Para Sempre, Alice, Lisa Genova


Alice Howland Ă© uma mulher feliz, bem casada e com trĂªs filhos crescidos, que estĂ¡ no auge de sua carreira como professora universitĂ¡ria. De repente, ela percebe que estĂ¡ começando a se esquecer das coisas. Conforme a confusĂ£o nubla cada vez mais sua mente e a memĂ³ria dela continua a traĂ­-la, ela recebe um diagnĂ³stico que mudarĂ¡ sua vida para sempre: mal de Alzheimer precoce. Corajosa e independente, Alice luta para manter seu estilo de vida e viver o presente ao mĂ¡ximo, mesmo com seu senso de identidade escapando por entre os dedos. Este livro best-seller do The New York Times Ă© um retrato fiel e realista de uma pessoa que lentamente vai perdendo seus pensamentos e suas lembranças para o mal de Alzheimer e nos ensina que, mesmo com os aspectos da vida desaparecendo de nossa mente aos poucos, cada dia tambĂ©m traz uma nova oportunidade de viver e amar.
Para Sempre Alice
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs
Editora: HarperCollins

“Para sempre Alice” Ă© o romance de estreia da escritora e neurocientista Lisa GĂªnova. Seu talento como escritora aliado ao seu conhecimento como neurocientista abrilhantam essa histĂ³ria sensĂ­vel e comovente.

Nossa protagonista Ă© Alice Howland, 50 anos, professora de psicologia cognitiva na Universidade de Harvard e especialista em linguĂ­stica de renome mundial. Casada com John Howland, biĂ³logo que pesquisa a cura para o cĂ¢ncer. O casal tem trĂªs filhos: Ana, advogada, casada e com problemas para engravidar; Tom, estudante de medicina e Lydia, a que decide seguir o caminho das artes e estudar teatro longe de casa. Atitude que sua mĂ£e desaprova e Ă© um ponto de conflito entre ela e o marido.


Alice leva uma vida corrida, viaja frequentemente, Ă© convidada para dar aulas e palestras em vĂ¡rios lugares do mundo e atĂ© jĂ¡ escreveu um livro junto com John. Mas a vida dela começa a mudar em setembro de 2003 quando percebe que leu a mesma frase trĂªs vezes e nĂ£o conseguiu entender o que estava escrito. Ao esquecer uma palavra no meio de uma conferĂªncia, Alice começa a se preocupar. Mas Ă© quando ela esquece o caminho de volta para casa depois de uma corrida pela vizinhança que percebe que algo de errado pode estar acontecendo.

Meses depois do primeiro susto, ela Ă© diagnosticada com Alzheimer de inĂ­cio precoce, uma doença genĂ©tica e rara em pessoas de sua idade. Com muita relutĂ¢ncia por pura dificuldade de aceitar o diagnĂ³stico, Alice conta ao marido e aos filhos e pede que eles façam o teste na esperança de nĂ£o ter deixado essa herança cruel para eles.

" - Desculpe-me por ter essa doença. NĂ£o suporto pensar no quanto isso vai piorar. NĂ£o suporto a ideia de um dia olhar para vocĂª, para esse rosto que eu amo, e nĂ£o saber quem vocĂª Ă©. "


A partir daĂ­ acompanhamos a luta diĂ¡ria de Alice para conviver com a doença e manter a sua rotina com professora. Mas nada Ă© fĂ¡cil a partir de agora. Ela cancela viagens a congressos, recusa palestras e chega a esquecer que ela Ă© ela a professora da aula que acredita que o professor nĂ£o foi.

Enquanto isso, John tenta de todas as formas encontrar um novo estudo que possa ajudar na cura ou barrar os sintomas, estuda tudo o que jĂ¡ foi pesquisado, vai a congressos sobre o tema, mas nada aparece com uma possĂ­vel soluĂ§Ă£o para o caso de Alice.   

“Meus ontens estĂ£o desaparecendo e meus amanhĂ£s sĂ£o incertos. EntĂ£o, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhĂ£ prĂ³ximo. Esquecerei que estive aqui diante de vocĂªs e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecĂª-lo num amanhĂ£ qualquer nĂ£o significa que hoje eu nĂ£o tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje. Mas isso nĂ£o significa que o hoje nĂ£o tem importĂ¢ncia.”


AlĂ©m da trajetĂ³ria de Alice, o livro mostra como a famĂ­lia tenta lidar e se adaptar a essa nova realidade. O lado bom de tudo isso Ă© como Lydia, antes tĂ£o distante, se aproxima da mĂ£e.
Mas Alice nĂ£o se dar por vencida, ela cria um grupo de apoio para pacientes que estejam na mesma situaĂ§Ă£o e eles se ajudam mutuamente. Ainda assim nĂ£o Ă© fĂ¡cil ver como Alice vai se tornando cada vez mais dependente da ajuda dos outros. Mas Lisa GĂªnova trata do tema com muita leveza e sensibilidade, nos mostrando como a vida Ă© cheia de surpresas e que precisamos estar preparados para enfrentar o desconhecido.


Recomendo a leitura para todos. Afinal, nunca se sabe em que papel vocĂª pode estar no futuro, se na posiĂ§Ă£o de ajudado ou de ajudador. 


Um comentĂ¡rio

  1. Este filme Ă© uma verdadeira liĂ§Ă£o de vida do inĂ­cio ao fim! Primorosamente interpretado, mas trazendo nĂ£o somente o começo da doença, suas limitações, mas a batalha crua da famĂ­lia em entender e conseguir ajudar.
    Por isso, acredito que livros assim sejam sempre muito bem-vindos a todos nĂ³s.
    Esta ediĂ§Ă£o estĂ¡ maravilhosa e com certeza, jĂ¡ foi para a lista dos desejados e oh, veja o filme!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!