As coisas como elas são, Laurie Frankel


Rosie e Penn têm quatro filhos. Ao engravidar mais uma vez, Rosie torce para enfim ter uma menina, mas em vão: nasce Claude, um garotinho que cresce saudável e feliz. Porém, logo cedo na infância, ele revela o desejo de usar vestidos, além de querer ter o cabelo comprido. Os pais, sempre buscando a felicidade dos filhos, encaram de coração aberto a realidade de terem uma criança transgênero.
Dessa forma, Claude se torna Poppy. Ela é a mesma criança amorosa, curiosa e inteligente, mas não está livre do perigo e dos preconceitos. Quando Rosie atende, no hospital em que trabalha, uma universitária trans que foi espancada por alunos de uma fraternidade, ela decide que a cidade em que vivem é perigosa para Poppy e decide mudar toda a família a fim de proteger a filha.
Com a mudança, uma nova chance se apresenta. Na nova cidade, ninguém nunca ouviu falar de Claude, apenas Poppy. Rosie e Penn decidem, então, manter essa informação em segredo. Por um tempo, sua filha cresce protegida, mas as tensões em torno desse segredo aumentam, e a verdade vem à tona.
As Coisas Como Elas São é uma história sobre transformações, contos de fadas e família. E sobre como as coisas sempre são como são: mudanças se mostram difíceis; educar filhos é um mergulho no desconhecido; crianças crescem, mas nem sempre da forma que planejamos; e alguns segredos não podem permanecer eternamente escondidos.
As Coisas Como Elas São
Ano: 2019 
Páginas: 368
Idioma: português

Rosie e Penn se conheceram e se apaixonaram aos poucos, casaram e criaram uma história de amor tão linda que se propagou para os seus filhos. As crianças incríveis foram vindo também aos poucos, sendo desenvolvidas da esperança de vir uma menina, mas depois de quatro jovens rapazes chega mais uma criança a história, Claude, um menininho esperto e extraordinário, totalmente fora do comum e que queria ser uma menina.

Os pais de Claude jamais hesitaram em lhe dar todo o amor, proteção e direito que ele merecia, eles simplesmente aceitaram o garoto exatamente como ele, ou melhor, como ela é. Não só os pais, como os irmãos de Claude o abraçam exatamente da forma que a pessoa dele é. Sendo assim, tudo que é preciso fazer para o bem estar dessa criança, será feito, mas será que a proteção excessiva é uma coisa boa? Será que o caminho é mesmo o que estão seguindo? A vida dessa criança não será fácil, mas deixar de ser quem é, não é uma opção.
“Segredos são coisas pesadas demais de se carregar.”

Narrado em terceira pessoa e tendo os pontos de vista de Rosie, Penn e Claude, a história contada por Laurie Frankel viaja por situações que muitos jovens trans passam no decorrer da sua vida. Embora muitos não tenham o apoio familiar que Claude tem, todos os transtornos e preconceitos vividos são narrados de forma a fazer o leitor pensar na situação como um todo, em o quanto se julga as pessoas sem conhecer de fato.

É um livro sobre amor, aceitação, luta contra o preconceito e família, dando a todos nós uma visão única de como podemos aprender a lidar com nós mesmos e com os outros, além de conhecermos um pouco mais sobre todos os questionamentos que uma criança com disforia de gênero pode vir a ter.

“A Marinha deveria ser arco-íris, mas com certeza não é. Os gays deveriam sentir que fazem parte dela, mas não fazem. O exército não pode mudar as regras e achar que o trabalho está pronto, que o problema foi resolvido. (...) Eles têm que mudar as regras, mas também precisam ajudar todos a fazerem as regras funcionarem.”

Vale muito a pena conhecer essa história e se inspirar em Claude, além de aprender muito com ele e toda sua família. Se você já leu esse livro e conhece a história, me conta aqui o que achou, vamos papear. Se ainda não leu, recomendo a leitura. Um forte abraço, fiquem bem e até a próxima.  



Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!