Daqui Pra Baixo, Jason Reynolds

Will perdeu o irmĂ£o para a violĂªncia. Agora, precisa enfrentar sua realidade e descobrir se a vingança Ă© capaz de aplacar sua dor.
Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violĂªncia. Ela estĂ¡ Ă  espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que nĂ£o volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros sĂ£o sobre seu irmĂ£o mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a famĂ­lia mora.
Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra Baixo Ă© uma narrativa Ă¡gil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prĂ©dio leva para chegar ao tĂ©rreo. Esse Ă© o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se Ă© possĂ­vel nĂ£o perpetuar o ciclo de violĂªncia.
A regra nĂºmero 1 Ă© nĂ£o chorar. A nĂºmero 2, nunca dedurar alguĂ©m. A terceira, a crucial: se fazem algo com vocĂª ou com os seus, Ă© preciso se vingar. A curta trajetĂ³ria do elevador Ă© ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma histĂ³ria de vida e de morte. Will, em questĂ£o de segundos, vai definir a dele.
Originalmente escrito em prosa, depois em verso, Daqui Pra Baixo faz a emoĂ§Ă£o — a confusĂ£o, a revolta, o medo — de um garoto armado que sai para vingar o irmĂ£o crescer tambĂ©m no peito de quem lĂª. Um livro impossĂ­vel de ignorar.
Daqui Pra Baixo
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs
Editora: IntrĂ­nseca

Nosso protagonista Ă© William Holloman, 15 anos, morador de um dos inĂºmeros bairros violentos dos EUA, e como tal conhece a dura realidade das ruas que faz com que vocĂª viva com medo de ser a prĂ³xima vĂ­tima de uma bala perdida, de um policial nervoso ou de uma guerra de gangues ou traficantes.

Mas Will Ă© pego de surpresa dessa vez, pois a vĂ­tima foi Shawn, seu irmĂ£o mais velho. Sem entender o motivo, ele ainda se sente na obrigaĂ§Ă£o de seguir as regras locais que todos os seus familiares seguiram:

1) Nunca Chorar
2) Nunca dedurar alguém
3) Se vingar sempre, aconteça o que acontecer. 
Acreditando saber quem matou o seu irmĂ£o, Will quer fazer justiça com as prĂ³prias mĂ£os. Vai em casa, pega uma arma e, do sĂ©timo andar atĂ© o tĂ©rreo, vai refletir sobre o que quer fazer auxiliado por personagens bem inusitados que vĂ£o aconselhĂ¡-lo a partir de suas prĂ³prias experiĂªncias.

As regras nunca devem ser quebradas.
As regras sĂ£o feitas pra gente quebrada seguir.

Toda essa incrĂ­vel jornada dura apenas 67 segundos, mas Ă© tempo suficiente para Will reviver momentos terrĂ­veis de sua histĂ³ria, encontrar pessoas queridas e avaliar como essas regras afetaram a sua famĂ­lia ao longo do tempo.

Com uma escrita extremamente sensĂ­vel, o autor nos revela toda a angĂºstia e sentimento de impotĂªncia de Will perante a sua realidade. Que a realidade de uma grande parte dos jovens ao redor do mundo. Uma leitura rĂ¡pida que mexe com vocĂª de maneira absurda!


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!