O homem que odiava Machado de Assis, José Almeida Júnior

E SE O PRINCIPAL LIVRO DE MACHADO DE ASSIS FOSSE AUTOBIOGRÁFICO?
Neste romance, uma outra face de Machado de Assis é apresentada e convidamos os leitores a conhecerem a versão de seu adversário mais desgraçado. Dois garotos, de origens muito diferentes, são forçados a conviver por alguns anos e acabam por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Do Morro do Livramento, passando por Portugal e pelo Rio de Janeiro do final do século XIX, os meninos, agora homens, se reencontram e retomam uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida. E hoje, enquanto um é celebrado como um dos maiores escritores brasileiros, Pedro Junqueira, nosso personagem marcado pelo azar e pela usurpação, tem pela primeira vez a chance de ver sua história narrada sob outro ponto de vista... Porque ter como adversário o escritor de maior prestígio na literatura brasileira não deve ser fruto apenas do acaso, mas uma maldição. Junqueira não teve apenas ideias roubadas e oportunidades minadas, mas também a perda de seu grande amor.
O homem que odiava Machado de Assis
José Almeida Júnior
Ano: 2019 
Páginas: 240
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial


Pedro Junqueira é uma pessoa considerada injustiçada. Depois da morte da sua mãe, ele vive como o pai ordena, e é com seis anos de idade que sua vida já é considerada um castigo. Indo morar no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, ele conhece Joaquim e Joana. E é aí que sua história começa.

Sempre houve uma rivalidade entre Pedro Junqueira e Joaquim, conhecido atualmente como Machado de Assis. O que Pedro não entende, é como os negros possuem regalias iguais a dos brancos. E esse preconceito cairá todo em Machado de Assim.

Os anos vão se passando, Pedro vai tomando rumo em sua vida, se enfia em confusões lá em Portugal, onde conhece Carolina, o amor de sua vida. Mas, o destino é ordenado a lhe pregar peças, e a vida de Pedro se vê novamente em um turbilhão de problemas. O passado ainda custa a lhe atormentar, e vai ser difícil se livrar do queridinho do momento, Machado de Assis.

Afinal, quem é o mocinho dessa história?

Comecei essa leitura sem expectativas, e descobri uma biografia muito bem elaborada! A narrativa, nada cansativa, vai nos conquistando aos poucos, e a disputa entre Pedro e Machado vai tomando proporções cada vez mais altas. A luta por um grande amor colocará ambos os personagens em situações ao extremo.

É impossível não notar como Machado de Assis é um homem cínico. Pedro Junqueira também não é uma flor que se cheire, mas quando esses dois se encontram, tudo pode acontecer.

Embora o livro se passe na época de 1800, a narrativa é feita na linguagem atual, e a ambientação foi muito bem escrita, e nos sentimos transportados para os locais que acontece toda a história.

 Por mais que os personagens sejam difíceis de lidar, eu percebi que o Pedro foi muito injustiçado. A cobiça e inveja de Machado me corroeram, e eu não consigo ter outra imagem dele que não seja ranço.

O Homem que Odiava Machado de Assis foi uma surpresa para mim, e tenho certeza que os amantes da literatura nacional vão adorar!


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!