A Sala das Borboletas, Lucinda Riley

Posy Montague estĂ¡ prestes a completar 70 anos. Ela ainda vive na Admiral House, a mansĂ£o da famĂ­lia onde passou uma infĂ¢ncia idĂ­lica caçando borboletas com o pai e onde criou os prĂ³prios filhos. PorĂ©m, a casa estĂ¡ caindo aos pedaços e Posy sabe que chegou a hora de vendĂª-la.
Em meio a essa angustiante decisĂ£o, ela precisa lidar com os dois filhos, tĂ£o diferentes entre si. Sam Ă© um fracasso nos negĂ³cios e, a cada empresa falida, se torna um homem mais amargo. JĂ¡ Nick, o mais novo, retorna de repente Ă  Inglaterra depois de dez anos morando na AustrĂ¡lia, fugido de uma decepĂ§Ă£o amorosa.
Para completar, Posy reencontra Freddie, seu primeiro amor, que agora deseja explicar por que a abandonou cinquenta anos atrĂ¡s. Ela reluta em acreditar nessa sĂºbita afeiĂ§Ă£o, percebendo que ele tem um segredo devastador para revelar.
Mesclando narrativas do presente e do passado, A sala das borboletas mais uma vez mostra a habilidade de Lucinda para criar uma saga familiar inesquecĂ­vel.
A Sala das Borboletas
Ano: 2019
PĂ¡ginas: 496
Idioma: portuguĂªs
Editora: Arqueiro

Desde os primĂ³rdios sabemos que famĂ­lias sĂ£o complicadas e que geralmente muitos segredos sĂ£o guardados, na famĂ­lia de Posy nĂ£o Ă© diferente e desde pequena ela precisa aprender a lidar com os segredos guardados e com as reviravoltas da vida. Perder o pai tĂ£o nova e ser abandonada pela mĂ£e fazem da jovem Posy uma moça que embora traga uma tristeza profunda no coraĂ§Ă£o e um ressentimento contido, ainda aprende que Ă© possĂ­vel sim seguir em frente graças a sua avĂ³ e na vida adulta ela consegue passar para os filhos tudo aquilo que nĂ£o recebeu. Mas serĂ¡ que tudo aquilo que a famĂ­lia conhece desde sempre Ă© verdade? E a fachada de boa famĂ­lia se mantĂ©m quando as portas se fecham? É possĂ­vel conviver guardando segredos que podem mudar para sempre o rumo de uma histĂ³ria, mesmo depois de alcançar a velhice? SĂ£o perguntas difĂ­ceis de conseguir respostas, mas que precisam ser respondidas para que todos possam enfim seguir em frente.

“Muitas pessoas andam por aĂ­ cegas Ă  beleza e Ă  magia que existe em volta. ”

Narrado em terceira pessoa e com um enredo girando em torno de sete personagens, muitos bem trabalhados e com personalidades fortes, a histĂ³ria retratada por Lucinda Riley Ă© um romance que vai alĂ©m da vida amorosa dos personagens, mas trata tambĂ©m a convivĂªncia familiar e do que Ă© certo ou errado. Posy Ă© uma personagem cativante e durante a leitura conseguimos viajar por seu passado e entender como a vida atual dela foi gerada. Durante a narrativa vamos conhecendo alĂ©m dos personagens da vida pregressa de Posy aqueles que fazem parte do seu presente e com isso vamos desvendando os segredos que envolvem a famĂ­lia Montague e como eles conseguem se libertar de suas prisões ao longo da histĂ³ria.

“Lembre-se de que vocĂª Ă© sĂ³ uma entre bilhões de formigas andando pela face da terra, tentando sobreviver. “

O que mais me cativou nessa histĂ³ria foi como a autora conseguiu nos mostrar nĂ£o sĂ³ sobre o passado e presente da personagem, mas tambĂ©m tratar de assuntos extremamente importantes como o abuso psicolĂ³gico e fĂ­sico, mostrando nĂ£o sĂ³ como as mulheres sofrem com situações do tipo, mas tambĂ©m como elas podem se livrar desses problemas, alĂ©m disso a autora consegue retratar como a presença da famĂ­lia e amigos sĂ£o importantes nessa situaĂ§Ă£o. A força de Posy e a forma como ela reage as situações que lhe cercam nos faz enxergar a vida de forma diferente e isso sĂ³ Ă© possĂ­vel de ver por conta da escrita incrĂ­vel de Lucinda Riley.

“(...) eu sabia que nĂ£o eram sĂ³ as coisas que aconteciam com a gente que importavam, mas como a gente lidava com elas. “

A minha Ăºnica ressalva para essa histĂ³ria Ă© que em alguns momentos ela se torna um pouco arrastada pela riqueza de detalhes e situações vividas pelos personagens, coisas que poderiam ter sido reduzidas, fora isso Ă© uma histĂ³ria brilhante e que precisa ser conhecida, principalmente por ser tĂ£o real dentro da nossa realidade atual. AlĂ©m disso o final Ă© de fazer lĂ¡grimas escorrerem, principalmente se vocĂª, assim como eu, Ă© uma pessoa sensĂ­vel.

EntĂ£o por enquanto Ă© isso, espero que tenham curtido atĂ© aqui e se jĂ¡ leu nĂ£o deixa de contar o que achou e se concorda com a minha opiniĂ£o, vejo vocĂªs em breve, um forte abraço e atĂ© mais!

2 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡! Gostei muito da resenha e fico desanimada de continuar a leitura quando tudo se arrasta. Antes me forçava atĂ© terminar um livro e hoje em dia me libertei e parei com isso, acho que foi a melhor coisa, mas Ă© lĂ³gico que desistir sĂ³ quando realmente nĂ£o gostamos, forçar um pouco a leitura e ver que tem coisas Ă³timas tambĂ©m Ă© maravilhoso.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lucinda Ă© Lucinda e eu sou apaixonada pelas letras da autora!!! Este livro estĂ¡ na minha meta de leituras deste novo ano e espero conseguir ler a obra bem em breve!!!
    Ela peca mesmo por muitos detalhes as vezes..rs mas eu amo muito tudo isso. Essa mistura de passado e presente que ela coloca em seus enredos, me encanta!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!