Doze Lendas Brasileiras, clarice Lispector


Mais uma obra infantil de Clarice Lispector a chegar Ă s prateleiras em capa dura e com novas ilustrações, Doze lendas brasileiras Como nasceram as estrelas reĂºne histĂ³rias do folclore nacional, uma para cada mĂªs do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do sĂ©culo XX. A histĂ³ria que dĂ¡ nome ao livro, por exemplo, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes. A nova ediĂ§Ă£o, ilustrada pela artista Suryara, traz ainda o texto de apresentaĂ§Ă£o A força do sonho, incluĂ­do no calendĂ¡rio em que os contos foram publicados, em 1977, e inĂ©dito em livro.
Doze lendas brasileiras
Como nasceram as estrelas
Clarice Lispector
Ano: 2014
PĂ¡ginas: 60
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Rocco

" O grande sonho acordado de um povo Ă© um sĂ­mbolo de seu vigor Ă­ntimo."


Quem nĂ£o teve a alegria de ter seus sonhos embalados por uma bela canĂ§Ă£o de ninar?

 Ou por uma histĂ³ria mirabolante que, de tĂ£o fascinante, levava a sonhos acordado?

Eu tive esse prazer quando pequena e, mesmo tendo lido pouco para minhas filhas, adorava inventar tramas repletas de figuras do nosso folclore. EntĂ£o quando recebi de presente de uma amiga este livro, fiquei encantada nĂ£o sĂ³ por ser da diva Clarice Lispector mas tambĂ©m por poder ter a chance de rever lendas contadas por minha mĂ£e ou por alguma professora fantĂ¡stica do ensino infantil.


Falar de Clarice nĂ£o Ă© necessĂ¡rio, evidentemente pois o prĂ³prio nome por si sĂ³ jĂ¡ causa algum impacto na gente, mesmo para quem nunca leu algum de seus livros, pois a ucraniana que amava o Brasil e sua cultura foi capaz de eternizar seu nome em nosso meio. E que homenagem mais singela dela para nosso paĂ­s do que reunir e recontar lendas do nosso folclore, nĂ£o Ă© mesmo? Sonhos acordados de um povo maravilhoso, alegre e acolhedor que nĂ£o devem se perdidos pela era virtual.


Em Doze Lendas Brasileiras, ela traz uma lenda para cada mĂªs do ano sempre tendo o cuidado de observar datas comemorativas e com ilustrações lindas de Suryara. O livro vai num crescente de histĂ³rias nĂ£o muito conhecidas a outras famosas onde a escritora teve a liberdade de escrever lendas passadas de geraĂ§Ă£o em geraĂ§Ă£o por pessoas que tambĂ©m amam suas regiões e costumes.
Ideal para ir iniciando a criançada neste universo rico e fascinante do nosso folclore sem estresse com a moral da histĂ³ria apenas curtindo a presença de quem amamos e queremos bem.


Fiquei encantada com as lendas sobre os curumins e Como Nasceram as Estrelas, sobre a mudez dos animais e Uma Festança na Floresta e sobre a esperteza do jabuti e A Fruta Sem Nome. E amei ler e ver os desenhos da Lenda do Curupira e do Nascimento do Menino Jesus.

Oh, meu Senhor, amei tudinhooooo!


Livro obrigatĂ³rio para o enxoval de todo papai e mamĂ£e grĂ¡vidos ou parentes que querem criar laços com as crianças a sua volta.


2 comentĂ¡rios

  1. Livros infantis sĂ£o tĂ£o encantadores.
    Tenho um livro infantil da Clarice e Ă© lindo!
    Amei o fato de ser sobre lendas.

    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!