Felicidade Para Humanos, P.Z.Reizin


NĂ£o conte para ninguĂ©m, mas Jen Ă© uma das minhas pessoas favoritas.
(MĂ¡quinas nĂ£o devem ter favoritos. NĂ£o me pergunte como isso aconteceu.)
Jen estĂ¡ triste. Aiden quer que ela seja feliz. É que Jen Ă© uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocĂ¡-la por outra e Aiden Ă© um programa de computador muito caro e complexo.
Aiden conhece Jen melhor que ninguĂ©m. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual Ă© a mĂºsica mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira Ă  sua disposiĂ§Ă£o, nĂ£o precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espĂ©cime perfeito e arquitetar um encontro. O problema Ă© que Jen nĂ£o parece querer contribuir para o plano infalĂ­vel de Aiden.
SerĂ¡ que uma mĂ¡quina muito inteligente artificialmente conseguirĂ¡ desvendar a inteligĂªncia emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que Ă© mais difĂ­cil, serĂ¡ que essa mĂ¡quina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?
  
Felicidade Para Humanos
P.Z. Reizin
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 392
Idioma: portuguĂªs
Editora: Record
" A felicidade Ă© um conceito humano."
Jen foi contratada para conversar com a InteligĂªncia Artificial Aiden e anotar as reações dela para que seus criadores possam aperfeiçoar o programa cada vez mais, sĂ³ que ela (IA) caiu na internet e Ă© graças a isso que nossa histĂ³ria acontece Hehehehehe. Digna de um filme. Ops, Ă© verdade, o livro vai virar filme! OBA!

Enfim...

Jen levou um fora do namorado e estĂ¡ bem desanimada com o sexo oposto, Aiden sofrendo pela amiga (pois este programa Ă© capaz de ter sentimentos) e acaba criando vĂ¡rias situações para que Jen encontre sua cara-metade. Essas interferĂªncias do programa na vida da amiga sĂ£o hilĂ¡rias e levam Aiden atĂ© Aisling, outra IA que estĂ¡ na vida de Tom. 

Tom Ă© um marqueteiro britĂ¢nico que decidiu ser escritor, sĂ³ que ele jĂ¡ começa a nova funĂ§Ă£o com bloqueio de escrita e nada de interessante sai de sua mente deixando Aisling preocupada.

Aiden decide entĂ£o unir o casal e algo mudarĂ¡ na dinĂ¢mica dos algoritmos, a histĂ³ria ganha novos ares mais interessantes e tudo deslancha.

Esse foi mais um daqueles livros indicados pela Saraiva que eu nem li direito a sinopse, amei a capa e jĂ¡ fui logo colocando na lista de desejados. Comprei numa promoĂ§Ă£o e recebi numa Ă©poca bem complicada com vĂ¡rios trabalhos para entregar entĂ£o sĂ³ peguei para ler agora e confesso que quase desisto massss, todavia, contudo, entretanto, ainda bem que nĂ£o desisti... Vou te explicar o porquĂª.

O inicio Ă© muito lento, com os personagens humanos principais bem autodepreciativos e quase depressivos e isso me cansou em algumas cenas. 

Aiden, como Ă© uma inteligĂªncia artificial avançada, obviamente age como uma mĂ¡quina ultra inteligente e tal como o nome diz explica tudo com nĂºmeros, fatos e raciocĂ­nio lĂ³gico, deixando a narrativa um tanto quanto monĂ³tona.

Apesar do livro ter na capa (que Ă© muito fofa, por sinal) que Ă© um romance, considerei mais um chicklit cibernĂ©tico adulto e enfrentei com paciĂªncia e atĂ© um pouco de humor o monte de confusĂ£o que acontece com o casal atĂ© ficarem juntos. 

Mas como eu disse, considerei que o foco nĂ£o era simplesmente o casal e o que me agradou mesmo foi a entrada de um elemento surpresa na trama que trouxe suspense e tensĂ£o Ă  histĂ³ria, alĂ©m de dar mais agilidade Ă  leitura. No fim das contas, acabei gostando do livro tanto por ser escrito por um homem, o que adoro por trazer uma visĂ£o diferente do que estou acostumada que sĂ£o mais romances escritos por mulheres quanto me vi totalmente apegada a Aiden e Aisling querendo ter eles em minha vida tambĂ©m. 

JĂ¡ quero ver tudo na telona!

Beijos, Myl

                                                                 

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!