Juntando os pedaços, Jennifer Niven

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.
Juntando os Pedaços
Ano: 2016 
Páginas: 392
Idioma: português 
Editora: Seguinte

A vida de Libby Strout começou a mudar quando sua mãe morreu. Ela se trancou em casa e passava os dias comendo, assistindo tv e tentando lidar com o luto. Depois de ter sido considerada pela mídia a Adolescente Mais Gorda dos EUA e ter aparecido na tv quando os bombeiros tiveram que quebrar a parede de sua casa para levá-la ao hospital, o que mais Libby deseja é terminar o ensino médio, aprender a dirigir, fazer amigos e ter uma vida normal, onde ninguém se lembre disso.

Jack Masselin é o típico garoto popular, mas esconde um problema de todo mundo: ele não consegue reconhecer rostos. Nem mesmo de sua família ou o seu. Para identificar aas pessoas ele se apega a detalhes como o som da voz, o jeito de andar ou qualquer característica que seja única. Mas isso nem sempre dá certo. Assim ele não tem grandes amizades nem relacionamentos profundos.

"Às vezes as pessoas simplesmente fazem merda. Às vezes porque estão com medo. Às vezes elas escolhem fazer merda com os outros antes que possam fazer merda com elas. É uma forma de autodefesa de merda."

Estudando na mesma escola, as vidas de Libby e Jack vão se cruzar quando ele será desafiado a fazer uma pegadinha de extremo mau gosto com ela e ela parte pra cima dele. O castigo? Terapia em grupo para os dois. Mas o que era pra ser um castigo passa a ser gratificante e traz consigo uma amizade verdadeira, talvez a primeira amizade verdadeira dos dois.

Bom, se a autora é a Jenniver Niven a gente já tem certeza que é livro pra mexer com a cabeça e o coração do leitor, te tirar da zona de conforto e fazer você fechar o livro mas não sair da história.

A vida não foi doce com nossos protagonistas, mas os dois vão se ajudar, a amizade que os une vai curar as feridas, juntar os pedaços e fortalecê-los a ponto de se transformar em amor.

Jenniver Niven, mais uma vez, mostra que somos capazes de sobreviver a qualquer coisa, por pior que seja, que somos capazes de nos superar, de nos curar e de ajudar o outro a juntar os seus pedaços também. 


Um comentário

  1. Preciso tanto deste livro!
    Há tempos ele está na minha listinha de desejados. Duas almas despedaçadas tendo que recomeçar, aprendendo a se aceitar(ao menos, torço por isso)
    Espero de coração ter e ler a obra em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!