A Filosofia de Merlí, Héctor Lozano e Rebecca Beltran

Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor.
Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros.
A Filosofia de Merlí
Héctor Lozano e Rebecca Beltran
Ano: 2018 
ficPáginas: 320
Idioma: português
Editora: Faro

O livro A Filosofia de Merlí, como o subtítulo já diz: O livro interativo da série e centenas de questões para você pensar, é um livro para fãs da série, mas, também, para você que nunca nem ouviu falar nela mas gosta de refletir a respeito do mundo à sua volta e questões do nosso dia.


Tendo o professor de Filosofia Merli Bergeron como protagonista, a série A Filosofia de Merli é um dos achados da Netflix. Ela retrata a vida de Merli e sua luta para tornar suas aulas de Filosofia atraentes, matéria para a qual a maioria dos alunos torce o nariz. Professor de uma turma de adolescentes, entre eles o seu próprio filho com quem não mantém um relacionamento muito bom, Merli vai apresentando os grandes pensadores da humanidade e suas ideias ao mesmo tempo em que mostra a aplicabilidade de tudo aquilo na nossa vida. Amado por uns, criticado e odiado por outros, Merli é aquele professor brother da galera e que usa métodos nada ortodoxos para falar de Platão, Nietzsche, Schopenhauer, entre outros.


O livro conta um pouco da história apresentada na série, mas o seu objetivo parece ser levá-lo a refletir sobre as questões lá apresentadas através de atividades e questões propostas ao leitor.


Tenho certeza que, em algum momento (se você já passou por essa época, é claro), já parou para pensar no porquê de se estudar Filosofia na escola e para que serve tudo isso. Te garanto que esse livro vai esclarecer vai te abrir um horizonte incrível em relação a isso, e você vai se pegar perguntando ‘Porque não li esse livro antes??? Porque não lançaram esse livro na época em que eu estava na escola??? Como tudo teria sido bem mais fácil se eu tivesse um professor como Merli...”

Ao mesmo tempo em que nos apresenta um pouco sobre os grandes filósofos, o livro vai mostrando a utilidade prática de cada linha do pensamento filosófico com informações, questionamentos e reflexões.

A escrita é uma delícia, com uma linguagem bem modernosa, bem sem papas na língua, da maneira como o professor Merli é: divertido e provocador, fazendo com que o peso de falar sobre Filosofia seja bem menor e bem mais agradável.

Além disso, com já é de costume, a Faro dá um show no trabalho gráfico! A diagramação está perfeita, tradução impecável, as ilustrações combinam perfeitamente com cada situação em que são utilizadas fazendo com que o conjunto visual seja agradabilíssimo até para quem não gosta de ler.


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!