O renascimento em outras terras, Silvia Gerschman

O livro trata da historia de uma famĂ­lia. Esta histĂ³ria percorre o sĂ©culo XX, o XXI e vai atĂ© os dias de hoje. Inicia com dois irmĂ£os feito prisioneiros do exĂ©rcito alemĂ£o, na Primeira Guerra Mundial ocorrida em 1914. A decisĂ£o de ambos foi fugir do campo de exploraĂ§Ă£o de carvĂ£o onde eram prisioneiros e trabalhavam sob condições de escravidĂ£o. Para garantir a liberaĂ§Ă£o ninguĂ©m podia saber dos seus planos e, consequentemente, nĂ£o podiam receber nenhum tipo de ajuda. Se assim nĂ£o fosse poderiam correr o rico de serem delatados. O plano, era percorrer uma distĂ¢ncia de mais de dois mil Km. atĂ© chegarem Ă  regiĂ£o da RĂºssia onde moravam as suas famĂ­lias. Assim passaram, neste longo caminho, por situações e riscos que nunca tivessem imaginado de serem capazes de enfrentar e apenas alimentados por sonhos e esperanças; conhecendo pessoas que eram solidĂ¡rias e capazes de se comover com o sofrimento desses pobres caminhantes. ApĂ³s essa fase da existĂªncia de ambos irmĂ£os, a vida vai se transformar junto com o encontrou e a aventura que as andanças lhes propiciaram. Cada um e todos os capĂ­tulos posteriores tratam dos integrantes da famĂ­lia e das suas vidas, acompanhando o sĂ©culo e as conjunturas familiares, sociais e polĂ­ticas no transcorrer do mesmo, do posterior e da atualidade. Os avatares que se seguiram nas vidas dessas pessoas, foram extremamente diversos e os percursos apĂ³s o tempo passado, foram se tornando presente e futuro ao tempo que um destino misterioso, imprevisĂ­vel e distante, desencaixou a ideia da unidade perene da famĂ­lia. Uma vez fragmentada a suposta progressĂ£o de um continuum familiar a traves dos tempos, foi sendo substituĂ­da sutilmente por uma vida mais plena a partir de se mesmo e da existĂªncia do outro enquanto alteridade.

HistĂ³rias com a guerra como pano de fundo sempre conseguem tocar a gente de uma forma Ăºnica. Em “O renascimento em outras terras”, iremos conhecer a luta de dois irmĂ£os Isaac e David, jovens russos que foram feitos prisioneiros do exĂ©rcito alemĂ£o e colocados para trabalhar em condições precĂ¡rias em uma mina de carvĂ£o.

Fugir nĂ£o Ă© uma opĂ§Ă£o, Ă© uma necessidade, mas essa escolha Ă© tĂ£o perigosa quanto definhar nas mĂ£os dos alemĂ£es, que fazem questĂ£o de espalhar o terror sempre que podem.

Mas se acham que a histĂ³ria se passa apenas nesse plano, estĂ£o enganados! NĂ£o posso me alongar, pois a partir daqui qualquer novidade serĂ¡ spoiler, e o mais interessante dessa histĂ³ria Ă© ver como David e Isaac tentarĂ£o se restabelecer em um mundo novo.

Assim que esse livro me foi cedido, eu tinha certeza de que iria gostar. Livros que se passem tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Mundial sempre acabam mexendo comigo, e nĂ£o foi diferente dessa vez.

A escrita da escritora Silvia Gerschman Ă© bem fluida, e quando nĂ³s percebemos, jĂ¡ devoramos a histĂ³ria (que possui menos de 200 pĂ¡ginas). Com uma diagramaĂ§Ă£o que sĂ³ a Editora PatuĂ¡ possui, foi um pacote completo!

Esse Ă© o primeiro romance que leio da autora, e gostei muito de ver a sua competĂªncia para criar histĂ³rias envolventes.

Um comentĂ¡rio

  1. Tudo que envolve guerras sempre nos emociona de alguma forma. É um misto de sentimentos inexplicĂ¡vel.
    Ainda nĂ£o conhecia este livro,mas jĂ¡ fiquei em poder saber mais da histĂ³ria destes jovens que tiveram que recomeçar.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!