O Ano da Graça, Kim Liggett

Tierney James vive no Condado de Garner, uma sociedade patriarcal onde as garotas aprendem desde cedo que sua existência é uma ameaça.
Lá, acredita-se que jovens mulheres detêm poderes obscuros e, por isso, ao completarem dezesseis anos, são enviadas a uma espécie de campo de trabalho, no qual devem permanecer durante um ano para se “purificar”.
Mas nem todas retornam vivas e as que voltam parecem diferentes. No Condado de Garner, é proibido falar sobre o Ano da Graça. Mas Tierney está pronta para subverter as regras.
O Ano da Graça é uma história brilhante, assustadora e atual sobre os complexos laços formados entre mulheres e a resistência delas em uma sociedade misógina, patriarcal e desigual. O livro será adaptado para o cinema pela Universal Pictures com produção e direção de Elizabeth Banks.
O Ano da Graça
Ano: 2019
Páginas: 356
Idioma: português
Editora: Globo Alt

O Ano da Graça foi uma grata surpresa!!! Uma distopia daquelas com um naipe gigantesco de realidade, apenas com um pouco mais de crueldade do que já vivemos.

Temos uma sociedade opressora onde as mulheres só servem para serem esposas ou para trabalhos pesados, qualquer mínima falta é punida com o enforcamento ou a fogueira, não lhes é permitido sequer os sonhos noturnos e o seu futuro é decidido por um conselho formado pelos homens da cidade.

“Somos chamadas de sexo frágil. Nos martelam com isso todo domingo na igreja, explicam que é tudo culpa de Eva por não ter expelido a magia quando pôde, mas ainda não entendo porque as garotas não têm escolha. Claro, temos acordos secretos, sussurros no escuro, mas por que são os garotos que decidem tudo? Até onde sei, todos temos coração. Todos temos cérebro. Só vejo algumas diferenças, e a maioria dos homens parece pensar com aquilo, de qualquer forma”.

Acusadas de possuir magia e serem perigosas por isso, todas devem passar pelo ano da Graça: um ano de isolamento com todas as mulheres da cidade com 16 anos com o objetivo de se livrarem da magia e voltarem puras para os seus maridos.

Mas claro que uma mente machista estará preparando algo muito pior!

Tierney James é a jovem mais curiosa, corajosa e decidida do condado. Ela não quer casar e faz tudo para não ser escolhida por ninguém. Seu pai lhe ensinou coisas que só os meninos sabem e ela tem uma alma livre e prefere trabalhar na lavoura a ser esposa. Mas Tierney não vai se conformar que alguém tenha decidido seu destino e que ela seja lançada a uma aventura onde poucas mulheres voltam ou voltam inteiras. Ela tentará mostrar às outras que elas são capazes e podem sobrevivem se ajudando mutuamente, mas a rivalidade arraigada em suas mentes será o grande vilão dessas mulheres.

Mesmo não reconhecendo o amor no mundo, Tierney conhece o amor de seus pais e, mesmo sem esperar que ele exista, vai viver algo muito parecido em meio a todo esse caos.

A história é bem densa, bem pesada e, em algumas vezes, chega a ser revoltante ver como essas mulheres são tratadas. Principalmente porque várias das situações apresentadas no livro são presenciadas por nós, como os assédios na rua, o menosprezo pelo feminino, o deboche pela fragilidade e os casos de violência onde é vítima sempre tem culpa.

"Eu costumava me perguntar como as mulheres podiam fechar os olhos para as coisas no Condado, coisas que estavam acontecendo bem na frente delas, mas algumas verdades são tão horríveis que você não pode sequer admiti-las para si mesmo."

Mas fica tranquila, colega! As minas não vão deixar isso barato! Nessa história de superação e força, as mulheres vão mostrar como se começa uma revolução silenciosa. Então, aqui estou, sofrendo a aguardando pelo livro dois, para saber como tudo isso vai continuar.


Um comentário

  1. Mesmo eu já tendo visto este livro aí pelo mundo literário, essa é minha primeira resenha dele e falar o que depois disso??
    Preciso deste livro!!
    Eu ando adorando isso de muitos enredos, tanto na literatura, quanto no cinema, estarem chegando voltando para mulheres que aprendem na marra a gritarem por liberdade ou igualdade!
    E pelo que entendi acima, mesmo na dor, elas aprenderão!
    Já vai para a lista dos desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!