O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo


  Na Paris do sĂ©culo XV, a cigana Esmeralda dança em frente Ă  catedral de Notre Dame. Ao redor da jovem e da igreja, dançam outros personagens inesquecĂ­veis - como o cruel arquidiĂ¡cono Claude Frollo, o capitĂ£o Phoebus, a velha reclusa Gudule e, claro, o disforme QuasĂ­modo, o corcunda que cuida dos sinos da catedral.
Com uma trama arrebatadora, que tem a cidade de Paris como bem mais do que um mero pano de fundo, Victor Hugo criou um dos grandes clĂ¡ssicos do romantismo francĂªs, de leitura irresistĂ­vel.
Essa ediĂ§Ă£o comentada e ilustrada inclui traduĂ§Ă£o, apresentaĂ§Ă£o e notas de Jorge Bastos Cruz e mais de 50 ilustrações originais. A versĂ£o impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
O Corcunda de Notre Dame
EdiĂ§Ă£o Comentada e Ilustrada
ClĂ¡ssicos Zahar
Ano: 2013 
PĂ¡ginas: 496
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Zahar

"os grandes acontecimentos tem consequĂªncias incalculĂ¡veis."

Quando vi esta ediĂ§Ă£o de bolso da Zahar, fiquei encantada e desejosa de conhecer a obra original que inspirou tanto o filme quanto um desenho de Disney. 

Nesse romance histĂ³rico de Victor Hugo, que se centra um boa parte na Catedral de Notre Dame, em Paris, o escritor traz uma histĂ³ria trĂ¡gica (um tanto diferente da apresentada pelo desenho) envolvendo um corcunda, uma cigana, um padre e um membro da guarda real como figuras representativas da sociedade medieval de Paris.


O livro se passa em 1482 e, apesar de levar o tĂ­tulo de Corcunda de Notre Dame (inicialmente se chamava Notre Dame de Paris), o escritor usa a catedral decadente e abandonada como sĂ­mbolo das mudanças ocorridas na sociedade da Ă©poca. Muitos inclusive associam a imagem de QuasĂ­modo, criada por Victor Hugo,  como a imagem da prĂ³pria catedral. 


“ Pois Ă© o que se faz hĂ¡ quase duzentos anos com as maravilhosas igrejas da Idade MĂ©dia. SĂ£o mutilações que vĂªm tanto de dentro como de fora. O padre pinta, o arquiteto raspa e depois vem o povo e as destrĂ³i.”

O livro traz crĂ­ticas sociais fortes, crĂ­ticas ao clero e Ă  monarquia. 


“ Por todo lugar sente-se a autoridade, a unidade, o impenetrĂ¡vel, absolutismo de GregĂ³rio VII; por todo lugar o padre, nunca o homem; por todo lugar a casta, nunca o povo.”


A histĂ³ria do rejeitado corcunda que se encanta pela cigana Esmeralda que Ă© objeto de desejo do arquidiĂ¡cono Claude Frollo e Ă© apaixonada pelo comprometido capitĂ£o Phoebus atravessou e conquistou gerações, alĂ©m de ter dado destaque Ă  catedral gĂ³tica cujas gĂ¡rgulas e sinos sempre fazem lembrar do doce e sofrido corcunda. 


Esta ediĂ§Ă£o de luxo tem sumĂ¡rio da obra com suas divisões em livros, uma apresentaĂ§Ă£o resumida de Jorge Bastos, introduĂ§Ă£o, nota de Victor Hugo, alĂ©m de vĂ¡rias ilustrações e notas de rodapĂ©. A traduĂ§Ă£o estĂ¡ Ă³tima e sem erros de digitaĂ§Ă£o. A capa estĂ¡ perfeita com destaque Ă  catedral e com as imagens de Frollo e QuasĂ­modo, sem falar na parte interna da capa com os desenhos dos vitrais da catedral.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!