Lendo com a Dani: O Menino de Vestido, David Walliams

A vida de Dennis nĂ£o Ă© nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mĂ£e, nĂ£o se entende com o irmĂ£o, o pai estĂ¡ deprimido e, para piorar, hĂ¡ uma regra em casa que proĂ­be abraços. SĂ³ duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele Ă© o atacante do time do colĂ©gio e adora a revista Vogue. Durante uma detenĂ§Ă£o, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que tambĂ©m se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. AtĂ© que um dia ela o convence a pĂ´r um vestido e ir Ă  aula fingindo ser uma aluna de intercĂ¢mbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinĂ¡rio.
O Menino de Vestido (The Boy in the Dress)
David Walliams
IntrĂ­nseca (2014)
192 pĂ¡ginas

Pense num infantojuvenil divertido?! 

Dennis Ă© um garoto sensĂ­vel de doze anos, o abandono da mĂ£e ainda dĂ³i muito, especialmente quando era a Ăºnica a lhe dar carinho. Agora ele vive com o pai e o irmĂ£o, que sĂ£o o estereĂ³tipo dos machões. Nada de abraços, nada de palavras melosas. 

Dennis adora jogar futebol, ele Ă© o craque do time, embora nĂ£o seja o suficiente para ser parte da turma popular. E ele tem um segredo: uma revista escondida debaixo do colchĂ£o! E, posso garantir, que vocĂª nĂ£o imagina o que Ă©.

O fato Ă© que Dennis acaba indo parar na detenĂ§Ă£o e lĂ¡ conhece Lisa, quer dizer, começa a falar, jĂ¡ que ela Ă© a garota popular e linda da escola; e o garoto a admira.

Numa tirada de sorte, ele descobre que Lisa adora desenhar vestidos e consegue um convite para a casa da garota.

E, gente... esses dois juntos, farĂ£o cada uma.

David Wlliams tem uma escrita envolvente, ele nos joga dentro da histĂ³ria e nos deixa bem confortĂ¡veis, as emoĂ§Ă£o sĂ£o bem descritas, sem exageros e com muita habilidade. 

Ele nos mostra o que passa pela mente de Dennis, as lembranças, os desejos, algumas questões que o deixam confuso. Questões como 'serĂ¡ que um menino pode usar um vestido?' Ou 'Lisa Ă© completamente maluca?'

"- Que injusto! Sabe, roupas de garotos sĂ£o muito sem graça.
- Bem, eu odeio essas regras chatas que dizem o que as pessoas devem ou nĂ£o vestir. Com certeza todo mundo deveria poder usar o que tivesse vontade, nĂ£o?

Darvesh Ă© o melhor amigo de Dennis e tem uma mĂ£e que estĂ¡ sempre por perto lhe fazendo "passar vergonha" com demonstrações de afeto. Meninos. As conversas entre eles sĂ£o muito legais e bem sinceras. Numa delas ocorre um leve empurrĂ£o para nosso protagonista seguir suas vontades.

E a ideia do autor narrar o livro como se estivesse conversando conosco Ă© maravilhosa, eu adoro esse tipo de narrativa, acaba me envolvendo mais, tornando mais real a minha viagem pela leitura.

"É preciso algum tempo para se acostumar a andar de salto alto. NĂ£o que eu saiba disso, leitor. SĂ³ ouvi falar."

E este outro exemplo:

- VocĂª Ă© um &**%$#% completo!
Ops, me desculpem. Sei que, apesar de crianças de verdade falarem palavrĂ£o, nĂ£o se pode escrever palavrões em livros infantis. Por favor, me perdoem Ă© a &**%$#% da regra!

O Menino de Vestido nos faz pensar nas regras impostas pela sociedade, no real valor de um amigo, nas coisas que damos valor ou nĂ£o.

Adorei o Dennis com seu talento para esporte, seu desejo secreto, sua amizade pelo Darvesh, o amor que ainda nutre pelo irmĂ£o implicante, e acompanhar algumas de suas lembranças me deixou com o coraĂ§Ă£o apertado.

Lisa Ă© espevitada e seu talento para moda Ă© latente, ela acaba sendo uma boa amiga para o protagonista. E nos faz lembrar que embora a vida nĂ£o pareça das melhores, nossos sonhos nos dĂ£o gĂ¡s para correr atrĂ¡s.

E atĂ© mesmo o pai e o irmĂ£o de Dennis nos deixam uma liĂ§Ă£o importante: embora alguns nĂ£o saibam como expressar seus sentimentos, nĂ£o significa que nĂ£o nos amem.

E vocĂª, jĂ¡ leu este ou algum outro tĂ­tulo do autor? Na minha fila de espera estĂ¡ VovĂ³ Vigarista!

Recomendo para vocĂª ler e se distrair; e para dar de presente Ă s crianças.
                                                             

2 comentĂ¡rios

  1. Apesar de nĂ£o ter visto o filme, a sinopse me lembrou a trama de A Garota Dinamarquesa, sĂ³ que versĂ£o juvenil, hehe. Confesso que nĂ£o Ă© muito meu estilo, mas atĂ© que parece ser bem divertido!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o li nem assisti A Garota Dinamarquesa, Su. Mas garanto que se precisar de uma leitura divertida com liĂ§Ă£o de moral, esse livro cai como uma luva!
      Obrigada!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!