa HipĂ³lita, a rainha das Amazonas e, por causa disso, Ă© sempre observada e julgada pelas outras amazonas que a acham, apesar e por causa de sua posiĂ§Ă£o, fraca. EntĂ£o, tudo que Diana mais quer na vida Ă© se provar, provar como digna de sua mĂ£e e como membro valioso das amazonas.


 O problema Ă© que quando vocĂª vive em uma sociedade na qual todo mundo Ă© extraordinĂ¡rio, ser menos do que isso, te destaca de uma forma ruim.

O livro começa com a corrida que marca o inĂ­cio dos jogos Nemeus, a situaĂ§Ă£o perfeita para que Diana prove,  para sua mĂ£e e para o resto das amazonas, o seu valor. O problema Ă© que, ao invĂ©s de chegar em primeiro lugar, Diana abandona a corrida para salvar uma mortal. O problema Ă© que Ă© proibido salvar mortais e, acima de tudo, Ă© proibido levar eles para Temiscira, e bem, Diana faz as duas coisas.

Escondendo a humana das outras amazonas, Diana logo percebe que coisas estranhas começam a acontecer na ilha, coisas impossíveis que começam a quebrar o equilíbrio da ilha paraíso.

Sem saber o que fazer ou se o caos que começa a se instalar Ă© sua culpa, Diana procura o orĂ¡culo e descobre que a humana vem de uma linhagem especial, ela Ă©, assim como Helena de Troia foi um dia, uma semente da guerra. Isso significa que ela trarĂ¡ uma grande guerra ao mundo e farĂ¡ com que a ilha das amazonas entre em colapso.


Diana se vĂª entĂ£o no meio de um dilema com trĂªs possibilidades:
  1. Salvar a mortal e condenar o mundo;
  2. Deixar a menina morrer e salvar a ilha e o mundo;
  3. Abandonar a ilha, sua famĂ­lia e amigos, e se aventurar no mundo mortal afim de quebrar a maldiĂ§Ă£o da linhagem de sangue das sementes da guerra.
Eu vou deixar vocĂªs adivinharem qual opĂ§Ă£o ela escolheu.

A histĂ³ria Ă© toda narrada em terceira pessoa e possui um ritmo rĂ¡pido de leitura. Eu literalmente li o livro inteiro em um sĂ¡bado tedioso.

Eu gostei bastante da forma como foi abordada essa histĂ³ria de origem da Diana, ver ela ter dĂºvidas, descobrir o mundo e amadurecer. Eu gostei particularmente do foco dado Ă s lendas da mitologia grega. A coisa toda da releitura da histĂ³ria de Helena de Troia foi a cereja do bolo.

Outro ponto positivo foi a presença de personagens com diversidade e a sua representatividade, bem como da temĂ¡tica do empoderamento feminino e do amor prĂ³prio.


Apesar de ser um YA baseado em uma personagem clĂ¡ssica das revistas em quadrinhos, o livro trata e discute assuntos importantes como preconceito, amor prĂ³prio, empoderamento feminino e igualdade.

Agora, se vocĂª espera que o livro possua inspiraĂ§Ă£o no filme, tire seu cavalo da chuva. Apesar de alguns elementos semelhantes, as histĂ³rias sĂ£o completamente diferentes entre si. Mas aquela Diana forte, determinada e ao mesmo tempo inocente e curiosa com o mundo humano estĂ¡ lĂ¡.

E, sendo franca? Eu acho que a histĂ³ria do livro daria um filme melhor que a histĂ³ria apresentada no filme.


Ah, antes que eu me esqueça, no final desse livro tem o primeiro capitulo do prĂ³ximo livro da sĂ©rie e eu nĂ£o sei se isso foi um presente ou uma tortura, principalmente depois que eu fui olhar a sinopse do livro no site da Marie Lu. Reparem sĂ³:
Before he was Batman, he was Bruce Wayne. A reckless boy willing to break the rules for a girl who may be his worst enemy. 

Antes dele se tornar o Batman, ele era Bruce Wayne. Um garoto imprudente disposto a quebrar as regras por uma garota que pode ser sua maior inimiga.

EntĂ£o, parece que antes de completar de 18 anos o Bruce Ă© preso e tem que cumprir serviço comunitĂ¡rio no hospĂ­cio de Gottam. LĂ¡ ele conhece uma garota misteriosa e a histĂ³ria começa.

Soa maravilhosamente insano né? Mal posso esperar! hahahahah


Um comentĂ¡rio

  1. OlĂ¡! TambĂ©m sou muito fĂ£ da mulher maravilha, e adorei saber que temos mais um livro que nos brinda com a sua histĂ³ria, curiosa para saber qual opĂ§Ă£o a Diana escolheu (mesmo achando que sei qual foi...), outro ponto positivo, pelo menos para mim, Ă© que o livro trĂ¡s uma histĂ³ria diferente do filme (que eu tambĂ©m adorei), mas nos remete a uma Diana adolescente, cheia de dĂºvidas e amadurecendo.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!