Escuridão, Alexandre Moreira

No noroeste da Amazônia Brasileira, existe um lugar remoto e agreste, onde a noite dura para sempre. Um lugar de árvores seculares, gigantescas, que formam um telhado de folhas tão denso que o Sol jamais chega ao chão. Lá, não há vilas, tribos e nem rios navegáveis. Lá, os rádios e os equipamentos eletrônicos de orientação não funcionam. Os índios consideram essa região agourenta e a chamam, em sua língua, de "Terra da Noite que Devora". Mas nativos supersticiosos não são os únicos a evitá-la. Os próprios militares responsáveis por seu patrulhamento quase nunca põem os pés lá. Não se pode culpá-los por isso. Com tanto território para cuidar, por que dar prioridade a um hostil e sombrio setor de selva, afastado da fronteira e das rotas de traficantes, no qual é tão difícil se movimentar? Essa desatenção, no entanto, não passou despercebida. Contando com a ausência de fiscalização, norte-americanos operam lá há anos. Sua missão é analisar e traficar plantas e animais que possam ter valor financeiro. Normalmente, é um negócio muito rentável, mas esse não será o caso de 2003. Escuridão é uma obra de terror - dinâmica, assustadora e surpreendente. Embora tenha tamanho de romance, sua narrativa é veloz e cativante como a de um conto. Sem qualquer pretensão de tornar-se um livro político, ele aborda, com minucioso realismo, a ação de biopiratas dentro das fronteiras brasileiras e o dia-a-dia inglório daqueles encarregados de combatê-los. Ao mesmo tempo, levanta interessantes questões sobre os mistérios ainda velados da maior floresta equatorial do planeta. A história toma, a toda hora, mudanças abruptas de direção que nunca permitem perceber qual será o próximo acontecimento. O leitor sente-se em uma alucinante montanha russa que ganha velocidade cada vez maior e vai fazendo sucessivas curvas fechadas, que não param um instante até o inesperado final.
Escuridão
Ano: 2003 
Páginas: 220
Idioma: português 
Editora: Papel Virtual

Escondida dentro da floresta Amazônica, uma área de mata fechada e tão densa que nem a luz do Sol consegue penetrar, se reúnem segredos milenares que nunca deveriam ser perturbados. Um local que até os índios evitam adentrar, com certeza, não é pacífico, e é nesse perigo que começará uma batalha sangrenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Corpos dilacerados e nenhuma pista de quem foi o culpado. Quando a equipe de biopiratas americanos é brutalmente assassinada, os superiores colocam a culpa no Exército brasileiro. O mesmo acontece quando uma equipe de exploração brasileira é morta e a culpa cai para os gringos. Mal sabem que ambos foram amaldiçoados pelos segredos da floresta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando duas novas equipes rivais de mercenários adentram na Área TD-9 em busca de vingança, eles vão descobrir da pior forma possível que existem predadores muito mais letais que armas de fogo. Quem sobreviverá a uma noite na floresta?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse é um daqueles livros que você não consegue largar de jeito nenhum! Quando os soldados colocam os pés na floresta negra, você não está preparado para o massacre que acontecerá em breve. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu me borrava de medo a cada virada de página! Como lutar contra criaturas assassinas e ainda se defender de outro exército em pleno escuro? A narrativa te deixa a par de todas as emoções enfrentadas pelos soldados e só um louco para colocar os pés nessa terra maldita.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro é narrado em terceira pessoa, com os capítulos intercalados entre os soldados brasileiros e americanos, além de alguns capítulos narrados pelas criaturas assassinas que estão prontas para devorar os humanos. Repito: esse livro vai te deixar muito assombrado! Eu perdi toda a vontade de fazer trilha nas florestas 😂😂😂.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma observação que achei muito bacana foi que as criaturas não se alimentam de pessoas já mortas. O sangue consumido deve ser de uma pessoa ainda em vida e, quanto mais se alimentam, mais fortes eles ficam, e a única solução é fugir para a luz do Sol (vampiros raiz? Amo).

O final me deixou sem palavras! Ao mesmo tempo tragédia e esperança se abraçam, resultando num desfecho emocionante, mas não pense que todo mundo vai se safar, pois ainda há surpresas!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escuridão é um livro para aqueles que amam uma história de terror. Você vai sentir medo, agonia e desejar nunca se aventurar no escuro (espero não estar te traumatizando).


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!