Doze Lendas Brasileiras, clarice Lispector


Mais uma obra infantil de Clarice Lispector a chegar às prateleiras em capa dura e com novas ilustrações, Doze lendas brasileiras Como nasceram as estrelas reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX. A história que dá nome ao livro, por exemplo, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes. A nova edição, ilustrada pela artista Suryara, traz ainda o texto de apresentação A força do sonho, incluído no calendário em que os contos foram publicados, em 1977, e inédito em livro.
Doze lendas brasileiras
Como nasceram as estrelas
Clarice Lispector
Ano: 2014
Páginas: 60
Idioma: português 
Editora: Rocco

" O grande sonho acordado de um povo é um símbolo de seu vigor íntimo."


Quem não teve a alegria de ter seus sonhos embalados por uma bela canção de ninar?

 Ou por uma história mirabolante que, de tão fascinante, levava a sonhos acordado?

Eu tive esse prazer quando pequena e, mesmo tendo lido pouco para minhas filhas, adorava inventar tramas repletas de figuras do nosso folclore. Então quando recebi de presente de uma amiga este livro, fiquei encantada não só por ser da diva Clarice Lispector mas também por poder ter a chance de rever lendas contadas por minha mãe ou por alguma professora fantástica do ensino infantil.


Falar de Clarice não é necessário, evidentemente pois o próprio nome por si só já causa algum impacto na gente, mesmo para quem nunca leu algum de seus livros, pois a ucraniana que amava o Brasil e sua cultura foi capaz de eternizar seu nome em nosso meio. E que homenagem mais singela dela para nosso país do que reunir e recontar lendas do nosso folclore, não é mesmo? Sonhos acordados de um povo maravilhoso, alegre e acolhedor que não devem se perdidos pela era virtual.


Em Doze Lendas Brasileiras, ela traz uma lenda para cada mês do ano sempre tendo o cuidado de observar datas comemorativas e com ilustrações lindas de Suryara. O livro vai num crescente de histórias não muito conhecidas a outras famosas onde a escritora teve a liberdade de escrever lendas passadas de geração em geração por pessoas que também amam suas regiões e costumes.
Ideal para ir iniciando a criançada neste universo rico e fascinante do nosso folclore sem estresse com a moral da história apenas curtindo a presença de quem amamos e queremos bem.


Fiquei encantada com as lendas sobre os curumins e Como Nasceram as Estrelas, sobre a mudez dos animais e Uma Festança na Floresta e sobre a esperteza do jabuti e A Fruta Sem Nome. E amei ler e ver os desenhos da Lenda do Curupira e do Nascimento do Menino Jesus.

Oh, meu Senhor, amei tudinhooooo!


Livro obrigatório para o enxoval de todo papai e mamãe grávidos ou parentes que querem criar laços com as crianças a sua volta.


2 comentários

  1. Livros infantis são tão encantadores.
    Tenho um livro infantil da Clarice e é lindo!
    Amei o fato de ser sobre lendas.

    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!