Boneco de Pano, Daniel Cole


O polĂªmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar Ă  ativa depois de meses em tratamento psicolĂ³gico por conta de uma tentativa de agressĂ£o. Ansioso por um caso importante, ele acredita que estĂ¡ diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigaĂ§Ă£o de um assassinato. O cadĂ¡ver Ă© composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.
Enquanto Wolf tenta identificar as vĂ­timas, sua ex-mulher, a repĂ³rter Andrea Hall, recebe de uma fonte anĂ´nima fotografias da cena do crime, alĂ©m de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o prĂ³ximo boneco. O Ăºltimo nome na lista Ă© o de Wolf.Agora, para salvar a vida do amigo,
Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vĂ­timas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memĂ³rias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.
Com protagonistas imperfeitos, carismĂ¡ticos e Ăºnicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de Pano Ă© o que hĂ¡ de mais promissor na literatura policial contemporĂ¢nea.
Boneco de Pano
Um corpo. Seis vĂ­timas.
Detetive William Fawkes #1
Daniel Cole
Ano: 2017
PĂ¡ginas: 336
Editora: Arqueiro

Claro que depois de ler uma sinopse dessas uma pessoa que, como eu, adora CSI, Dexter, QuĂ¢ntico e Criminal Minds, nĂ£o poderia deixar de ler.

A histĂ³ria se passa na Inglaterra (que bom sair dos EUA!), e começa narrando o Ăºltimo dia do julgamento de Naguib Khalid, tambĂ©m conhecido como o Cremador, pois assassina crianças e queima seus corpos. Ele foi preso pelo detetive William Oliver Layton-Fawkes, ou Wolf, graças Ă s suas iniciais.
Tudo começa a desandar quando Khalid Ă© absolvido pelo jĂºri e Wolf o ataca descontroladamente. Detido, Wolf Ă© considerado vĂ­tima de TPA, Transtorno de Personalidade Antissocial. Perdeu sua credibilidade e seu casamento.

Depois de muito tempo afastado da polĂ­cia, sua ex-parceira o convoca para ajudĂ¡-la em um caso mais do especial na vida de qualquer policial: um corpo montado com partes de vĂ¡rios corpos. Mas o mistĂ©rio nĂ£o acaba aĂ­. Quando Wolf chega ao local em que foi encontrado o corpo macabro, percebe que a mĂ£o do monstrengo aponta para o seu apartamento.

Como se nĂ£o bastasse ter que identificar seis vĂ­timas diferentes para encontrar alguma pista do assassino, Andrea, ex-mulher de Wolf, revela que recebeu uma lista com nomes de pessoas que serĂ£o assassinadas, inclusive com data e hora.

Mas ainda nĂ£o acabou! O Ăºltimo nome da lista Ă© o do prĂ³prio detetive Wolf.

NĂ£o sĂ³ o Wolf ou Emily, mas todo o departamento de polĂ­cia se envolve na investigaĂ§Ă£o, fazendo um verdadeiro trabalho de equipe numa corrida contra o tempo para evitar mais mortes, identificar os corpos dos jĂ¡ assassinados e descobrir a identidade do serial killer. E tudo isso acontece em 17 dias!!!
EntĂ£o, temos ou nĂ£o temos elementos suficientes para um super thriller???

E Daniel Cole nĂ£o nos decepciona! Ele lança mĂ£o de personagens muito bem desenvolvidos, com caracterĂ­sticas bem definidas, dando a opĂ§Ă£o ao leitor de amĂ¡-los ou odiĂ¡-los. Tem uma escrita fluida que vai juntando todas as pontas, que ele mesmo deixou soltas ao longo da histĂ³ria, de maneira que vocĂª se pergunta como nĂ£o percebeu o que estĂ¡ por trĂ¡s de cada situaĂ§Ă£o.

Mas o livro nĂ£o trata apenas da caçada policial, com maestria, Cole mostra a participaĂ§Ă£o da mĂ­dia em um caso com esse, como ela pode ajudar e, ao mesmo tempo, prejudicar uma investigaĂ§Ă£o policial. E como o nosso serial killer se utiliza dela, trazendo os holofotes para si, mostrando como Ă© capaz de enganar todo um departamento de polĂ­cia.

Mostra tambĂ©m a vida pessoal, muitas vezes nada glamourosa ou tranquila, de alguns dos integrantes do departamento. Destaque para o novato Edmunds que, com a noiva prestes a ter um filho, serĂ¡ peça chave dentro dessa confusĂ£o toda. Para mim, o melhor personagem de todos!!!

Um dos melhores policias que jĂ¡ li, Cole dĂ¡ show em seu livro de estreia. SerĂ¡ porque ele foi mĂ©dico legista? Ou serĂ¡ porque ele tambĂ©m Ă© inglĂªs como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle? 



Um comentĂ¡rio

  1. Dricaaaa!!! Eu tĂ´ apaixonado com esse thriller!! JĂ¡ me empresta pelo amor de deus

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!