Cotidiano da Gata: Casinha de Livros


Minha filha mais velha Ă© leitora voraz hĂ¡ dez anos e jĂ¡ naquela Ă©poca eu organizava, numa das praças do meu bairro, um troca-troca divertido entre as crianças que era um sucesso. Elas ficavam fascinadas em poder barganhar nas trocas e ter novos tĂ­tulos a mĂ£o.

Desde que virei leitora voraz e comecei a participar de grupos relacionados no Facebook, que paquerava as fotos que as pessoas postavam da Casinha de Livros, uma espĂ©cie de biblioteca pĂºblica livre onde as pessoas deixavam seus livros e outras pegavam formando um ciclo de troca anĂ´nima.

Como nĂ³s, brasileiros, temos o estigma de que nĂ£o lemos muito, eu via este projeto como algo bem bem distante, presente apenas em paĂ­ses de primeiro mundo.

Qual nĂ£o foi minha surpresa ao encontrar uma dessas casinhas naquela mesma praça das trocas do passado e onde faço caminhadas cheia de balões para comemorar o dia dos namorados, em 2015. Fiquei feliz da vida e obviamente peguei meu primeiro livro de lĂ¡: Dorothy on the rocks, chicklit interessante que tanto eu como a filha gostamos muito.



Desde entĂ£o, tanto deixo livros como pegos outros e os que pego sĂ£o gratas surpresas, pois sĂ£o de escritoras que nunca tinha ouvido falar e sĂ£o bem legais. Minha Ăºltima aquisiĂ§Ă£o, entretanto, foi um livro que marcou minha adolescĂªncia e me fez relembrar de vĂ¡rios momentos saudosos desta Ă©poca.

Hoje as casinhas estĂ£o espalhadas por toda a cidade e novos projetos de bibliotecas livres tomam conta de empresas e escolas, o que demonstra que nĂ£o somos um paĂ­s de iletrados. Somos um paĂ­s de devoradores de livros cada vez mais Ă¡vidos por conhecer autores clĂ¡ssicos e novas histĂ³rias .

TambĂ©m comecei este projeto no serviço mĂ©dico onde trabalho e espero em breve ver a estante cheia de obras–primas da literatura.


2 comentĂ¡rios

  1. TĂ£o bom quando a gente lĂª sobre projetos assim e triste ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, para mim.
    Na minha cidade tentaram fazer isso, arrumaram um velho container, o enfeitaram, arrumaram direitinho e colocaram uma biblioteca. VocĂª deixava seus livros e pegava outros que estavam ali. Na primeira tentativa, colocaram fogo nos livros :/ e na segunda, rasgaram muitos tĂ­tulos.
    Eu mesma doei muitos livros e peguei outros tantos..hoje isso nĂ£o Ă© mais possĂ­vel graças a um povo que nĂ£o valoriza cultura!
    Mas...hĂ¡ sempre esperança quando a gente vĂª que Ă© muito possĂ­vel!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. My!
    Admiro demais esse trabalho que incentiva a leitura, principalmente de forma gratuita, porque acredito que a maior desculpa para quem nĂ£o lĂª, Ă© o preço dos livros...
    Queria que tivesse na minha cidade, iria fazer a festa.
    Vi um que o cidadĂ£o leva os livros nos bairros em uma bicicleta, achei fenomenal.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ InteligĂªncia nĂ£o Ă© nĂ£o cometer erros, mas saber resolvĂª-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!