Dezesseis, Rachel Vincent

Em um mundo em que todos são iguais, uma garota se destaca por sair do padrão. Uma história promissora e de ritmo acelerado, escrita por Rachel Vincent, autora best-seller do The New York Times.
“Nós temos cabelos castanhos. Olhos castanhos. Pele clara. Somos saudáveis, fortes e inteligentes. Mas só uma de nós já teve um segredo.”
Dahlia 16 vê seu rosto em toda multidão. Ela não tem nada de especial – é apenas uma entre as outras cinco mil garotas que foram criadas visando o bem da cidade. Ao conhecer Trigger 17, porém, tudo muda. Ele a considera interessante. Linda. Única. Isso significa que ele deve ser defeituoso.
Quando Dahlia não consegue parar de pensar nele – nem resistir a procurá-lo, ainda que isso signifique quebrar as regras – ela percebe que deve ser defeituosa também. Mas, se ela for defeituosa, todas as idênticas também são. E qualquer genoma com defeito descoberto deve ser recolhido. Destruído. Ser pega com Trigger não apenas selaria o destino de Dahlia, mas o das cinco mil garotas com o mesmo rosto. No entanto… e se Trigger estiver certo? E se Dahlia for mesmo diferente? Subitamente, a garota que sempre seguiu todas as regras começa a quebrá-las, uma a uma…
Dezesseis
Em um mundo em que todos são iguais ela ousou sair do padrão
Ano: 2017 
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Universos dos Livros

Hoje é dia de distopia!

A cidade é Lakeview e lá tudo funciona como um reloginho suíço. As pessoas são geradas em laboratórios de genética onde tem seu DNA manipulado para serem adequadas a determinada função além de serem criadas em ‘lotes’ de 5.000 e todas são exatamente iguais fisicamente. Ah, lá as pessoas já superaram a ‘selvageria’ que é fazer um filho entre 2 pessoas. Suas vidas são controladas e monitoradas a cada instante e seu único objetivo é o bem da cidade.


" Lakeview não tem espaço para ego ou orgulho próprio, e a Administração não recompensa nada disso colocando você numa posição de autoridade e instrução de jovens mentes. Você é apenas um pixel entre os milhares necessários para formar uma imagem clara. "

Quem nos guia por esses caminhos estranhos e Dahlia 16, assim chamada porque tem 16 anos. Ela é uma agricultora hidropônica que não conhece nada do lugar onde vive porque as regras dizem que saber demais pode ser perigoso.

A vida de Dahlia começa a seguir um rumo que a Administração não aprovaria quando, convocada a comparecer a sede, fica presa no elevador com o soldado Trigger 17, responsável por acompanhá-la. E então os dois entram num looping de quebra de regras que poderia causar o ‘descarte’ de todos os seus iguais. Afinal, se todas têm o genoma igual e uma delas falhou, todas têm a mesma anomalia, ou não??? A primeira infração é conversar um com o outro, o que é terminantemente proibido.


" É fácil seguir as regras quando você nunca teve a oportunidade de infringi-las. " 
Apesar do medo por ter colocado suas irmãs em risco, Dahlia 16 quer voltar a encontrar o soldado e passa a procurá-lo entre os seus irmãos. Mas como identificar uma pessoa entre 5.000 iguais? Acredite, ela consegue! E ele também! Será que temos aí a mais pura expressão de amor jamais vista e totalmente proibida em Lakeview??? 

Trigger desperta em Dahlia o desejo de ir além, de saber mais sobre Lakeview e sobre ela mesmo, e isso também é uma regra infringida já que as diretrizes dizem que você só precisa saber o que é necessário à sua existência. Mas nada consegue parar essa ânsia pela verdade que desperta em Dahlia e a sua rebeldia vai fazer com que ela enxergue coisas que sempre estiveram ali, na sua frente.


" - Por que não consigo tirar você da minha cabeça? O que é esse sentimento? Por que me sinto tão atraída por ele como um imã por um metal, quando sei que apenas isso é suficiente para significar problemas para nós dois? "

Dezesseis é um livro que fala sobre alienação, sobre a busca da verdade, por pior que ela seja, sobre o quanto o seu eu interior é mais importante que a aparência. É daquelas histórias que vão te tirar da zona de conforto e te despertar para vários questionamentos, mas em uma leitura que deslancha rapidamente.

Primeiro livro de uma série, Dezesseis é uma grata surpresa! O segundo livro já foi lançado lá fora, falta agora a serenidade para esperar que chegue por aqui... 


Um comentário

  1. faz um tempo que eu vejo esse livro pela net e fico namorando. Até agora nunca tinha lido uma resenha e amei demais, confesso que adoro uma distopia YA. Claro que mesmo sendo algo mais "leve" perto das distopias classicas a história parece passar ao leitor aquela sensação de angústia que todas tem.

    Silviane Casemiro • Blogueiras Cansadas

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!