Carbono Alterado, Richard K. Morgan

No sĂ©culo XXV, a consciĂªncia de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cĂ©rebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais Ă© que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, apĂ³s sua Ăºltima morte, tem sua consciĂªncia transportada a Bay City, a antiga SĂ£o Francisco, e Ă© trazido de volta Ă  vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso sĂ³ para descobrir que seu contratante Ă© a prĂ³pria vĂ­tima, que voltou Ă  vida em um novo corpo, mas sem as memĂ³rias do crime. Mal sabe Kovacs, porĂ©m, que essa investigaĂ§Ă£o irĂ¡ lanĂ§Ă¡-lo no centro de uma conspiraĂ§Ă£o perversa atĂ© para os padrões de uma sociedade que trata a existĂªncia humana como um produto a ser comercializado.
Carbono Alterado
Trilogia Altered Carbon #1
Richard K. Morgan
Ano: 2017
PĂ¡ginas: 490
Idioma: portuguĂªs
Editora: Bertrand Brasil

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que jĂ¡ estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentaĂ§Ă£o, compra e venda, como se fossem uma essĂªncia destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a mĂ¡quina polĂ­tica do alto. ”

Imortalidade, quem nĂ£o quer? Em Carbono Alterado Ă© isso que nĂ³s temos, senhores! Estamos no sĂ©culo XXV e a nossa consciĂªncia pode ser inserida em outro corpo, caso esse nosso deixe de existir, se inserida em um cartucho. Louco, nĂ£o?!?!?!?!

Mas, para isso, vocĂª precisa ter dinheiro (isso nĂ£o munda nunca!). Afinal vocĂª precisa pagar para ter sua consciĂªncia armazenada em um banco de dados para que seja feito uma espĂ©cie de download para uma “capa” (corpo), que dependerĂ¡ de quanto vocĂª pode pagar.

Vamos conhecer esse mudo atravĂ©s dos olhos de Takeshi, ex-emissĂ¡rio da ONU, que Ă© despertado em um novo corpo para descobrir o culpado de um crime de assassinato. E, pasmem!!!, ele foi contratado pela prĂ³pria vĂ­tima, o magnata Laurens Bancroft, um Matusa (alguĂ©m que jĂ¡ viveu muitos sĂ©culos) que sofreu uma tentativa de assassinato frustrada. A polĂ­cia afirma que Ă© um caso de suicĂ­dio. 

O livro Ă© uma mistura de thriller policial, jĂ¡ que acompanhamos essa busca pelo criminoso e Takeshi se vĂª envolvido com grandes conspirações, com grandes discussões a respeito dessa nova situaĂ§Ă£o do ser humano. 

Takeshi terĂ¡ que se defender dos assassinos, da polĂ­cia, de uma esposa infiel e da igreja catĂ³lica... Nada fĂ¡cil a vida do nosso protagonista, nĂ£o Ă©?

Apesar do enredo fantĂ¡stico, Carbono Alterado peca pela lentidĂ£o, a leitura nĂ£o flui, os personagens nĂ£o tĂªm empatia e algumas cenas sĂ£o bem entediantes. AlĂ©m de ter uma gama enorme de cenas de sexo, violĂªncia e aĂ§Ă£o, daquelas que parece que o livro vai sangrar. Bom ou ruim? O leitor que vai decidir. As cenas de sexo e violĂªncia, por serem intensas, trazem ao livro uma boa dose de realidade. Enquanto que as cenas de aĂ§Ă£o compensam a morosidade da histĂ³ria. Tenho certeza de que sĂ£o essas cenas que serĂ£o aproveitadas na sĂ©rie da Netflix. 



5 comentĂ¡rios

  1. Puxa, que ruim ler que um enredo tĂ£o inovador acabou se perdendo um pouco.
    Fiquei lendo e imaginando todo o cenĂ¡rio maluco.rs Tipo, contratar alguĂ©m em outro corpo para desvendar o prĂ³prio assassinato.
    Muito maluco e daria até enredo para um bom filme.
    Mesmo assim, senti muita vontade de ler e se tiver oportunidade, quero muito poder fazer isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JĂ¡ foi lançada uma continuaĂ§Ă£o e vc pode assistir a sĂ©rie na Netflix.

      Excluir
  2. Drika!
    Uma pena que o livro peca pela lentidĂ£o...
    Gosto muito desse estilo mais noir nos livros policiais e ficcionais, sĂ£o mais clĂ¡ssicos e cheios de variantes.
    E se tem trechos bem reais e até cruas, trechos de sexo e morte, me interessa ainda mais.
    Como amo ficĂ§Ă£o, esse lance da mente ser transportada para outro corpo apĂ³s a morte, Ă© fascinante, pena as lembranças nĂ£o irem junto.
    Quanto ao nome, jĂ¡ que Ă© ficĂ§Ă£o, deve ser algo a alteraĂ§Ă£o da molĂ©cula de carbono, mas sĂ³ saberei quado ler.
    Gostei por demais.
    E gostei também de saber que a Netfilx comprou os direitos para fazer filme.
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mĂªs mais que abençoado!!
    “Acredite em si prĂ³prio e chegarĂ¡ um dia em que os outros nĂ£o terĂ£o outra escolha senĂ£o acreditar com vocĂª.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vĂ¡rios kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,

      Ă© uma mistura bem boa sim de policial, ficĂ§Ă£o e suspense, fora a discussĂ£o levantada sobre a Ă©tica da vida. Vale Ă  pena conferir.

      Excluir
  3. eu tava querendo ler esse livro, porque o trailer da sĂ©rie tĂ¡ me matando de curiosidade... achei bem legal o enredo :) mas fiquei bem desanimada por saber que a leitura Ă© lenta ç_ç
    enfim, quem sabe um dia? e a série também, vou ver se assisto qualquer dia desses xD

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!