Um relacionamento sem erros (de português), Cíntia Chagas



Depois do sucesso de Sou péssimo em português, Cíntia Chagas usa novamente histórias de sua própria vida para ensinar regras gramaticais e para dar dicas de bom uso do português. Tudo isso de modo divertido e descontraído. Desta vez, o pano de fundo é a reviravolta que a vida dela deu ao decidir se casar. Enquanto damos boas gargalhas lendo sobre o suspense do primeiro encontro, a loucura da preparação da festa e a adaptação a uma nova rotina a dois, aprendemos mais de 100 lições de português: de ortografia a regência verbal. Prepare-se para desvendar, por meio de histórias (ou estórias?) hilárias, alguns erros comuns da língua portuguesa. Esses deliciosos relatos da vida real farão você chorar de tanto rir.
Um relacionamento sem erros (de português)
Aprenda com as histórias da professora mais divertida do Brasil
Cíntia Chagas
Ano: 2020
Páginas: 144
Idioma: português
Editora: HarperCollins


Não sei se vocês sabem, mas eu sou bacharel e licenciada em Letras e Língua Estrangeira, dou aulas de inglês, português e redação, além de ter uma mania insuportável (não para mim rsrsrsrs) de corrigir erros de português, mesmo antes de me tornar professora. Assim não tinha como não ser atraída por esse título nem como não devorá-lo em apenas uma tarde!!!

Um relacionamento sem erros (de português) foi escrito pela professora pop star de português Cintia Chagas. Nele ela conta como passou de uma solteirona convicta e bem resolvida a uma senhora bem casada e amada. A história (e não estória, como ela explica ao longo do livro) começa quando uma amiga resolve apresentá-la a um amigo. E que amigo, senhores e senhoras!!! 



Graças a agendas lotadas e às grandes dimensões do nosso pais, o encontro real demora um pouco a acontecer e eles aproveitam esse tempo para se conhecer através das redes sociais, skype e afins. Mas o amor necessita ser alimentado pela presença do outro, não é mesmo? E o primeiro beijo acontece no aeroporto mesmo, antes sequer de um olhar no olho do outro. Depois de um primeiro super mega ultra fim de semana romântico juntos, tudo acontece muito rápido e o casamento acontece em pouco de menos de um ano.

Enquanto tudo isso acontece, Cintia se revela para o leitor com todos os seus medos e anseios de qualquer mulher independente que está prestes a dar uma virada na vida, com todas as manias e loucuras de uma mulher que nunca se viu em um vestido de noiva. Em meio a surtos por não querer ter filhos e por quebrar uma unha horas antes da cerimônia de casamento, ela vai pontuando possíveis erros de português, palavras ambíguas que podem nos trazer dúvidas e regras de ortografia e regência de uma maneira tão divertida e bem humorada que é praticamente impossível esquecer a forma correta.

Clica aqui pra ver uma historinha bem legal desse romance.
Além de uma linda história de amor, com erros não só de português, Cíntia nos brinda com uma super aula de português para toda a vida. Recomendado não só para os amantes do romance, mas também para quem gosta de uma boa comédia ou para aqueles que estão se preparando para ser um exímio falante da língua portuguesa.



Um comentário

  1. Ah que delícia ler uma resenha assim!!!Eu nunca consegui terminar nem o terceiro ano.rs abandonei a escola no primeiro. Mas não me julgo alienada não. Acredito que graças a leitura,acabei aprendendo muito e procuro sempre manter ao menos o português escrito, o melhor possível(mas sou chata, confesso que vivo corrigindo erros mentalmente) rs
    Adorei a premissa do livro e já vai pra listinha de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!